Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33610
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSIRINO, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5384222766507775pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Joséclécio Dutra.-
dc.contributor.referee1IDDANTAS, J. D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9578968519982943pt_BR
dc.contributor.referee2CUNHA, Sânzia Viviane Farias Ferreira.-
dc.contributor.referee2IDhttp://lattes.cnpq.br/1507583056956538pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1507583056956538pt_BR
dc.description.resumoA Educação desempenha um papel importante na formação de cidadãos democráticos, independentes e criativos. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo trabalhar o potencial didático das curta-metragem: o curupira; saci-pererê e iara, como ferramenta para ensino de Ciências e Biologia na turma de 8 ano da escola EEEF André Vidal de Negreiros, Cuité – PB. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas e todas realizadas no mês de outubro de 2023. A partir da sequência didática 90,5% dos alunos concordou na possibilidade de trabalhar com lendas folclóricas em sala de aula, juntamente a matéria de ciências. Conclui-se, que a aplicação obteve resultados satisfatórios, mas que essa abordagem não tem o objetivo de substituir o livro didático, e sim auxiliar o professor na interdisciplinaridade, debates ou outras atividades que queira desenvolver.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleLendas folclóricas como ferramentas didáticas para ensino de ciências numa Escola Estadual de Cuité-PB.pt_BR
dc.date.issued2023-11-10-
dc.description.abstractEducation plays an important role in the formation of democratic, independent, and creative citizens. In view of this, the research aimed to work on the didactic potential of the short film: curupira; saci-pererê and iara, as a tool for teaching Science and Biology in the 8th grade class of the school EEEF André Vidal de Negreiros, Cuité - PB. The work was developed in 4 stages and all carried out in October 2023. From the didactic sequence, 90.5% of the students agreed on the possibility of working with folk legends in the classroom, together with the science subject. It is concluded that the application obtained satisfactory results, but that this approach does not aim to replace the textbook, but to assist the teacher in interdisciplinarity, debates or other activities that he/she wants to develop.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33610-
dc.date.accessioned2023-12-14T20:18:08Z-
dc.date.available2023-12-14-
dc.date.available2023-12-14T20:18:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFolclorept_BR
dc.subjectEnsino de ciências - folclorept_BR
dc.subjectCurupira - curta- metragempt_BR
dc.subjectSaci-pererê - curta-metragempt_BR
dc.subjectIara - curta-metragempt_BR
dc.subjectEscola André Vidal de Negreiros - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectFolclore - recurso didático - ensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFolklorept_BR
dc.subjectScience teaching - folklorept_BR
dc.subjectCurupira - short- footagept_BR
dc.subjectSaci-pererê - short filmpt_BR
dc.subjectIara - short filmpt_BR
dc.subjectAndré Vidal de Negreiros School - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectFolklore - teaching resource - science teachingpt_BR
dc.subjectFolklorept_BR
dc.subjectEnseñanza de las ciencias - folklorept_BR
dc.subjectCurupira - corto- imágenespt_BR
dc.subjectSaci-pererê - cortometrajept_BR
dc.subjectIara - cortometrajept_BR
dc.subjectColegio André Vidal de Negreiros - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectFolclore - recurso didáctico - enseñanza de las cienciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSIRINO, Miriam Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFolk legends as teaching tools for teaching science at a State School in Cuité-PB.pt_BR
dc.title.alternativeLas leyendas populares como herramientas didácticas para la enseñanza de las ciencias. en una escuela estatal en Cuité-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSIRINO, Miriam Silva. Lendas folclóricas como ferramentas didáticas para ensino de ciências numa Escola Estadual de Cuité-PB. 2023. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenLa educación juega un papel importante en la formación de ciudadanos democráticos, independiente y creativo. Ante esto, la investigación tuvo como objetivo trabajar en el potencial didáctica de cortometrajes: curupira; saci-pererê e iara, como herramienta de enseñanza Ciencias y Biología en la clase de 8º grado de la escuela EEEF André Vidal de Negreiros, Cuité – PB. El trabajo se desarrolló en cuatro etapas y todas realizadas en octubre de 2023. De la secuencia didáctica, el 90,5% de los estudiantes coincidieron en la posibilidad de trabajar con leyendas populares en el aula, junto con materias de ciencias. Se concluye que el aplicación obtuvo resultados satisfactorios, pero este enfoque no pretende reemplazar el libro de texto, sino ayudar al docente en la interdisciplinariedad, debates o otras actividades que quieras desarrollar.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRIAM SILVA SIRINO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfMirian Silva Sirino - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2023 772.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.