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Title: Diagnóstico da percepção socioambiental de discentes do Curso de Agroecologia do CDSA-UFCG.
Other Titles: Diagnosis of the socio-environmental perception of students on the CDSA-UFCG Agroecology Course.
???metadata.dc.creator???: ABREU, Khyson Gomes.
PAIVA, Iracema de Azevedo.
LOPES, Iracy Amélia Pereira.
GOMES, Nayane Viana.
RIBEIRO, George do Nascimento.
Keywords: Percepção socioambiental;Estudos e percepção;Discentes de Agroecologia - CDSA UFCG;Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA UFCG - discentes;Diagnóstico de percepção ambiental;Socio-environmental perception;Studies and perception;Agroecology Students - CDSA UFCG;Higher Technology Course in Agroecology - CDSA UFCG - students;Environmental perception diagnosis
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Khyson Gomes; PAIVA, Iracema de Azevedo; LOPES, Iracy Amélia Pereira; GOMES, Nayane Viana; RIBEIRO, George do Nascimento. Diagnóstico da percepção socioambiental de discentes do Curso de Agroecologia do CDSA-UFCG. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.2. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-30-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33454
???metadata.dc.description.resumo???: Com o desenvolvimento econômico, o crescimento populacional, a urbanização e a revolução tecnológica vêm ocorrendo um aumento na produção de resíduos sólidos, tanto em quantidade como em diversidade, principalmente nos grandes centros urbanos. Além do acréscimo na quantidade, os resíduos produzidos atualmente passaram a abrigar em sua composição elementos sintéticos e perigosos aos ecossistemas e à saúde humana (FERREIRA & ANJOS, 2001; VELLOSO, 1995). O projeto de Política Nacional de Resíduos Sólidos, após 19 anos de tramitação, foi aprovado no dia 10 de março de 2010 pela Câmara dos Deputados, porém no dia 2 de agosto de 2010 sob a lei 12.305 é instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), na qual surgiu com novas providências alterando a lei 9.605/98 (REVISTA MEIO AMBIENTE INDUSTRIAL, 2010: 76). A lei demonstra entre seus objetivos: a não geração, redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos, bem como também a destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos, redução do uso dos recursos naturais (água e energia, por exemplo) no processo de produção de novos produtos, intensificar ações de educação ambiental, aumentar a reciclagem no país, promover a inclusão social, a geração de emprego e renda de catadores de materiais recicláveis (REVISTA SENAC e EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2009: 26). O manejo adequado dos resíduos é uma importante estratégia de preservação do meio ambiente, assim como de promoção e proteção da saúde. Uma vez acondicionados em aterros, os resíduos sólidos podem comprometer a qualidade do solo, da água e do ar, por serem fontes de compostos orgânicos voláteis, pesticidas, solventes e metais pesados, entre outros. (GIUSTI, 2009). De maneira geral, se pode caracterizar o lixo como um indicativo do consumo humano, onde a dimensão produzida nivela índices quantitativos e qualitativos ao que se está consumindo. Ou seja, o lixo que você produz, está interligado naquilo que você consome. Nesse contexto, Naime (2009) afirma que quanto aos termos lixo e resíduos sólidos urbanos (RSUs), não é identificada uma diferença substancial entre eles, atualmente há uma compreensão que os materiais separados, passíveis de reciclagem ou reaproveitamento recebem tratamento de resíduos sólidos, enquanto os materiais misturados e acumulados têm mais uma conotação de lixo. Contudo, a forma em que o ser humano percebe e interage com seu ambiente, um dos principais diretrizes da raiz da problemática ambiental global, a educação ambiental ganha espaço como um importante processo, no qual objetiva a solução da crise ambiental e a transformação de um ambiente desequilibrado em um mundo mais justo, ético e solidário (RIBEIRO, 2009). Não obstante, o estudo de percepção ambiental é de uma fundamental importância para a melhor compreensão das inter-relações entre o ser humano e o meio ambiente, suas expectativas, anseios, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas (FERNANDES et al., 2009). Já a vulnerabilidade pode ser definida, de acordo com Blaikie (1996) como as características de uma pessoa ou grupo populacional, verificando seu ponto de vista de sua capacidade de antecipar, sobreviver, resistir e recuperar-se de determinado impacto social-ambiental-tecnológico. Diante do exposto, o presente trabalho buscou avaliar a percepção socioambiental de estudantes do curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do CDSA/UFCG/Campus Sumé, em uma ótica sobre a problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU's), além de quantificar e verificar os principais fatores de vulnerabilidade no ambiente em que se encontram.
Keywords: Percepção socioambiental
Estudos e percepção
Discentes de Agroecologia - CDSA UFCG
Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA UFCG - discentes
Diagnóstico de percepção ambiental
Socio-environmental perception
Studies and perception
Agroecology Students - CDSA UFCG
Higher Technology Course in Agroecology - CDSA UFCG - students
Environmental perception diagnosis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ecologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33454
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DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE DISCENTES DO CURSO DE AGROECOLOGIA - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdfDiagnóstico da percepção socioambiental de discentes do Curso de Agroecologia do CDSA-UFCG. - 8º ISRMU Evento UFCG 2018209.72 kBAdobe PDFView/Open


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