Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33589
Title: Economia solidária: a percepção de educadores na prática pedagogica no progama Projovem Campo Saberes da Terra em Jaçanã - RN.
Other Titles: Solidarity economy: the perception of educators in pedagogical practice in the Projovem Campo Saberes da Terra program in Jaçanã - RN.
Economía solidaria: la percepción de los educadores en la práctica pedagógica en el programa Projovem Campo Saberes da Terra en Jaçanã - RN.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Eusivan Santos Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Ramilton Marinho.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CONCEIÇÃO, Marta Maria da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JUSTINO FILHO, José.
Keywords: Economia solidária;Educadores;Projovem campo;Solidarity economy;Educators
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Eusivan Santos Medeiros. Economia solidária: a percepção de educadores na prática pedagogica no progama Projovem Campo Saberes da Terra em Jaçanã - RN. 2013. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A Economia Solidária é originária das mais diversas lutas e bandeiras defendida pela classe trabalhadora e organizada através dos movimentos sociais e se apresenta como alternativa ao modelo econômico capitalista, que produz riquezas gerando desigualdades sociais e a destruição do meio ambiente. Portanto, a Economia Solidária surge como alternativa, pois vem de encontro à ausência de políticas públicas para absorção de trabalhadores e suprir as necessidades imediatas de soluções decorrentes do desemprego e da falta de qualificação profissional impulsionados por um regime capitalista. Neste contexto para ser educador em Educação de Jovens e Adultos (EJA) é necessário conhecer a história de exclusão por que passa as classes populares deste país e que busca emancipação e condições de melhoria financeira Para entender tal identidade relacionada à EJA, o professor precisa entender os motivos reais desta parcela de discentes estarem fora da dinâmica escolar conto também despertar expectativas futuras para continuidade dos estudos e sua qualiíicação profissional. Deste modo este trabalho tem por objetivo descrever a compreensão dos educadores de EJA no Programa Projovem Campo Saberes da Terra a cerca da Economia Solidária A metodologia adotada para esta pesquisa foi a abordagem qualitativa, trabalhando os significados motivos e aspirações dos docentes do Programa Projovem Campo Saberes da Terra do município de Jaçanã/RN. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário contendo questões subjetivas com o intuito de traçar o perãl dos educadores pesquisados. () processamento de dados foi a partir da Técnica de Análise de Conteúdos. A partir da coleta de dados observou—se que os educadores do Programa apresentam nível técnico ou superior em pedagogia e são em Sua maioria do sexo feminino. Os profissionais apresentam uma percepção correta a cerca da educação popular, Quando questionados em relação às dificuldades na prática pedagógica dos temas sugeridos pelo Programa a maioria dos professores relata a necessidade de formação para desempenhar suas atividades em sala de aula. Em relação à percepção de Economia Solidária os participantes apresentam uma visão sobre a temática Deste modo, a educação de adultos engloba todo o processo de aprendizagem formal ou informal de onde pessoas 'aadultas” desenvolvem suas habilidades, enriquecem seu conhecimento e aperfeiçoam suas qualificações técnicas e proíissionais. A proposta do Programa Projovem Campo Saberes da Terra vem possibilitar uma interpretação e caracterização do público que possui uma história de exclusão, é consciente, militante e busca sua emancipação. Essa formação tem em seu princípio a qualificação profissional e social possibilitando aos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem (edmador e educando) diferentes formas e momentos de apropriação e produção de aprendizagem respeitando e contextualizando com a realidade do educando. Para tanto, os conhecimentos inerentes a. esta parcela de educadores é indispensável para a organização da aprendizagem deste público proporcionando sentido e significado ao discente, enquanto que, para o educador motivação na produção desses sentidos.
Abstract: The Solidarity Economy is sourced from various struggles and flags supported by the working class and organized through social movements and is an alternative to the capitalist economic model that produces wealth generating social inequality and environmental destruction. Therefore, the Solidarity Economy is an alternative as it comes against the lack of public policies to absorb workers and meet the immediate solutions arising from unemployment and lack of professional qualification driven by a capitalist regime. In this context to be an educator in Education for Youth and Adulta (EIA) is necessary to know the history of exclusion by passing the working classes of this country and who seeks emancipation and improved firmncial conditions. To understand such identity -related adult education, teachers need to understand the real reasons for this portion of students arc out of school dynamics as well as future expectations awakening to continue their studies and their professional qualitication. Thus this paper aims to describe the understanding of educators EJA Program Projovem Field Knowledge of the Earth about the Solidarity Economy. The methodology adopted for this research was a qualitative approach, working the meanings motivos and aspirations of teachers Program Projovem Field Knowledge of Earth's city of Jacana ! RN. The instrument for data collection was a questionnaire with subjective questions in order to profile the educators surveyed. Data processing was from Technical Analysis of Contents. From the data collection showed that educators Program present technical level or higher in education and are mostly female. The professionals have a correct perception about popular education. When questioned regarding the difliculties in teaching practice of the topics suggested by the program most teachers reported the need for training to perform their activities in the classroom. Regarding perception of Solidarity Economy participants present & view on the subject.Thus, adult education encompasses the entire process of formal or informal learning where people "adult" develop their abilities, enrich their knowledge and enhance their technical and professional qualit—ications. The proposed program Projovem Field Knowledge Earth comes enable interpretation and characterization of the public who has a history of exclusion, is conscious, militam and seeks emancipation. This training is in its early social and voeational skills enabling individuals involved in the process of teaching and learning (teacher and student) different ways and moments of appropriation and production of contextualizing learning and respecting the reality of the smdent. Therefore, the knowledge inhenent in this installment of educators is essential to the learning organization providing this public sense and meaning to the student , while for the educator motivation in producing these senses.
???metadata.dc.description.resumen???: La Economía Solidaria tiene su origen en las más diversas luchas y banderas defendidas por clase obrera y organizada a través de movimientos sociales y se presenta como alternativa al modelo económico capitalista, que produce riqueza generando Desigualdades sociales y destrucción ambiental. Por tanto, la Economía Solidaria surge como una alternativa, ya que responde a la ausencia de políticas públicas para absorción de trabajadores y satisfacer las necesidades inmediatas de soluciones derivadas de la desempleo y falta de cualificación profesional impulsados ​​por un régimen capitalista. En este contexto, ser educador en Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es Es necesario conocer la historia de exclusión que atraviesan las clases populares de este país y que busca la emancipación y condiciones de mejora financiera Para entender esto identidad relacionada con EJA, el profesor necesita comprender las verdaderas razones de esto porción de estudiantes están fuera de la dinámica escolar también espero despertar Expectativas futuras de continuación de estudios y cualificaciones profesionales. De esto Por lo tanto, este trabajo tiene como objetivo describir la comprensión de los educadores de EJA. en el Programa Projovem Campo Saberes da Terra sobre Economía Solidaria La metodología adoptada para esta investigación fue el enfoque cualitativo, trabajando en la significados, motivos y aspiraciones de los docentes del Programa Projovem Campo Saberes de Terreno en el municipio de Jaçanã/RN. El instrumento para la recolección de datos fue un cuestionario que contiene preguntas subjetivas con el objetivo de perfilar el perfil del los educadores investigaron. () el procesamiento de datos se basó en la Técnica de Análisis de Contenidos. De la recolección de datos, se observó que los educadores del Programa tener nivel técnico o superior en pedagogía y en su mayoría ser del mismo sexo femenino. Los profesionales tienen una percepción correcta sobre la educación popular, cuando se le preguntó sobre las dificultades en la práctica pedagógica de temas sugeridos por el Programa, la mayoría de los docentes reportan la necesidad de capacitación para el desempeño de sus actividades en el aula. En cuanto a la percepción de Los participantes de Economía Solidaria presentan una visión sobre el tema de este Así, la educación de adultos abarca todo el proceso de educación formal o ambiente informal donde las personas "adultas" desarrollan sus habilidades, enriquecen su conocimientos y mejorar sus cualificaciones técnicas y profesionales. La propuesta del El Programa Projovem Campo Saberes da Terra permite la interpretación y caracterización del público que tiene una historia de exclusión, es consciente, militante y busca su emancipación. Esta formación tiene como núcleo la cualificación profesional. y social, facilitando a los sujetos implicados en el proceso de enseñanza y aprendizaje. (educador y estudiante) diferentes formas y momentos de apropiación y producción de aprender respetando y contextualizando la realidad del estudiante. Para tanto, el conocimiento inherente a. Este grupo de educadores es esencial para la organización del aprendizaje para esta audiencia proporcionando significado y significado
Keywords: Economia solidária
Educadores
Projovem campo
Solidarity economy
Educators
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação de Adultos
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33589
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EUSIVAN SANTOS MEDEIROS SILVA - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2013.pdfEusivan Santos Medeiros Silva - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 201311.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.