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dc.description.resumoO tema solos é pouco trabalhado em sala de aula, sendo notória a urgência de reformulação nos conteúdo dos currículos escolares para mudança de paradigma, centrado na valorização e no respeito à terra, pois a ausência de discussão e contextualização pode ser promotora do descaso e do avanço dos processos de degradação, que se avolumam por todos os biomas (Almeida; Costa Falcão, 2012). Trabalhar os conteúdos de solos permite ampliar o diálogo sobre a conservação da natureza e o equilíbrio ambiental. Nesse sentido, o desenvolvimento de metodologias participativas e dialógicas são fundamentais, a exemplo das aulas de campo e visitas técnicas, que devem promover a reflexão a partir da vivência prática. O lúdico e as atividades interativas na educação básica fomentam o aprendizado de qualidade, com técnicas que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais. Bacelar (2009) reconhece a validade da ludicidade como possibilidade de uma vivência mais plena em todos os âmbitos da convivência humana e ressalta que esta ferramenta pode colocar o indivíduo em um estado de consciência ampliada. A diversificação da metodologia do ensino pode favorecer a aprendizagem, já que a construção do conhecimento ocorre por meio de estratégias diferentes e peculiares, que atendem a necessidades de sobrevivência desses agrupamentos sócio-culturais distintos (Feltran; Feltran Filho, 2007). Dentro deste contexto o Projeto Solo na Escola/UFCG vem trabalhando na proposta de popularização do ensino de solos, buscando sensibilizar educandos e educadores para o cuidado com este recurso ambiental, fundamental à manutenção da vida, e ainda pouco conhecido e valorizado. Dentre as diversas atividades desenvolvidas, as visitas monitoras ao Espaço de Educação em Solos são das mais solicitadas pelos professores, pois oportunizam a visualização dos conceitos nem sempre trabalhados nos livros didáticos e nos conteúdos escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAgroecologiapt_BR
dc.titleVisitas monitoradas como metodologia para facilitar a aprendizagem sobre solos.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33466-
dc.date.accessioned2023-12-07T10:50:57Z-
dc.date.available2023-12-07-
dc.date.available2023-12-07T10:50:57Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectVisitas monitoradas - educação em solospt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectLudismopt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectMonitored visits - soil educationpt_BR
dc.subjectSoil educationpt_BR
dc.subjectLuddismpt_BR
dc.subjectPlayful educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Lygia de Oliveira.-
dc.creatorSILVA, Igor Raian Brito da.-
dc.creatorSILVA, Lucas Matheus Oliveira da.-
dc.creatorVITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMonitored visits as a methodology to facilitate learning about soils.pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Lygia de Oliveira; SILVA, Igor Raian Brito da; SILVA, Lucas Matheus Oliveira da; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Visitas monitoradas como metodologia para facilitar a aprendizagem sobre solos. In: PEREIRA, Frederico Campos (organizador) et al. Seleção de trabalhos em extensão, pesquisa e inovação em Agroecologia. Campina Grande - PB: RG Editora, 2017. ISBN: 978-85-94349-04-0. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33466pt_BR
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