Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33410
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, B. H. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0097263571223100pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS JÚNIOR, Olavo Francisco dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS JÚNIOR, O. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1573496204231636pt_BR
dc.contributor.referee1LUCENA , Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.referee2LIRA, Bruna Silveira.-
dc.description.resumoDesastres em encostas urbanas brasileiras são consequências de um conjunto de fragilidades geomorfométricas, potencializados pela ação humana, os quais são responsáveis por danos e perdas substanciais. A identificação de áreas cuja dinâmica do meio físico favorece a instabilização do maciço de solo é um subsídio para o planejamento e ocupação do espaço urbano. Para tanto, as unidades gestoras precisam de dados confiáveis e otimizados para a tomada de decisão. Diante das condições do município de Areia, uma área com histórico de movimentos de massa situada em uma região serrana do estado da Paraíba, esse estudo objetivou mapear as áreas mais suscetíveis a ocorrência de movimentos de massas em encostas através de um modelo baseado em SIG (Sistema de Informação Geográfica) e AHP (Analytic Hierarchy Process), tanto para o município inteiro como para um recorte do centro urbano, visto que são áreas já ocupadas pela população. Foram considerados 8 critérios mapeáveis para o estudo, incluindo a altitude, declividade, curvatura em planta e em perfil, uso e cobertura do solo, proximidade de estradas e proximidade de rios. Após a aplicação do método SIG-AHP, observou-se que os resultados foram compatíveis com o levantamento de dados, estudos prévios elaborados e registros históricos da cidade. Os critérios de Estradas, Geologia, Uso e Cobertura do Solo e Declividade foram os mais críticos nesta análise, obtendo maiores pesos relativo. No total, 57,5 % da área urbana está nas classes mais altas de suscetibilidade. Observou-se ainda que 91,7 % dos pontos de movimentos de massa mapeados durante os trabalhos de campo encontram-se nas áreas de maior suscetibilidade. Esse estudo pode ser considerado um potencial instrumento para gestão de uso e ocupação do solo para o município de Areia, bem como para cidades com problemas análogos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia civil.pt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia ambiental.pt_BR
dc.titleMapeamento de suscetibilidade a movimentos de massas no município de Areia-PB.pt_BR
dc.date.issued2023-08-31-
dc.description.abstractDisasters on Brazilian urban slopes are consequences of a set of geomorphometric weaknesses, enhanced by human action, which are responsible for substantial damage and losses. The identification of areas whose physical environment dynamics favor the instability of the soil mass is a subsidy for the planning and occupation of urban space. To achieve this, management units need reliable and optimized data for decision making. Given the conditions of the municipality of Areia, an area with a history of mass movements located in a mountainous region of the state of Paraiba, this study aimed to map the areas most susceptible to the occurrence of mass movements on slopes using a GIS-based model (Geographic Information System) and AHP (Analytic Hierarchy Process), both for the entire municipality and for a section of the urban center, as these are areas already occupied by the population. 8 mappable criteria were considered for the study, including elevations, slope, curvature in plan and profile, land use and cover, proximity to roads and proximity to rivers. After applying the GIS-AHP method, it was observed that the results were compatible with the data collection, previous studies carried out and historical records of the city. The criteria of Roads, Geology, Land Use and Cover and Slope were the most critical in this analysis, obtaining greater relative weights. In total, 57.5% of the urban area is in the highest susceptibility classes. It was also observed that 91.7% of the mass movement points mapped during fieldwork are in areas of greatest susceptibility. This study can be considered a potential instrument for managing land use and occupation for the municipality of Areia, as well as for cities with similar problems.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33410-
dc.date.accessioned2023-12-05T19:32:40Z-
dc.date.available2023-12-05-
dc.date.available2023-12-05T19:32:40Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectDesastres ambientaispt_BR
dc.subjectGeoprocessamentopt_BR
dc.subjectMulticritériopt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectEnvironmental disasterspt_BR
dc.subjectGeoprocessingpt_BR
dc.subjectMulticriteriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Bruna Hélen Brito de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMapping of susceptibility to mass movements in the municipality of Areia-PB.pt_BR
dc.relationFAPESQpt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Bruna Hélen Brito de. Mapeamento de suscetibilidade a movimentos de massas no município de Areia-PB.. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA HÉLEN BRITO DE ARAÚJO - DISSERTAÇÃO (PPGECA) 2023.pdf4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.