Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33466
Title: Visitas monitoradas como metodologia para facilitar a aprendizagem sobre solos.
Other Titles: Monitored visits as a methodology to facilitate learning about soils.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Lygia de Oliveira.
SILVA, Igor Raian Brito da.
SILVA, Lucas Matheus Oliveira da.
VITAL, Adriana de Fátima Meira.
Keywords: Visitas monitoradas - educação em solos;Educação em solos;Ludismo;Educação lúdica;Monitored visits - soil education;Soil education;Luddism;Playful education
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, Lygia de Oliveira; SILVA, Igor Raian Brito da; SILVA, Lucas Matheus Oliveira da; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Visitas monitoradas como metodologia para facilitar a aprendizagem sobre solos. In: PEREIRA, Frederico Campos (organizador) et al. Seleção de trabalhos em extensão, pesquisa e inovação em Agroecologia. Campina Grande - PB: RG Editora, 2017. ISBN: 978-85-94349-04-0. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33466
???metadata.dc.description.resumo???: O tema solos é pouco trabalhado em sala de aula, sendo notória a urgência de reformulação nos conteúdo dos currículos escolares para mudança de paradigma, centrado na valorização e no respeito à terra, pois a ausência de discussão e contextualização pode ser promotora do descaso e do avanço dos processos de degradação, que se avolumam por todos os biomas (Almeida; Costa Falcão, 2012). Trabalhar os conteúdos de solos permite ampliar o diálogo sobre a conservação da natureza e o equilíbrio ambiental. Nesse sentido, o desenvolvimento de metodologias participativas e dialógicas são fundamentais, a exemplo das aulas de campo e visitas técnicas, que devem promover a reflexão a partir da vivência prática. O lúdico e as atividades interativas na educação básica fomentam o aprendizado de qualidade, com técnicas que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais. Bacelar (2009) reconhece a validade da ludicidade como possibilidade de uma vivência mais plena em todos os âmbitos da convivência humana e ressalta que esta ferramenta pode colocar o indivíduo em um estado de consciência ampliada. A diversificação da metodologia do ensino pode favorecer a aprendizagem, já que a construção do conhecimento ocorre por meio de estratégias diferentes e peculiares, que atendem a necessidades de sobrevivência desses agrupamentos sócio-culturais distintos (Feltran; Feltran Filho, 2007). Dentro deste contexto o Projeto Solo na Escola/UFCG vem trabalhando na proposta de popularização do ensino de solos, buscando sensibilizar educandos e educadores para o cuidado com este recurso ambiental, fundamental à manutenção da vida, e ainda pouco conhecido e valorizado. Dentre as diversas atividades desenvolvidas, as visitas monitoras ao Espaço de Educação em Solos são das mais solicitadas pelos professores, pois oportunizam a visualização dos conceitos nem sempre trabalhados nos livros didáticos e nos conteúdos escolares.
Keywords: Visitas monitoradas - educação em solos
Educação em solos
Ludismo
Educação lúdica
Monitored visits - soil education
Soil education
Luddism
Playful education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Agroecologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33466
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VISITAS MONITORADAS COMO METODOLOGIAS - CAP DE LIVRO CDSA 2017.pdfVisitas monitoradas como metodologia para facilitar a aprendizagem sobre solos. - Cap. de Livro CDSA 20171.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.