Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33565
Title: | Educação Básica do campo: organização pedagógica das escolas do meio rural. |
Other Titles: | Basic Education in the countryside: pedagogical organization of schools in rural areas. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Maria do Socorro. |
Keywords: | Educação do Campo;Educação Básica do Campo;Escolas do campo;Escolas do meio rural - organização pedagógica;Organização pedagógica - escolas do meio rural;Disputas de projetos no campo;Agronegócio e agricultura familiar;Educação do Campo e agricultura familiar;Countryside Education;Basic Rural Education;Country schools;Rural schools - pedagogical organization;Pedagogical organization - rural schools;Project disputes in the field;Agribusiness and family farming;Rural Education and family farming |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Maria do Socorro. Educação Básica do campo: organização pedagógica das escolas do meio rural. In: BATISTA, Maria do Socorro Xavier (organizadora). Movimentos sociais, Estado e políticas públicas de Educação do Campo: pesquisas e práticas educativas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011. ISBN: 978-85-7745-871-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33565 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste texto1 pretende-se discutir organização pedagógica das escolas localizadas no meio rural, para tanto destacamos dois polos que se inter-relacionam: um polo que acontece fora da escola - a discussão sobre a Escola do Campo, só pode ser feita se sairmos de dentro dela - com a necessidade de discutir o projeto de escola articulado ao projeto de sociedade que queremos para este país. Que campo temos e que campo queremos? Como se dá a relação entre o campo e a cidade? Como a escola pode contribuir na construção de um projeto alternativo ao projeto hegemónico neoliberal e do agronegócio? Outro pólo da reflexão se dá dentro da escola - o que caracteriza o modelo hegemónico de Educação Rural implantado no campo brasileiro Como se dá o planejamento e a organização do trabalho pedagógico? E a relação entre os diferentes sujeitos que compõem a escola Como nas atividades de ensino e aprendizagem se articulam os diferentes dispositivos para atingir os objetivos e finalidades da educação |
Keywords: | Educação do Campo Educação Básica do Campo Escolas do campo Escolas do meio rural - organização pedagógica Organização pedagógica - escolas do meio rural Disputas de projetos no campo Agronegócio e agricultura familiar Educação do Campo e agricultura familiar Countryside Education Basic Rural Education Country schools Rural schools - pedagogical organization Pedagogical organization - rural schools Project disputes in the field Agribusiness and family farming Rural Education and family farming |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33565 |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO - ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA - CAP DE LIVRO CDSA 2011.pdf | Educação Básica do campo: organização pedagógica das escolas do meio rural. - Cap. de Livro CDSA 2011 | 3.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.