Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Um dos mais importantes problemas que afetam o meio ambiente e a sociedade é decorrente da produção e má gestão dos resíduos sólidos. Essa produção em larga escala tem aumentado como resultado do elevado consumismo, associado também a pouca durabilidade dos produtos, o que tem contribuído ainda mais para a geração de resíduos sólidos (PINTO & MONDELLI, 2017). Apesar de o consumo ser necessário para o desenvolvimento econômico, é importante que ele seja praticado de forma consciente, na busca de minimizar os impactos negativos na qualidade ambiental provenientes da produção de resíduos sólidos (SILVA et al., 2015). Diante desse cenário, a escola é fundamental na discussão de temas relacionados aos resíduos sólidos, devendo destacar nas suas atividades, a sensibilização condução dos alunos para o desenvolvimento de atitudes mais conscientes em relação ao meio ambiente e aos padrões de consumo observados na sociedade (SILVA et al., 2017). Sendo assim, metodologias alternativas constituem uma forma eficaz de dinamizar o processo de ensino e facilitar a aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, como os jogos, diversificando e promovendo a inserção de métodos diferentes ao ensino tradicional, que ainda é frequentemente observado (CASTRO & COSTA, 2011). A ludicidade por meio de jogos didáticos são importantes estratégias metodológicas que contribui para a fixação do conhecimento dos alunos, e promove relações entre os conteúdos de disciplinas diferentes, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem (SANTOS et al., 2014). Para o desenvolvimento de atividades lúdicas, apesar de sua eficiência como método de ensino, é importante que o professor possa adequar à linguagem e o tipo de material usado à realidade dos alunos (ALMEIDA et al., 2016), com isso, os alunos poderão refletir sobre a importância do que é discutido em sala com os problemas ambientais e sociais. Nesse contexto, a Educação Ambiental envolvendo estratégias lúdicas proporciona a relação entre diversos conteúdos, principalmente entre àqueles que exercem influência sobre a preservação e conservação do meio ambiente, contribuindo para a assimilação de realidades vivenciadas pelos alunos com a importância do conteúdo apresentado (SANTOS et al., 2017). Este trabalho teve objetivo avaliar os conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental sobre assuntos relacionados aos resíduos sólidos e meio ambiente e aplicar um jogo como estratégia didática lúdica para abordar esse tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ecologia. Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.title | Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388 | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T17:48:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05 | - |
dc.date.available | 2023-12-05T17:48:16Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental lúdica | pt_BR |
dc.subject | Resíduos sólidos no ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Conhecimentos e alunos - resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Jogo didático | pt_BR |
dc.subject | Ludismo | pt_BR |
dc.subject | Playful environmental education | pt_BR |
dc.subject | Solid waste in elementary school | pt_BR |
dc.subject | Knowledge and students - solid waste | pt_BR |
dc.subject | Didactic game | pt_BR |
dc.subject | Luddism | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Thayanna Maria Medeiros. | - |
dc.creator | FEITOSA, Luiza Cristina. | - |
dc.creator | SOUSA, Cynthia Arielly Alves de. | - |
dc.creator | OLIVEIRA, José Lucas dos Santos. | - |
dc.creator | SILVA, Edevaldo da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Solid waste in elementary education: student knowledge and playful environmental education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Thayanna Maria Medeiros; FEITOSA, Luiza Cristina; SOUSA, Cynthia Arielly Alves de; OLIVEIRA, José Lucas dos Santos; SILVA, Edevaldo da. Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388 | pt_BR |
Appears in Collections: | 8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RESÍDUOS SÓLIDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - CONHECIMENTO DOS ALUNOS - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdf | Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. - 8° ISRMU Evento UFCG 2018 | 202.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.