Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPACHECO, F. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7216501788441521pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Elizabeth Maria da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA;Elizabeth Maria dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2114551483682345pt_BR
dc.contributor.referee1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.-
dc.contributor.referee2BOTELHO, Laura Silveira.-
dc.contributor.referee3XAVIER, Manassés Morais.-
dc.contributor.referee4ALVES, Maria de Fátima.-
dc.description.resumoEsta investigação amplia discussões sobre o ensino de escrita em contexto acadêmico, focalizando, de modo especial, experiências vivenciadas por professores com esse ensino. Tem como questionamento norteador: O que está prescrito, planificado e é realizado no ensino de escrita acadêmica de um curso de Letras Português em uma universidade pública brasileira? Seu objetivo geral é investigar o ensino de escrita acadêmica prescrito, planificado e realizado no curso referido. Já os objetivos específicos são: 1) Identificar objetos e abordagens de ensino de escrita acadêmica prescritos na ementa da disciplina Iniciação à Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (ILPTA) ofertada no curso citado; (2) Mapear objetos e abordagens de ensino de escrita acadêmica planificados em planos de curso dessa disciplina ILPTA, (3) Identificar objetos e abordagens de ensino de escrita acadêmica subjacentes ao trabalho realizado na disciplina ILPTA e (4) Analisar reflexões dos docentes de ILPTA sobre o trabalho realizado nessa disciplina. Esta pesquisa ancora-se em pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento, tendo como base principalmente os trabalhos desenvolvidos por Street (1994, 2003, 2014) e Gee (1996), nas discussões sobre os letramentos acadêmicos (FIAD, 2015; FISCHER, 2007; 2008, 2010; IVANIC, 2004; LEA; STREET, 1998; 2014, LILLIS; SCOTT, 2007; ZAVALA, 2010) e o trabalho docente prescrito, planificado e realizado (BRONCKART; MACHADO, 2009; CLOT, 2006; MACHADO,2006; LIRA; RAFAEL,2022) Metodologicamente, o presente estudo está situado no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; 2009; 2013;), no paradigma interpretativista, sob uma abordagem qualitativa dos dados (BOGDAN; BIKLEN, 1994; SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009; PRODANOV; FREITAS, 2013). Trata-se de uma pesquisa de natureza híbrida, do tipo experiencial (MICCOLI, 2014) e exploratório (GIL, 2008). O corpus é constituído por dois conjuntos de dados: (1) planos de curso da disciplina ILPTA e (2) registros de entrevistas realizadas com cinco docentes do curso de Letras Português de uma universidade pública localizada no nordeste brasileiro. O procedimento analítico pauta-se na técnica de triangulação de dados (MARCONDES; BRISOLA, 2014) considerando que o ensino da escrita acadêmica evidenciado nos trabalhos prescrito, planificado e realizado dos professores estão situados na ementa da disciplina ILPTA, em planos de curso e nos relatos dos discentes. Os resultados indicam o gênero como principal objeto de ensino ((LINO DE ARAÚJO, 2014) e as abordagens habilidade de estudo, socialização acadêmica e, por vezes, indícios da abordagem letramentos acadêmicos (LEA; STREET,1998) sinalizados nos trabalhos dos professores. Identificamos ainda, na abordagem didática do gênero, a mobilização de elementos fundamentados em proporções teórico metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONKART, 1999), apontando assim propostas significativas no trabalho do professor com o ensino de escrita em contexto acadêmico. Esperamos que a visibilidade dada neste estudo ao ensino de escrita acadêmica, a partir dos trabalhos prescrito, planificado e realizado, possa trazer contribuições a outros colegas de trabalho e auxilie discentes e demais interessados, fortalecendo, assim, a construção de conhecimentos nessa área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleEnsino de escrita acadêmica em um curso de Letras Português: do trabalho prescrito ao realizado.pt_BR
dc.date.issued2023-06-13-
dc.description.abstractThis investigation enlarge discutions about writing teaching in academic context, focusing, in a especial way, experiences lived by teachers with this teaching. Its guinding question is: What’s prescribed, planned and carried out in the teaching of academic writing in a Portuguese Languages course at a Brazilian public university? Its general object is to investigate the teaching os academic writing prescribed, planned and carried out in that course. The especifc objectives are: 1) To identify objects and approaches for teaching academic writing prescribed in the syllabus of the discipline Initioation to reading and production of academic texts offered in de course; 2) Mapping academic writing teaching objects and approaches planned in course plans for this discipline; 3) Identify academic writing teaching objects and approahes underlying the work carried out in the discipline; 4)To analyze reflections of ILPTA professores on the work carried out in this discipline, considering didactic transposition and approaches to teaching academic writing mobilized in this work. This Study anchors in the theoretical anssumptions of the New Literacy Studies, mainly based on the works carried out by Street (1994, 2003, 2014) and Gee (1996), in discussions about academic literacies FIAD, 2015; FISCHER, 2007; 2008, 2010; IVANIC, 2004; LEA; STREET, 1998; 2014, LILLIS; SCOTT, 2007; ZAVALA, 2010) and teaching work prescribed, planned and carried out (BRONCKART; MACHADO, 2009; CLOT, 2006; MACHADO,2006; LIRA; RAFAEL,2022). Methodologically, the presente study is situated in the field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006; 2009; 2013) in the interpretive paradigma, under a qualitative approach of the data (BOGDAN; BIKLEN, 1994; SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009; PRODANOV; FREITAS, 2013). This is a reserch of a hybrid nature, of the experiencial type (MICCOLI, 2014) and exploratory (GIL, 2008). The corpus consists of two sets of data: (1) ILPTA course plans and (2) records of interviews with five teachers of the Portuguese Languages course at a public university located in norteastern Brazil. The analytical procedure is baseado on the data triangulation technique (MARCONDES; BRISOLA, 2014). Considering that the teaching of academic writing evidenced in the prescribed, planned and performed works of the professors are located in the ILPTA discipline syllabus, in course plans and in the students' reports. The results indicate gender as the main teaching object ((LINO DE ARAÚJO, 2014) and the study skills, academic socialization and, sometimes, insinuations of the academic literacy approach (LEA; STREET, 1998) signaled in the teachers' work. We also identified, in the didactic approach of the genre, the capture of fundamental elements in theoretical and methodological proportions of Sociodiscursive Interactionism (BRONKART, 1999). We hope that the visibility given in this study to the teaching of academic writing, based on the work prescribed, planned and carried out, can bring contributions to other co-workers and help students and other interested parties, thus strengthening the construction of knowledge in this area.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33585-
dc.date.accessioned2023-12-14T12:30:04Z-
dc.date.available2023-12-14-
dc.date.available2023-12-14T12:30:04Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de escrita acadêmicapt_BR
dc.subjectObjetos de ensinopt_BR
dc.subjectAbordagens de ensinopt_BR
dc.subjectLetramentos acadêmicospt_BR
dc.subjectAcademic writing teachingpt_BR
dc.subjectTeaching objectspt_BR
dc.subjectTeaching approachespt_BR
dc.subjectAcademic Literacypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPACHECO, Francineide Francisca.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching academic writing in a Portuguese Language course: from prescribed to accomplished work.pt_BR
dc.identifier.citationPACHECO, Francineide Francisca. Ensino de escrita acadêmica em um curso de Letras Português: do trabalho prescrito ao realizado. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCINEIDE FRANCISCA PACHECO – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2023.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.