Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33487
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, N. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223631618676308pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane da Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.-
dc.contributor.advisor-co1IDMACEDO SILVA, A. D. R.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDSILVA, ALUSKA D. R .M.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897860267687210pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Ticiany Marques da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, T. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6499608715942749pt_BR
dc.contributor.referee2FREITAS, Tiêgo dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDFREITAS, T. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5172901212568467pt_BR
dc.description.resumoEste artigo descreve uma experiência vivenciada no Estágio Curricular Supervisionado em processo de Lesson Study (LS). O LS é um processo de desenvolvimento profissional que envolve o planejamento, a execução e a reflexão sobre aulas. Nosso objetivo é realizar uma análise que abrange desde o planejamento de duas aulas relacionadas ao Princípio Fundamental da Contagem até as reflexões posteriores às aulas, em que trabalhamos com a metodologia de resolução de problemas em processo de LS. Este trabalho segue uma abordagem qualitativa descritiva. A experiência aqui mencionada foi aplicada em uma turma de 2a Série do Ensino Médio em uma escola pública integral localizada na região do Curimataú, na Paraíba - PB. Os resultados obtidos revelaram que conseguimos concluir o plano de aula e alcançamos os objetivos propostos. A aula se mostrou eficaz e produtiva, tanto que nas aulas seguintes, notamos que os alunos foram capazes de resolver rapidamente problemas de arranjos simples, relacionados ao Princípio Fundamental da Contagem, evidenciando a eficácia do método de ensino. Podemos concluir que a abordagem de Resolução de Problemas foi eficaz ao envolver os estudantes e promover a aprendizagem. O Lesson Study proporcionou a colaboração entre os estagiários e impulsionou a autoconfiança no desenvolvimento profissional. Além disso, trabalhar com Lesson Study revelou-se altamente proveitoso, levando-nos a diversas reflexões enriquecedoras, inclusive enfatizando a importância do planejamento, que desempenhou um papel crucial na execução da aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleDo planejamento à execução: a resolução de problemas no ensino de princípio fundamental da contagem em um contexto de Lesson study.pt_BR
dc.date.issued2023-10-23-
dc.description.abstractThis article describes an experience during the Supervised Curricular Internship in the process of Lesson Study (LS). LS is a professional development process that involves planning, execution, and reflection on lessons. Our goal is to conduct an analysis that spans from planning two lessons related to the Fundamental Counting Principle to reflections after the lessons, where we worked with the problem-solving methodology in the LS process. This work follows a descriptive qualitative approach. The mentioned experience was applied to a 2nd-grade class of High School in a comprehensive public school located in the Curimataú region, Paraíba. The results obtained revealed that we were able to complete the lesson plan and achieve the proposed objectives. The lesson proved to be effective and productive to the extent that in subsequent lessons, we noticed that students were able to quickly solve problems of simple arrangements related to the Fundamental Counting Principle, demonstrating the effectiveness of the teaching method. We can conclude that the Problem- Solving approach was effective in engaging students and promoting learning. Lesson Study fostered collaboration among interns and boosted self-confidence in professional development. Furthermore, working with Lesson Study proved highly beneficial, leading us to various enriching reflections, emphasizing the importance of planning, which played a crucial role in the execution of the lesson.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33487-
dc.date.accessioned2023-12-07T18:58:02Z-
dc.date.available2023-12-07-
dc.date.available2023-12-07T18:58:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLógica matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectLesson studypt_BR
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopt_BR
dc.subjectPrincípio fundamentalpt_BR
dc.subjectProblema - resolução - matemáticapt_BR
dc.subjectPrincípio fundamental de contagempt_BR
dc.subjectMathematical logicpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectFundamental principlept_BR
dc.subjectProblem - resolution - mathematicspt_BR
dc.subjectFundamental counting principlept_BR
dc.subjectSolución de problemaspt_BR
dc.subjectEstudio de la lecciónpt_BR
dc.subjectPrácticas supervisadaspt_BR
dc.subjectProblema - resolución - matemáticaspt_BR
dc.subjectPrincipio fundamental de conteopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Natane Laurentino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom planning to execution: problem solving in teaching fundamental principle of counting in a lesson study context.pt_BR
dc.title.alternativeDe la planificación a la ejecución: la resolución de problemas en la enseñanza Principio fundamental de contar en un contexto de estudio de lección.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Natane Laurentino de. Do planejamento à execução: a resolução de problemas no ensino de princípio fundamental da contagem em um contexto de Lesson study. 2023. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenEste artículo describe una experiencia durante la Práctica Curricular Supervisada en Proceso de estudio de lección (LS). LS es un proceso de desarrollo profesional que Implica planificar, ejecutar y reflexionar sobre las clases. Nuestro objetivo es realizar una análisis que abarca desde la planificación de dos clases relacionadas con el Principio Fundamento de Contar para reflexiones después de clases, en las que trabajamos con el Metodología de resolución de problemas en el proceso LS. Este trabajo sigue un enfoque cualitativo descriptivo. La experiencia aquí mencionada fue aplicada en una clase. 2do Ciclo de Bachillerato en un colegio público integral ubicado en la región de Curimataú, en Paraíba - PB. Los resultados obtenidos revelaron que pudimos completar el plan de lección y logramos los objetivos propuestos. La clase demostró ser efectiva y productiva, tanto que en las siguientes clases, notamos que los estudiantes fueron capaces de resolver rápidamente problemas de disposición simples, relacionados con el Principio Fundamental de Conteo, destacando la eficacia del método de enseñanza. Podemos concluir que el enfoque La resolución de problemas fue eficaz para involucrar a los estudiantes y promover el aprendizaje. oh Lesson Study proporcionó colaboración entre los pasantes y aumentó la confianza en sí mismos en el desarrollo profesional. Además, trabajar con Lesson Study resultó ser muy fructífero, llevándonos a varias reflexiones enriquecedoras, entre ellas destacar la importancia de la planificación, que jugó un papel crucial en la ejecución de la clase.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATANE LAURENTINO DE OLIVEIRA - TCC ARTIGO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfNatane Laurentino de Oliveira - TCC Artigo Licenciatura em Matemática CES 2023486.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.