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dc.description.resumoNo ensino tradicional, percebe-se muitas vezes longas explicações, exaustivas exposições de conteúdos de maneira mecânica e repetitiva. Cabendo ao educando apenas fazer anotações e responder quando por ventura for questionado pelo educador. O estudo de conteúdos ligados às ciências ambientais complexo, estes devem ser abordados de maneira transversal, pautada numa interdisciplinaridade (LEFF, 2008). A construção do saber ambiental requer criatividade e liberdade de expressão, o educador pode atuar como um provocador cognitivo atuando de diversas maneiras. O ensino moderno conta com o avanço tecnológico, cibernético e científico. E vem passando por intensas reflexões, em consequência, a educação ambiental também fica inserida nesta discussão. Observa-se que a educação funciona como uma ferramenta social que interfere na incorporação ou exclusão cultural (TAMAIO, 2002). Logo, a educação ambiental permite a construção e desconstrução de valores sociais e deve estar comprometida com a transformação social da realidade, buscando a estruturação de formas de relacionamento entre os seres humanos e natureza mais sustentáveis. Neste contexto, repensar as metodologias pedagógicas que entrelaçam o ensino-aprendizagem são fundamentais para a formação do sujeito ecológico (CARVALHO, 2012). Os discursos nos processos comunicativos entre o educador e educandos são elementos fundamentais para a formação de conceitos e construções de significados. Aqui em destaque as crianças, estão a cada instante formando novas concepções conceituais e internalizando valores. Então, a maneira que essas internalizações são conduzidas vão permitir a conversão de condutas e novos comportamentos compatíveis com a sustentabilidade. A internalização é um processo de reconstrução interna a partir de uma interação com ações externas, no qual os indivíduos se constituem como sujeitos através da internalização de significações que são (re) construídas e (re) elaboradas no desenvolvimento de suas respectivas relações sociais (VGOTSKY, 2005). Piaget (2016, p.98) ensina que "significados são determinados pela linguagem, sistema simbólico básico dos grupos humanos". Assim, a elaboração do conceito é realizada através da linguagem que é também uma construção social (PIAGET, 2016). Portanto, percebe-se claramente que os educadores precisam estar atentos as possibilidades educativas para construção do conhecimento necessário para futuro. Para tanto, as instituições que atuam na área ambiental são provocadoras de estratégias permitam ampliar a percepção ambiental. Neste contexto, este estudo apresenta o painel pedagógico contextualizado com a temática dos resíduos sólidos como uma ferramenta de educação e sensibilização ambiental. Intitulado "O Lixo nosso de cada dia" o painel propõe diversas discussões acerca dos conceitos de lixo e suas formações sócio históricas desde a infância até a vida adulta. O painel representa uma maneira lúdica de mediar o contexto vivido nos centros urbanos cotidianamente pelas crianças, a problemática dos resíduos sólidos e a necessidade de uma nova relação com lixo e o consumo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEcologia.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleLixo nosso de cada dia: painel pedagógico para ressignificar conceitos e ampliar a percepção acerca dos resíduos sólidos.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33352-
dc.date.accessioned2023-12-04T19:41:09Z-
dc.date.available2023-12-04-
dc.date.available2023-12-04T19:41:09Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectPainel pedagógicopt_BR
dc.subjectRecurso didático - painel pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSolid wastept_BR
dc.subjectPedagogical panelpt_BR
dc.subjectDidactic resource - pedagogical panelpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCÂMARA, Vanessa Oliveira Fernando.-
dc.creatorALMEIDA, Darlan de Lima.-
dc.creatorZIEGLER, Sandra Sylvia.-
dc.creatorMENDONÇA, Waldjan Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOur daily waste: pedagogical panel to reframe concepts and broaden the perception about solid waste.pt_BR
dc.identifier.citationC MARA, Vanessa Oliveira Fernando; ALMEIDA, Darlan de Lima; ZIEGLER, Sandra Sylvia; MENDONÇA, Waldjan Lima. Lixo nosso de cada dia: painel pedagógico para ressignificar conceitos e ampliar a percepção acerca dos resíduos sólidos. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33352pt_BR
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