Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33396
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALQUINO, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4172800068837570pt_BR
dc.contributor.advisor1AIRES, José Fernando Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9323840379315494pt_BR
dc.contributor.referee1REIS, Júlio César dos.-
dc.contributor.referee2MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro.-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma proposta de disciplina eletiva que aborda os aspectos matemáticos associados ao processo eleitoral brasileiro, com o intuito de desenvolver essa temática para os estudantes do Ensino Médio. Para tanto, Ązemos uma análise da Lei 13.415/2017 e dos documentos norteadores para esta etapa da escolarização. Como também, mostramos a legislação eleitoral vigente, vista na perspectiva matemática, diferenciando e caracterizando os modelos de eleições no Brasil: majoritário e proporcional. Nessa abordagem, apresentamos termos técnicos e os algoritmos matemáticos utilizados para deĄnição dos eleitos. Por Ąm, trazemos propostas de atividades a serem vivenciados pelos estudantes, embasadas nas competências e habilidades da BNCC, a Ąm de auxiliar os professores ao abordar as eleições na sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleMatemática Eleitoral - Uma proposta de eletiva à luz do Novo Ensino Médio.pt_BR
dc.date.issued2023-08-25-
dc.description.abstractThis paper presents a proposal for an elective that addresses the mathematical aspects associated with the Brazilian electoral process, intending to develop this theme for high school students. Initialy, we analyzed Law 13.415/2017 and the guiding documents for this stage of schooling. Futhermore, we show the current electoral legislation, seen from the mathematical perspective, dierentiating and characterizing the models of elections in Brazil: majority and proportional. As a result, we present technical terms and the mathematical algorithms used to deĄne the elected. Finally, we bring proposals for activities to be experienced by students, based on the competences and skills of the BNCC, to assist teachers when addressing elections in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33396-
dc.date.accessioned2023-12-05T18:05:09Z-
dc.date.available2023-12-05-
dc.date.available2023-12-05T18:05:09Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMatemática Eleitoralpt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectEletivapt_BR
dc.subjectElectoral Mathematicspt_BR
dc.subjectNew High Schoolpt_BR
dc.subjectElectivept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALQUINO, Andreson da Silva-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeElectoral Mathematics - A proposal for elective in light of the New High School.pt_BR
dc.identifier.citationALQUINO, Andreson da Silva. Matemática Eleitoral - uma proposta de eletiva à luz do Novo Ensino Médio 87 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRESON DA SILVA ALQUINO – DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2023.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.