Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3360
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, S. C. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6921624271452465pt_BR
dc.contributor.advisor1MALAGODI, Edgard Afonso.-
dc.contributor.advisor1IDMALAGODI, E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3651975547134022pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Jacob Carlos.-
dc.contributor.referee2MACHADO, Antônio Berto.-
dc.description.resumoA Constituição Federal de 1988 representou o ideal de redemocratização do país, abrindo novos espaços de mediação dos interesses do Estado e da sociedade civil. Os espaços de participação são redefinidos, assumindo um viés institucional. Nesse momento, os conselhos aparecem como um mecanismo deliberativo e com a promessa de assegurar o controle social. A sociedade civil é ,então, chamada para acompanhar e intervir nas ações governamentais, como as políticas públicas educacionais. O FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério), é um programa governamental de caráter deliberativo. Instituído em âmbito nacional como resposta do governo federal às reformas no campo das políticas públicas educacionais, privilegia o processo de descentralização dos recursos financeiros para a educação, aqui especificamente, o ensino fundamental. A sua implementação condiciona a criação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social dos Recursos do FUNDEF, o CACS, um mecanismo de controle social, cuja finalidade é garantir o acompanhamento e a fiscalização dos seus recursos pela sociedade. Apesar do otimismo freqüentemente depositado nos mecanismos de controle social, dado às experiências bem sucedidas, os limites do seu potencial participativo, particularmente o CACS, é maquiado pelo poder político local, que tem no clientelismo o tratamento tradicional de conduzir a coisa pública. E o caso município de Apodi-RN.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia-
dc.titlePolíticas públicas e poder local: o conselho que fiscaliza os recursos do FUNDEF como mecanismos de controle social ou de poder clientelístico local?pt_BR
dc.date.issued2002-05-02-
dc.description.abstractThe Federal Constitution of 1988 represented an ideal of national redemocratization, opening new mediated spaces between State and civil society. The participation spaces are redefined, assuming an institutional face. In this moment, the "conselhos" - comittes constituted by members of civil society and state - emerge as a deliberative mechanism and promising to guarantee the social control. Civil society is, then, called to follow and intervene in the governamental actions such as education public policies. FUNDEF - Funding for Management and Development of Fundamental School and Teachership Valorization - is a deliberative governmental program. It is formed at national level as a response of the federal government to reforms in the field of educational public policies, valuing the process of educational financial resources decentralization, here specifically, the fundamental level. Its implementation regulates the creation of the Committee of evaluation and social control of financial fundings from FUNDEF - CACS (Conselho de Acompanhamento e Controle social dos recursos do FUNDEF), which is a social control mechanism to inspect the use and applicability of the resources in the society. In spite of the optimism often deposited on the social control mechanisms, due to the successful experiences, the limits of its participative potential, particularly CACS, is masked by the local political power, which has had on the clientelism the traditional way to conduct the public business. That is the case of Apodi municipality in the State of Rio Grande do Norte.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3360-
dc.date.accessioned2019-04-05T16:25:05Z-
dc.date.available2019-03-05-
dc.date.available2019-04-05T16:25:05Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas-
dc.subjectPublic policy-
dc.subjectPolíticas educacionais-
dc.subjectEducational policies-
dc.subjectPolíticas educativas-
dc.subjectReforma educacional-
dc.subjectReforma educativa-
dc.subjectEducational reform-
dc.subjectEnsino fundamental-
dc.subjectElementary School-
dc.subjectEnseñanza fundamental-
dc.subjectControle social-
dc.subjectControl social-
dc.subjectSocial control-
dc.subjectFUNDEF-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Simone Cabral Marinho dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePublic policies and local power: the council that controls the resources of FUNDEF as mechanisms of social control or local clientelistic power ?.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Políticas públicas e poder local: o conselho que fiscaliza os recursos do FUNDEF como mecanismos de controle social ou de poder clientelístico local?. 2002. 118f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3360pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2002.pdfSimone Cabral Marinho dos Santos - Dissertação PPGCS CH 200211.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.