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dc.description.resumoA linha dissertativa apontada neste documento reúne bases teóricas, conceituais e a definição de uma experiência que no conjunto fortalece a relevância de uma educação contextualízada na região Semiárida brasileira e que reflita questões lacunares como as potencialidades e manejo de forrageiras nativas na alimentação animal. Representando uma parcela significativa do território nacional, a região Semiárida abrange uma dimensão geográfica aproximada de um milhão de quilómetros quadrados, incluindo parte de muitos Estados brasileiros e abrigando 19% da população do país, ou seja, mais de 21 milhões de habitantes. Segundo Drumond et al. [2000) o Semiárido reúne a maior diversidade espacial e temporal de paisagens do país e as peculiaridades que definem este ambiente se traduzem pela heterogeneidade das condições naturais como o clima, solo, topografia e vegetação. Relacionado particularmente às suas características ambientais pode-se observar que o clima predominante nessa região é do tipo BSwh', conforme a classificação de Kõppen, ou seja, tropical seco com a evaporação excedendo a precipitação, com ocorrência de pequenos períodos de chuvas sazonais com precipitações escassas e mal distribuídas. A evaporação média é superior a 2.000 mm/ano e os rios são intermitentes. Outro traço marcante da região é que a mesma encontra-se ocupada predominantemente por uma vegetação xerófila, de fisionomia e composição florística variada, denominada Caatinga. Nesse contexto, tem-se que a Caatinga é um tipo vegetacional Semiárido único, ocorrendo somente no Brasil [Aguiar et al, 2002) e quase que exclusivamente na região Nordeste, Considerando as peculiaridades que marcam o Semiárido e a Caatinga tem-se definida a importância da formação de agentes ambientais dentro do processo de difusão de conhecimento relacionado ao manejo dos recursos naturais e as tecnologias adaptadas a estes ambientes. Assim, o estudo e a utilização de forrageiras nativas se configuram como formas de melhor convivência com a seca, promovendo o desenvolvimento social e económico da região, cujas bases estarão pautadas nos princípios da sustentabilidade. Portanto, objetivou-se nesse capítulo dissertar sobre a experiência pedagógica com jovens filhos e filhas de agricultores durante o desenvolvimento do curso: Uso e conservação de forrageiras nativas na alimentação animal do Projeto de Formação de Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável', realizado em 2010 na Estação Experimental Bacia Escola em São João do Cariri. O curso surgiu no intuito de formar multiplicadores na área de desenvolvimento rural sustentável. Com isso o projeto assumiu caráter de intervivência, onde proporcionou aos contemplados conhecer a realidade de uma Universidade Rural, que desenvolve novas técnicas que são levadas para comunidades rurais tornando a produção agropecuária mais eficiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Agrárias.pt_BR
dc.titleUso e conservação de forrageiras nativas na alimentação animal: perspectivas e avanços para a formação de agentes de desenvolvimento rural sustentável.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33563-
dc.date.accessioned2023-12-12T19:54:45Z-
dc.date.available2023-12-12-
dc.date.available2023-12-12T19:54:45Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectForrageiras - alimentação animalpt_BR
dc.subjectAlimentação animal - forrageiraspt_BR
dc.subjectAgentes de Desenvolvimento Rural Sustentávelpt_BR
dc.subjectUso de forrageiras nativaspt_BR
dc.subjectForrageiras nativaspt_BR
dc.subjectJovens agricultores - formaçãopt_BR
dc.subjectForages - animal feedpt_BR
dc.subjectAnimal feed - foragept_BR
dc.subjectSustainable Rural Development Agentspt_BR
dc.subjectUse of native foragespt_BR
dc.subjectNative foragespt_BR
dc.subjectYoung farmers - trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLACERDA, Alecksandra Vieira de.-
dc.creatorLISBOA, Ana Cristina Chacon.-
dc.creatorDORNELAS, Carina Seixas Maia.-
dc.creatorBARBOSA, Francisca Maria.-
dc.creatorARAÚJO, Tiago Gonçalves Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse and conservation of native forages in animal feed: perspectives and advances for the training of sustainable rural development agents.pt_BR
dc.identifier.citationLACERDA, Alecksandra Vieira de; LISBOA, Ana Cristina Chacon; DORNELAS, Carina Seixas Maia; BARBOSA, Francisca Maria; ARAÚJO, Tiago Gonçalves Pereira. Uso e conservação de forrageiras nativas na alimentação animal: perspectivas e avanços para a formação de agentes de desenvolvimento rural sustentável. IN: ARAUJO, //alexandre Eduardo de; SANTOS, Fabiana do Nascimento (organizadores). Interveniência universitária: uma experiência de educação contextualizada. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011. ISBN: 978-85-7745-907-0. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33563pt_BR
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USO E CONSERVAÇÃO DE FORRAGEIRAS NATIVAS NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL - CAP DE LIVRO CDSA 2011.pdfUso e conservação de forrageiras nativas na alimentação animal: perspectivas e avanços para a formação de agentes de desenvolvimento rural sustentável. - Cap. de Livro CDSA 20117.54 MBAdobe PDFView/Open


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