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dc.description.resumoUm dos mais importantes problemas que afetam o meio ambiente e a sociedade é decorrente da produção e má gestão dos resíduos sólidos. Essa produção em larga escala tem aumentado como resultado do elevado consumismo, associado também a pouca durabilidade dos produtos, o que tem contribuído ainda mais para a geração de resíduos sólidos (PINTO & MONDELLI, 2017). Apesar de o consumo ser necessário para o desenvolvimento econômico, é importante que ele seja praticado de forma consciente, na busca de minimizar os impactos negativos na qualidade ambiental provenientes da produção de resíduos sólidos (SILVA et al., 2015). Diante desse cenário, a escola é fundamental na discussão de temas relacionados aos resíduos sólidos, devendo destacar nas suas atividades, a sensibilização condução dos alunos para o desenvolvimento de atitudes mais conscientes em relação ao meio ambiente e aos padrões de consumo observados na sociedade (SILVA et al., 2017). Sendo assim, metodologias alternativas constituem uma forma eficaz de dinamizar o processo de ensino e facilitar a aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, como os jogos, diversificando e promovendo a inserção de métodos diferentes ao ensino tradicional, que ainda é frequentemente observado (CASTRO & COSTA, 2011). A ludicidade por meio de jogos didáticos são importantes estratégias metodológicas que contribui para a fixação do conhecimento dos alunos, e promove relações entre os conteúdos de disciplinas diferentes, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem (SANTOS et al., 2014). Para o desenvolvimento de atividades lúdicas, apesar de sua eficiência como método de ensino, é importante que o professor possa adequar à linguagem e o tipo de material usado à realidade dos alunos (ALMEIDA et al., 2016), com isso, os alunos poderão refletir sobre a importância do que é discutido em sala com os problemas ambientais e sociais. Nesse contexto, a Educação Ambiental envolvendo estratégias lúdicas proporciona a relação entre diversos conteúdos, principalmente entre àqueles que exercem influência sobre a preservação e conservação do meio ambiente, contribuindo para a assimilação de realidades vivenciadas pelos alunos com a importância do conteúdo apresentado (SANTOS et al., 2017). Este trabalho teve objetivo avaliar os conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental sobre assuntos relacionados aos resíduos sólidos e meio ambiente e aplicar um jogo como estratégia didática lúdica para abordar esse tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEcologia. Educação.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleResíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388-
dc.date.accessioned2023-12-05T17:48:16Z-
dc.date.available2023-12-05-
dc.date.available2023-12-05T17:48:16Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação ambiental lúdicapt_BR
dc.subjectResíduos sólidos no ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectConhecimentos e alunos - resíduos sólidospt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectLudismopt_BR
dc.subjectPlayful environmental educationpt_BR
dc.subjectSolid waste in elementary schoolpt_BR
dc.subjectKnowledge and students - solid wastept_BR
dc.subjectDidactic gamept_BR
dc.subjectLuddismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Thayanna Maria Medeiros.-
dc.creatorFEITOSA, Luiza Cristina.-
dc.creatorSOUSA, Cynthia Arielly Alves de.-
dc.creatorOLIVEIRA, José Lucas dos Santos.-
dc.creatorSILVA, Edevaldo da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSolid waste in elementary education: student knowledge and playful environmental education.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Thayanna Maria Medeiros; FEITOSA, Luiza Cristina; SOUSA, Cynthia Arielly Alves de; OLIVEIRA, José Lucas dos Santos; SILVA, Edevaldo da. Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388pt_BR
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RESÍDUOS SÓLIDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - CONHECIMENTO DOS ALUNOS - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdfResíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. - 8° ISRMU Evento UFCG 2018202.61 kBAdobe PDFView/Open


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