Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581
Title: Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II.
Other Titles: Signs and senses in Education: educational policies and Educational Psychology Vol. II.
???metadata.dc.creator???: CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda.
CANTALICE, Maria Betânia do Nascimento.
PIMENTEL, Marijane Alves Andrade.
CARVALHO, Sandra Maria Cordeiro Rocha de.
ESCARIÃO, Adréia Dutra.
LEMOS, Simone Alves Nepomuceno.
MEDEIROS, Valéria Matos Leitão de.
Keywords: Políticas educacionais;Psicologia da educação;Formação docente;Políticas de formação docente;Exclusão e inclusão - pessoa com deficiência;Pessoa com deficiência - exclusão;Criança - opinião sobre escola infantil;Escola infantil;Infância e linguagem;Profissional de Educação Física - SUS;Educational policies;Educational psychology;Teacher training;Teacher training policies;Exclusion and inclusion - people with disabilities;Person with disability - exclusion;Children - opinion about children's school;Kindergarten;Childhood and language;Physical Education Professional - SUS
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda (organizadora). Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010. ISBN: 978-85-7745-706-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581
???metadata.dc.description.resumo???: O livro "As políticas públicas e práticas educativas" resulta de um esforço coletivo e do compromisso das autoras em compartilhar comigo e com os futuros leitores a alegria de poder socializar a produção acadêmica, fruto das pesquisas realizadas ao longo das suas trajetórias de vida. Os artigos que compõem o livro abordam questões relevantes sobre a educação. Permitem aos leitores ampliar reflexões e conhecimentos em torno de questões inquietantes como políticas de formação docente, educação infantil, inclusão e exclusão de pessoas com deficiências, linguagem e literatura infantil. Os artigos são contextualizados no tempo histórico. As reflexões são pertinentes, atuais e provocativas. Foram sistematizadas durante o caminhar das autoras no Curso de Mestrado em Educação, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Na perspectíva de socializarem as suas reflexões, as autoras produziram os artigos concretizando os desejos acadêmicos que renovam a cada dia: produzir ciência em razão de um compromisso ético com a educação voltada para o desenvolvimento social. Os artigos traduzem o conhecimento relacionado às pesquisas que realizaram em razão do compromisso político-acadêmico com a produção do saber. Ou seja: um conhecimento ético em razão da emancipação e da humanização. À medida que foram produzindo e compartilhando o saber, as autoras permitem a si próprias e aos leitores a continuação saudável e necessária da formação continuada. Por esta razão, a publicação deste livro representa expor o compromisso das autoras com a pesquisa, com a ciência, com o trabalho de construção do conhecimento.
Keywords: Políticas educacionais
Psicologia da educação
Formação docente
Políticas de formação docente
Exclusão e inclusão - pessoa com deficiência
Pessoa com deficiência - exclusão
Criança - opinião sobre escola infantil
Escola infantil
Infância e linguagem
Profissional de Educação Física - SUS
Educational policies
Educational psychology
Teacher training
Teacher training policies
Exclusion and inclusion - people with disabilities
Person with disability - exclusion
Children - opinion about children's school
Kindergarten
Childhood and language
Physical Education Professional - SUS
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581
Appears in Collections:Livros e E-books Completos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SINAIS E SENTIDOS EM EDUCAÇÃO VOL II - LIVRO CDSA 2010.pdfSinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. - Livro CDSA 201033.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.