Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33396
Title: Matemática Eleitoral - Uma proposta de eletiva à luz do Novo Ensino Médio.
Other Titles: Electoral Mathematics - A proposal for elective in light of the New High School.
???metadata.dc.creator???: ALQUINO, Andreson da Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AIRES, José Fernando Leite
???metadata.dc.contributor.referee1???: REIS, Júlio César dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro.
Keywords: Matemática Eleitoral;Novo Ensino Médio;Eletiva;Electoral Mathematics;New High School;Elective
Issue Date: 25-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALQUINO, Andreson da Silva. Matemática Eleitoral - uma proposta de eletiva à luz do Novo Ensino Médio 87 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho apresenta uma proposta de disciplina eletiva que aborda os aspectos matemáticos associados ao processo eleitoral brasileiro, com o intuito de desenvolver essa temática para os estudantes do Ensino Médio. Para tanto, Ązemos uma análise da Lei 13.415/2017 e dos documentos norteadores para esta etapa da escolarização. Como também, mostramos a legislação eleitoral vigente, vista na perspectiva matemática, diferenciando e caracterizando os modelos de eleições no Brasil: majoritário e proporcional. Nessa abordagem, apresentamos termos técnicos e os algoritmos matemáticos utilizados para deĄnição dos eleitos. Por Ąm, trazemos propostas de atividades a serem vivenciados pelos estudantes, embasadas nas competências e habilidades da BNCC, a Ąm de auxiliar os professores ao abordar as eleições na sala de aula.
Abstract: This paper presents a proposal for an elective that addresses the mathematical aspects associated with the Brazilian electoral process, intending to develop this theme for high school students. Initialy, we analyzed Law 13.415/2017 and the guiding documents for this stage of schooling. Futhermore, we show the current electoral legislation, seen from the mathematical perspective, dierentiating and characterizing the models of elections in Brazil: majority and proportional. As a result, we present technical terms and the mathematical algorithms used to deĄne the elected. Finally, we bring proposals for activities to be experienced by students, based on the competences and skills of the BNCC, to assist teachers when addressing elections in the classroom.
Keywords: Matemática Eleitoral
Novo Ensino Médio
Eletiva
Electoral Mathematics
New High School
Elective
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33396
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRESON DA SILVA ALQUINO – DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2023.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.