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Title: Lixo nosso de cada dia: painel pedagógico para ressignificar conceitos e ampliar a percepção acerca dos resíduos sólidos.
Other Titles: Our daily waste: pedagogical panel to reframe concepts and broaden the perception about solid waste.
???metadata.dc.creator???: CÂMARA, Vanessa Oliveira Fernando.
ALMEIDA, Darlan de Lima.
ZIEGLER, Sandra Sylvia.
MENDONÇA, Waldjan Lima.
Keywords: Resíduos sólidos;Painel pedagógico;Recurso didático - painel pedagógico;Educação ambiental;Solid waste;Pedagogical panel;Didactic resource - pedagogical panel;Environmental education
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: C MARA, Vanessa Oliveira Fernando; ALMEIDA, Darlan de Lima; ZIEGLER, Sandra Sylvia; MENDONÇA, Waldjan Lima. Lixo nosso de cada dia: painel pedagógico para ressignificar conceitos e ampliar a percepção acerca dos resíduos sólidos. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33352
???metadata.dc.description.resumo???: No ensino tradicional, percebe-se muitas vezes longas explicações, exaustivas exposições de conteúdos de maneira mecânica e repetitiva. Cabendo ao educando apenas fazer anotações e responder quando por ventura for questionado pelo educador. O estudo de conteúdos ligados às ciências ambientais complexo, estes devem ser abordados de maneira transversal, pautada numa interdisciplinaridade (LEFF, 2008). A construção do saber ambiental requer criatividade e liberdade de expressão, o educador pode atuar como um provocador cognitivo atuando de diversas maneiras. O ensino moderno conta com o avanço tecnológico, cibernético e científico. E vem passando por intensas reflexões, em consequência, a educação ambiental também fica inserida nesta discussão. Observa-se que a educação funciona como uma ferramenta social que interfere na incorporação ou exclusão cultural (TAMAIO, 2002). Logo, a educação ambiental permite a construção e desconstrução de valores sociais e deve estar comprometida com a transformação social da realidade, buscando a estruturação de formas de relacionamento entre os seres humanos e natureza mais sustentáveis. Neste contexto, repensar as metodologias pedagógicas que entrelaçam o ensino-aprendizagem são fundamentais para a formação do sujeito ecológico (CARVALHO, 2012). Os discursos nos processos comunicativos entre o educador e educandos são elementos fundamentais para a formação de conceitos e construções de significados. Aqui em destaque as crianças, estão a cada instante formando novas concepções conceituais e internalizando valores. Então, a maneira que essas internalizações são conduzidas vão permitir a conversão de condutas e novos comportamentos compatíveis com a sustentabilidade. A internalização é um processo de reconstrução interna a partir de uma interação com ações externas, no qual os indivíduos se constituem como sujeitos através da internalização de significações que são (re) construídas e (re) elaboradas no desenvolvimento de suas respectivas relações sociais (VGOTSKY, 2005). Piaget (2016, p.98) ensina que "significados são determinados pela linguagem, sistema simbólico básico dos grupos humanos". Assim, a elaboração do conceito é realizada através da linguagem que é também uma construção social (PIAGET, 2016). Portanto, percebe-se claramente que os educadores precisam estar atentos as possibilidades educativas para construção do conhecimento necessário para futuro. Para tanto, as instituições que atuam na área ambiental são provocadoras de estratégias permitam ampliar a percepção ambiental. Neste contexto, este estudo apresenta o painel pedagógico contextualizado com a temática dos resíduos sólidos como uma ferramenta de educação e sensibilização ambiental. Intitulado "O Lixo nosso de cada dia" o painel propõe diversas discussões acerca dos conceitos de lixo e suas formações sócio históricas desde a infância até a vida adulta. O painel representa uma maneira lúdica de mediar o contexto vivido nos centros urbanos cotidianamente pelas crianças, a problemática dos resíduos sólidos e a necessidade de uma nova relação com lixo e o consumo.
Keywords: Resíduos sólidos
Painel pedagógico
Recurso didático - painel pedagógico
Educação ambiental
Solid waste
Pedagogical panel
Didactic resource - pedagogical panel
Environmental education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ecologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33352
Appears in Collections:8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades

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