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dc.description.resumoA obtenção da gasolina é feita através do processo de refino do petróleo ao qual, o seu uso está ligado à sua composição podendo ser elas para uso automotivo, ou aviação. Sua composição para uso automotivo se restringe a cadeias pequenas de 4 a 12 átomos de carbono, com isso, seu ponto de ebulição está na faixa de 30°C a 225°C. Para uma gasolina com maior qualidade, é preferencial a utilização de maior quantidade de séries aromáticas, pois indicam uma gasolina de alta qualidade, porém, ainda temos as parafinas, olefínicas, naftênicas onde seu montante depende do petróleo e o processo para aquisição empregado. A gasolina em sua produção, não é comercializada sem antes serem adicionados alguns compostos (os toluenos ou xilenos, álcoois, como o metanol ou o etanol anidro) e aditivos para que atendam às exigências de mercado com a finalidade de promover um melhor desempenho da gasolina sem danificar os componentes dos motores; esses aditivos possuem algumas características, antioxidantes, detergentes, anticongelantes, desativadores de metal e corantes. Para a gasolina ser aceita nos padrões de uso nos motores a combustão, é necessário atender alguns critérios: Efetuar a vaporização com o motor frio, fazendo com que aconteça o envio de uma boa quantidade para que ocorra a partida sem nenhuma dificuldade; mostrar aspecto límpido indicando a inexistência de água e depósitos; não possuir quantidade de poluentes em excesso no processo de queima, com isso, não havendo a geração de danos ambientais; ocorrer combustão por meio de centelha da vela de ignição de maneira progressiva e homogênea, sem haver detonação, fazendo com que, ocorra um bom desempenho do motor, não ocasionando danos; Não haver vaporização em grande escala antes de chegar ao sistema de injeção, para não provocar problemas operacionais no sistema injetor e nem na bomba de gasolina, como no corte do fluxo do combustível para o motor; disponibilizar segurança e possuir baixo teor de toxidade nos produtos; ocorrer a vaporização completa no interior da câmara de combustão, em mistura com ar, de forma que haja a queima por completo, e com o mínimo de formação de resíduos ; produzir o mínimo de resíduos por combustão e de depósitos por oxidação, para evitar entupimentos e danos às peças do motor; não ser corrosiva para evitar desgastes do motor. O trabalho em questão tem como finalidade, determinar se o combustível estudado atende ou não às normas ANP N° 05/2001, ASTM D 86, NBR 13992 a sua qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEcologia.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleAnálise da qualidade de combustível segundo a ANP nº 3/2013.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33419-
dc.date.accessioned2023-12-05T20:10:43Z-
dc.date.available2023-12-05-
dc.date.available2023-12-05T20:10:43Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectQualidade de combustívelpt_BR
dc.subjectCombustível - qualidadept_BR
dc.subjectNatal - RN - qualidade de combustívelpt_BR
dc.subjectFuel qualitypt_BR
dc.subjectNatal - RN - fuel qualitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Hortência Tatiane de Jesus.-
dc.creatorCAMPIELO, Amanda Crystyna da Rocha.-
dc.creatorARGENTINO JÚNIOR, Sérgio Carlos.-
dc.creatorSILVA, Camila de Souza.-
dc.creatorPOSSA, Rosangela Dala.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of fuel quality according to ANP nº 3/2013.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Hortência Tatiane de Jesus; CAMPIELO, Amanda Crystyna da Rocha; ARGENTINO JÚNIOR, Sérgio Carlos; SILVA, Camila de Souza; POSSA, Rosangela Dala. Análise da qualidade de combustível segundo a ANP nº 3/2013. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.2. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-30-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33419pt_BR
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ANÁLISE DA QUALIDADE DE COMBUSTÍVEL SEGUNDO A ANP Nº 3-2013 - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdfAnálise da qualidade de combustível segundo a ANP nº 3/2013. - 8º ISRMU Evento UFCG 2018197.08 kBAdobe PDFView/Open


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