Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, L. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9461478069360449pt_BR
dc.contributor.advisor1APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDAPOLINÁRIO, M. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDde Oliveira Apolinário, Marisa.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5934335225871856pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.referee1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee2BELMINO, José Franscidavid Barbosa.-
dc.contributor.referee2IDBELMINO, J. F. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898054451569574pt_BR
dc.description.resumoA temática de tubarões na sociedade geral é cercada de estereótipos negativos que os rotulam como vilões e assassinos dos mares. Por outro lado, os filmes infantis de animação, além de constituírem uma ferramenta lúdica indispensável para o Ensino de Zoologia, também abordam o assunto sob uma nova perspectiva, a fim de romper com os estereótipos e lançar luz sobre estes mitos. Diante disso, o trabalho objetivou realizar uma análise comparativa e descrever a representação dos tubarões como personagens em filmes de animação, considerando os principais conceitos biológicos apresentados. Para tal, foram selecionados três títulos de décadas distintas, sendo eles “Procurando Nemo” (2003), “Seefood - um peixe fora d’água” (2011) e “Companhia das Focas” (2021). A partir deste estudo foi possível constatar que os três filmes possuem informações relevantes com potencial para nortear valiosas discussões em diversos tópicos das aulas de Zoologia, sendo este, portanto, um recurso didático fundamental para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, como também, atuar de maneira significativa na desmistificação da temática de tubarões e consequentemente na conservação da biodiversidade. A análise comparativa dos aspectos desses personagens, tornou evidente que a mudança das décadas provocou determinadas variações na forma como os tubarões são representados nos filmes infantis, principalmente por consequência do avanço da tecnologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleFilmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia.pt_BR
dc.date.issued2023-11-08-
dc.description.abstractThe theme of sharks in general society is surrounded by negative stereotypes that label them as villains and killers of the seas. On the other hand, children's animated films, in addition to constituting an indispensable playful tool for Zoology Teaching, also approach the subject from a new perspective, in order to break with stereotypes and shed light on these myths. Given this, the work aimed to carry out a comparative analysis and describe the representation of sharks as characters in animated films, considering the main biological concepts presented. To this end, three titles from different decades were selected, namely “Finding Nemo” (2003), “Seefood” (2011) and “Seal Team” (2021). From this study, it was possible to verify that the three films have relevant information with the potential to guide valuable discussions on various topics in Zoology classes, which is, therefore, a fundamental didactic resource to facilitate the teaching- learning process, as well as act in a significant way in demystifying the subject of sharks and consequently in the conservation of biodiversity. The comparative analysis of the aspects of these characters made it evident that the change of decades caused certain changes in the way sharks are represented in children's films, mainly as a result of advances in technology.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33550-
dc.date.accessioned2023-12-12T13:29:19Z-
dc.date.available2023-12-12-
dc.date.available2023-12-12T13:29:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectElasmobrânquiospt_BR
dc.subjectTubarãopt_BR
dc.subjectFilmes infantis - ensino de zoologiapt_BR
dc.subjectFilmes infantis - tubarão - ensinopt_BR
dc.subjectAnimação infantil - tubarãopt_BR
dc.subjectZoologia - aula - filme infantilpt_BR
dc.subjectZoologypt_BR
dc.subjectElasmobranchspt_BR
dc.subjectSharkpt_BR
dc.subjectChildren's films - teaching zoologypt_BR
dc.subjectChildren's films - shark - teachingpt_BR
dc.subjectChildren's animation - sharkpt_BR
dc.subjectZoology - class - children's filmpt_BR
dc.subjectElasmobranquiospt_BR
dc.subjectTiburónpt_BR
dc.subjectPelículas infantiles - didácticas zoologíapt_BR
dc.subjectPelículas infantiles - tiburón - didácticapt_BR
dc.subjectAnimación infantil - tiburónpt_BR
dc.subjectZoología - clase - película infantilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Lucas Reis.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChildren's films as instruments in the process of demystifying theme about sharks in zoology teaching.pt_BR
dc.title.alternativeEl cine infantil como instrumentos en el proceso de desmitificación Tema sobre tiburones en la enseñanza de zoología.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Lucas Reis. Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia. 2023. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenEl tema de los tiburones en la sociedad en general está rodeado de estereotipos negativos que los etiquetan como villanos y asesinos de los mares. Por otro lado, las películas infantiles de animación, además de constituir una herramienta lúdica indispensable para la Enseñanza de la Zoología, también abordar el tema desde una nueva perspectiva, con el fin de romper con estereotipos y arrojar luz sobre estos mitos. Por lo tanto, el trabajo tuvo como objetivo realizar un análisis comparativo y describir la representación de tiburones como personajes en películas animadas, considerando los principales conceptos biológicos presentados. Para ello, tres títulos de diferentes décadas, entre ellos “Buscando a Nemo” (2003), “Seefood - a fish outside d’água” (2011) y “Companhia das Seals” (2021). A partir de este estudio se pudo comprobar que las tres películas contienen información relevante con el potencial de guiar valiosas discusiones sobre diversos temas en las clases de Zoología, por lo que es un recurso didáctico fundamental para facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje, así como actuar de forma importante para desmitificar el tema de los tiburones y, en consecuencia, para conservar el biodiversidad. El análisis comparativo de los aspectos de estos personajes dejó claro que la El cambio de décadas ha provocado ciertas variaciones en la forma en que los tiburones son representado en las películas infantiles, principalmente como resultado de los avances de la tecnología.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS REIS GONÇALVES - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfLucas Reis Gonçalves - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20231.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.