Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33610
Title: Lendas folclóricas como ferramentas didáticas para ensino de ciências numa Escola Estadual de Cuité-PB.
Other Titles: Folk legends as teaching tools for teaching science at a State School in Cuité-PB.
Las leyendas populares como herramientas didácticas para la enseñanza de las ciencias. en una escuela estatal en Cuité-PB.
???metadata.dc.creator???: SIRINO, Miriam Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Joséclécio Dutra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA, Sânzia Viviane Farias Ferreira.
Keywords: Folclore;Ensino de ciências - folclore;Curupira - curta- metragem;Saci-pererê - curta-metragem;Iara - curta-metragem;Escola André Vidal de Negreiros - Cuité - PB;Folclore - recurso didático - ensino de ciências;Folklore;Science teaching - folklore;Curupira - short- footage;Saci-pererê - short film;Iara - short film;André Vidal de Negreiros School - Cuité - PB;Folklore - teaching resource - science teaching;Folklore;Enseñanza de las ciencias - folklore;Curupira - corto- imágenes;Saci-pererê - cortometraje;Iara - cortometraje;Colegio André Vidal de Negreiros - Cuité - PB;Folclore - recurso didáctico - enseñanza de las ciencias
Issue Date: 10-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SIRINO, Miriam Silva. Lendas folclóricas como ferramentas didáticas para ensino de ciências numa Escola Estadual de Cuité-PB. 2023. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação desempenha um papel importante na formação de cidadãos democráticos, independentes e criativos. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo trabalhar o potencial didático das curta-metragem: o curupira; saci-pererê e iara, como ferramenta para ensino de Ciências e Biologia na turma de 8 ano da escola EEEF André Vidal de Negreiros, Cuité – PB. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas e todas realizadas no mês de outubro de 2023. A partir da sequência didática 90,5% dos alunos concordou na possibilidade de trabalhar com lendas folclóricas em sala de aula, juntamente a matéria de ciências. Conclui-se, que a aplicação obteve resultados satisfatórios, mas que essa abordagem não tem o objetivo de substituir o livro didático, e sim auxiliar o professor na interdisciplinaridade, debates ou outras atividades que queira desenvolver.
Abstract: Education plays an important role in the formation of democratic, independent, and creative citizens. In view of this, the research aimed to work on the didactic potential of the short film: curupira; saci-pererê and iara, as a tool for teaching Science and Biology in the 8th grade class of the school EEEF André Vidal de Negreiros, Cuité - PB. The work was developed in 4 stages and all carried out in October 2023. From the didactic sequence, 90.5% of the students agreed on the possibility of working with folk legends in the classroom, together with the science subject. It is concluded that the application obtained satisfactory results, but that this approach does not aim to replace the textbook, but to assist the teacher in interdisciplinarity, debates or other activities that he/she wants to develop.
???metadata.dc.description.resumen???: La educación juega un papel importante en la formación de ciudadanos democráticos, independiente y creativo. Ante esto, la investigación tuvo como objetivo trabajar en el potencial didáctica de cortometrajes: curupira; saci-pererê e iara, como herramienta de enseñanza Ciencias y Biología en la clase de 8º grado de la escuela EEEF André Vidal de Negreiros, Cuité – PB. El trabajo se desarrolló en cuatro etapas y todas realizadas en octubre de 2023. De la secuencia didáctica, el 90,5% de los estudiantes coincidieron en la posibilidad de trabajar con leyendas populares en el aula, junto con materias de ciencias. Se concluye que el aplicación obtuvo resultados satisfactorios, pero este enfoque no pretende reemplazar el libro de texto, sino ayudar al docente en la interdisciplinariedad, debates o otras actividades que quieras desarrollar.
Keywords: Folclore
Ensino de ciências - folclore
Curupira - curta- metragem
Saci-pererê - curta-metragem
Iara - curta-metragem
Escola André Vidal de Negreiros - Cuité - PB
Folclore - recurso didático - ensino de ciências
Folklore
Science teaching - folklore
Curupira - short- footage
Saci-pererê - short film
Iara - short film
André Vidal de Negreiros School - Cuité - PB
Folklore - teaching resource - science teaching
Folklore
Enseñanza de las ciencias - folklore
Curupira - corto- imágenes
Saci-pererê - cortometraje
Iara - cortometraje
Colegio André Vidal de Negreiros - Cuité - PB
Folclore - recurso didáctico - enseñanza de las ciencias
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33610
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRIAM SILVA SIRINO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfMirian Silva Sirino - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2023 772.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.