Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3336
Title: A fruticultura tropical frente ao mercado globalizado.
Other Titles: Tropical fruit growing in front of the globalized market.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Felipe César da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, José Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TEIXEIRA, Olivio A.
Keywords: Globalização;Globalization;Globalización;Cultura do abacaxi;Cultivo de piña;Pineapple Culture;Fruticultura tropical;Tropical fruit growing;Cultivo de frutas tropicales;Mercado internacional;International market
Issue Date: Oct-2000
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Felipe César Silva. A fruticultura tropical frente ao mercado globalizado. 2000. 115f. (Dissertação de Mestrado em Economia Rural e Regional), Programa de Pós-graduação em Economia Rural e Regional, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2000.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho destaca a formação de estados comerciais, neste final do século XX. voltados fundamentalmente para objetivos econômicos, através da formação de blocos e integração via comércio internacional (regionalização), estabelecendo a criação de novas formas de organização e redefinição de estratégias, explorando as vantagens comparativas de certos segmentos econômicos. Neste atual contexto, caracterizado pela globalização econômica a fruticultura tropical brasileira apresenta-se como uma das atividades promissoras nos próximos anos, podendo contribuir para o desenvolvimento econômico com possibilidade de ampliação da produção de frutas, principalmente para o mercado externo, adquirindo uma destacada fonte de crescimento em termos de negócios, através de consumidores espalhados em diferentes países com condições de renda e dispostos a pagar. Na fruticultura tropical brasileira, a abacaxicultura nacional aparece em destaque, com a Paraíba contribuindo como um dos principais estados produtores. O fruto abacaxi apresenta-se com grandes volumes de produção na abacaxicultura mundial, sendo o Brasil o maior produtor da América do Sul, com grandes possibilidades de conquistas de mercados. Apesar da perspectiva promissora de aumento do consumo de frutas no mercado externo, o abacaxi, assim como as demais frutas tropicais nacionais, apresenta-se com uma pequena participação nas quantidades exportadas, em razão basicamente das exigências do mercado internacional quanto à qualidade do produto. Dentro deste dimensionamento, o abacaxi paraibano, especificamente, necessita de maiores cuidados na fase colheita e de uma melhor infra-estrutura de comercialização que levará a um melhor aproveitamento da produção e da comercialização com padrão de qualidade, possibilitando obter consumidores potenciais principalmente no mercado externo.
Abstract: This work highlights the formation of commercial states at the end of the twentieth century. Their objectives are fundamentally economic. The states are made up of blocks and integrated through international commerce (régionalisation). Thus, the creation of new forms of organization is established, and strategies are redefined, exploring the comparative advantages of certain economic segments. In the present context, characterized by economic globalization, the cultivation of tropical fruits in Brazil appears to be a promising activity for the next few years. This could contribute to economic development, with the possibility of increase in fruit production, principally for the external market. This could eventually be a source of growth in business terms, through consumers with purchasing power and willing to pay, scattered through different countries. With regard to the cultivation of tropical fruits in Brazil, the cultivation of pineapples is most prominent, Paraíba being one of the largest producers. The pineapple is produced here in large quantities, in relation to world pineapple production, Brazil being the largest producer in South America, with good chances of conquering markets abroad. In spite of the promising perspective of an increase in the consumption of the fruit in external markets, the pineapple, like other Brazilian tropical fruits, is only exported in small quantities. This is basically due to the requirements of the international market with regard to the quality of the product. Within these parameters, the pineapple from Paraíba needs greater care at harvest time and a better infrastructure for marketing. This could lead to better utilization of production, observing standards of quality, making it possible to obtain potential consumers, especially in the external market.
Keywords: Globalização
Globalization
Globalización
Cultura do abacaxi
Cultivo de piña
Pineapple Culture
Fruticultura tropical
Tropical fruit growing
Cultivo de frutas tropicales
Mercado internacional
International market
???metadata.dc.subject.cnpq???: Economia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3336
Appears in Collections:Mestrado em Economia Rural e Regional.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE CÉSAR SILVA BRITO - DISSERTAÇÃO PPGERR 2000.pdfFelipe César Silva Brito - Dissertação PPGERR 200020.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.