Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO JUNIOR, G. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727038999534631pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Deise Mara Barbosa de.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, Deise M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3329203465610170pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Cladio odair Pereira da.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Luiz Antonio da Silva.-
dc.description.resumoEste trabalho faz uma abordagem sobre a Teoria dos Grafos, relacionando-a com problemas de Análise Combinatória. Para isso foi realizada uma pesquisa nos documentos norteadores da Educação Básica Brasileira que apontam para um ensino de matemática embasado na resolução de problemas, entre eles problemas de contagem. Neste sentido, formulamos uma sequência didática para ser aplicada em sala de aula, como forma de facilitar a prática do professor de matemática e, consequentemente melhorar a aprendizagem dos alunos no conteúdo de Análise Combinatória. A sequência contém problemas de contagem, que foram abordados usando conceitos e propriedades da Teoria dos Grafos, como a matriz de adjacência e os caminhos associados a um grafo, entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino de análise combinatória através da teoria dos grafos.pt_BR
dc.date.issued2023-08-18-
dc.description.abstractThis work approaches Graph Theory, relating it to Combinatorial Analysis problems. For this, a research was carried out in the guiding documents of Brazilian Basic Education, which point to a teaching of mathematics, based on problem solving, including counting problems. In this sense, we formulated a didactic sequence to be applied in the classroom, as a way to facilitate the practice of mathematics teachers, and consequently improve studentsŠ learning in the content of Combinatorial Analysis. The sequence contains counting problems, which were addressed using concepts and properties from Graph Theory, such as the adjacency matrix and the paths associated with a graph, among others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33337-
dc.date.accessioned2023-12-04T18:08:37Z-
dc.date.available2023-12-04-
dc.date.available2023-12-04T18:08:37Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTeoria dos Grafospt_BR
dc.subjectAnálise Combinatóriapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectGraph Theorypt_BR
dc.subjectCombinatorial Analysispt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO JÚNIOR, Gilvandro Correia de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA proposal for the teaching of combinatorial analysis through graph theory.pt_BR
dc.identifier.citationMELO JÚNIOR Gilvandro Correia de. Uma proposta para o ensino de análise combinatória através da teoria dos grafos 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILVANDRO CORREIA DE MELO JÚNIOR - DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2023.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.