Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLUIZ, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8315663856837784pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Eliete Correia dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Eliete Correia dospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3267723385743006pt_BR
dc.contributor.referee1XAVIER, Manassés Morais.-
dc.contributor.referee2FRANCELINO, Pedro Farias.-
dc.description.resumoO professor, enquanto sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem, contribui com reflexões diversas, através do ser/fazer docente. Nesta perspectiva, a presente dissertação contempla o “protagonismo docente”, com ênfase no agir do professor em contexto de ensino remoto. A questão norteadora compreende: como foi desenvolvido o protagonismo docente de professores de linguagens dos anos finais do ensino fundamental atuantes em contexto de ensino remoto? O objetivo geral é: analisar o protagonismo docente como ato responsável nos discursos de professores de linguagens dos anos finais do ensino fundamental atuantes em contexto de ensino remoto na cidade de Montadas/PB. E os objetivos específicos: I - Identificar as configurações do protagonismo docente em contexto de ensino remoto, através dos perfis profissionais e sociais dos professores; II - Descrever o protagonismo docente através dos usos da linguagem no ensino remoto por meio das TDICs considerando os discursos relatados; III - Caracterizar o professor protagonista, através dos discursos apresentados. O arcabouço teórico compreende a concepção enunciativo-discursiva na perspectiva apresentada pelos estudiosos representantes do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 1997, 2003; MEDVIÉDEV, 2019; VOLÓCHINOV, 2018) na perspectiva do ato responsável (BAKHTIN, 2017; AMORIM, 2009), subsidiados pela Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006; FRANCELINO; XAVIER, 2014; ALMEIDA, 2005; BAKHTIN, 2016; SANTOS, 2013; SOBRAL, 2019). Enfatizamos aspectos do professor protagonista (MOURA; FORSTER, 2012; SALES, 2009) das TDICs e do ensino remoto (KENSKI, 2003, ALVES, 2020; AOKI, 2004). Em termos metodológicos, a pesquisa insere-se no campo das ciências humanas em relação a perspectiva dos estudos dialógicos, em que os atos dos sujeitos, através dos discursos não se limitam a diálogos superficiais (SANTOS, 2013; XAVIER, 2018) de natureza qualitativa (MOREIRA; CALEFFE, 2008) do tipo descritivo-interpretativista (CELANI, 2005). O contexto de geração de dados recupera o período de pandemia, através do recorte histórico que compreendeu: o período de março de 2020 a setembro de 2021. Os sujeitos da pesquisa são docentes da área de linguagens atuantes nos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública. Os instrumentos utilizados compreenderam: o questionário (GIL, 2008) e as entrevistas semiestruturadas (CRESWELL, 2007). Para a análise, foram elencadas categorias, a partir da rede de vozes e relações dialógicas estabelecidas com o ensino remoto. Em síntese, nos discursos docentes verbalizados, são reveladas as singularidades representativas do eu, enquanto seres expressivos e falantes, demonstram-se elementos desafiadores, desestimulantes, mas, sobretudo, práticas exitosas, na constituição do ser/fazer docente, na interação discursiva e nos usos das TDICs. De modo particular, o protagonismo docente é demonstrado na unicidade dos atos vivenciados, através das relações dialógicas “eu” e o “outro”, da consciência responsável, da alteridade e dos posicionamentos valorativos e emotivos-volitivos expressos no agir do professor protagonista que reflete, resiste e luta a partir das suas vivências. Portanto, através das vozes docentes expressas nesta pesquisa, esperamos contribuir com a construção de diálogos, sobre o protagonismo docente como ato responsável em tempos de ensino remoto e pós ensino remoto, a partir de experiências legítimas capazes de apresentar o contexto real e apontar novos direcionamentos para análises futuras, a respeito da valorização docente e importância da formação dos professores para o ser/fazer docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleProtagonismo docente como ato responsável: uma análise dialógica dos discursos de professores de linguagens em contexto de ensino remoto.pt_BR
dc.date.issued2023-08-29-
dc.description.abstractThe teacher, as an active subject in the teaching and learning process, contributes with diverse reflections, through being/doing teaching. In this perspective, the present dissertation contemplates the “teaching protagonism”, with emphasis on the teacher's action in the context of remote teaching. The guiding question comprises: how was the teaching protagonism of language teachers in the final years of elementary school developed in the context of remote teaching? The general objective is: to analyze the teaching protagonism as a responsible act in the speeches of language teachers in the final years of elementary school working in the context of remote teaching in the city of Montadas/PB. And the specific objectives: I - Identify the configurations of teaching protagonism in the context of remote teaching, through the professional and social profiles of teachers; II - To describe the teaching protagonism through the uses of language in remote teaching through TDICs considering the reported speeches; III - Characterize the protagonist teacher in the Bakhtinian perspective, through the speeches presented. The theoretical framework comprises the enunciative-discursive conception in the perspective presented by scholars representing the Bakhtin Circle (BAKHTIN, 1997, 2003; MEDVIÉDEV, 2019; VOLÓCHINOV, 2018) in the perspective of the responsible act (BAKHTIN, 2017; AMORIM, 2009), subsidized through Dialogic Discourse Analysis (BRAIT, 2006; FRANCELINO; XAVIER, 2014; ALMEIDA, 2005; BAKHTIN, 2016; SANTOS, 2013; SOBRAL, 2019). We emphasize aspects of the protagonist teacher (MOURA; FORSTER, 2012; SALES, 2009) of DICTs and remote teaching (KENSKI, 2003, ALVES, 2020; AOKI, 2004). In methodological terms, the research falls within the field of human sciences in relation to the perspective of dialogical studies, in which the acts of subjects, through speeches, are not limited to superficial dialogues (SANTOS, 2013; XAVIER, 2018) of a qualitative nature (MOREIRA; CALEFFE, 2008) of the descriptive-interpretative type (CELANI, 2005). The context of data generation recovers the pandemic period, through the historical cut that comprised: the period from March 2020 to September 2021. The research subjects are teachers in the language area who work in the final years of elementary school in a school public. The instruments used included: the questionnaire (GIL, 2008) and semistructured interviews (CRESWELL, 2007). For the analysis, categories were listed, based on the network of voices and dialogic relationships established with remote teaching. In summary, in the verbalized teaching speeches, the representative singularities of the I are revealed, as expressive and speaking beings, challenging, discouraging elements are demonstrated, but, above all, successful practices, in the constitution of the teaching being/doing, in the discursive interaction and in the uses of DICTs. In particular, the teaching protagonism is demonstrated in the uniqueness of the acts experienced, through the dialogical relations between “I” and the “other”, of the responsible conscience, of alterity and of the evaluative and emotional-volitional positions expressed in the acting of the protagonist teacher who reflects , resists and fights based on their experiences. Therefore, through the teaching voices expressed in this research, we hope to contribute to the construction of dialogues, about the teaching role as a responsible act in times of remote teaching and post-remote teaching, based on legitimate experiences capable of presenting the real context and pointing out new directions. for future analyses, regarding the valuation of teachers and the importance of training teachers for being/doing teaching.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33571-
dc.date.accessioned2023-12-13T18:22:46Z-
dc.date.available2023-12-13-
dc.date.available2023-12-13T18:22:46Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectProtagonismo Docentept_BR
dc.subjectAto Responsávelpt_BR
dc.subjectAnálise Dialógica do Discursopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectTeaching Protagonismpt_BR
dc.subjectResponsible Actpt_BR
dc.subjectDialogic Discourse Analysispt_BR
dc.subjectRemote Learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUIZ, Josenilda Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher protagonism as a responsible act: a dialogic analysis of the discourses of language teachers in the context of remote teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationLUIZ, Josenilda Santos. Protagonismo docente como ato responsável: uma análise dialógica dos discursos de professores de linguagens em contexto de ensino remoto. 2023. 196 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSENILDA SANTOS LUIZ – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2023.pdf5.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.