Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33337
Title: Uma proposta para o ensino de análise combinatória através da teoria dos grafos.
Other Titles: A proposal for the teaching of combinatorial analysis through graph theory.
???metadata.dc.creator???: MELO JÚNIOR, Gilvandro Correia de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, Deise Mara Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Cladio odair Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Luiz Antonio da Silva.
Keywords: Teoria dos Grafos;Análise Combinatória;Sequência Didática;Graph Theory;Combinatorial Analysis;Didactic Sequence
Issue Date: 18-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO JÚNIOR Gilvandro Correia de. Uma proposta para o ensino de análise combinatória através da teoria dos grafos 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho faz uma abordagem sobre a Teoria dos Grafos, relacionando-a com problemas de Análise Combinatória. Para isso foi realizada uma pesquisa nos documentos norteadores da Educação Básica Brasileira que apontam para um ensino de matemática embasado na resolução de problemas, entre eles problemas de contagem. Neste sentido, formulamos uma sequência didática para ser aplicada em sala de aula, como forma de facilitar a prática do professor de matemática e, consequentemente melhorar a aprendizagem dos alunos no conteúdo de Análise Combinatória. A sequência contém problemas de contagem, que foram abordados usando conceitos e propriedades da Teoria dos Grafos, como a matriz de adjacência e os caminhos associados a um grafo, entre outros.
Abstract: This work approaches Graph Theory, relating it to Combinatorial Analysis problems. For this, a research was carried out in the guiding documents of Brazilian Basic Education, which point to a teaching of mathematics, based on problem solving, including counting problems. In this sense, we formulated a didactic sequence to be applied in the classroom, as a way to facilitate the practice of mathematics teachers, and consequently improve studentsŠ learning in the content of Combinatorial Analysis. The sequence contains counting problems, which were addressed using concepts and properties from Graph Theory, such as the adjacency matrix and the paths associated with a graph, among others.
Keywords: Teoria dos Grafos
Análise Combinatória
Sequência Didática
Graph Theory
Combinatorial Analysis
Didactic Sequence
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33337
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILVANDRO CORREIA DE MELO JÚNIOR - DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2023.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.