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Title: Transformando o São João: montação e passabilidade de gênero na quadrilha junina.
Other Titles: Transforming São João: assembly and gender passability in the june gang.
???metadata.dc.creator???: MEIRA, Vanessa Belmiro dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GRÜNEWALD, Rodrigo de Azeredo.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ARAÚJO, Martinho Tota Filho Rocha de.
???metadata.dc.contributor.referee4???: DUQUE, Tiago.
Keywords: Identidade de gênero;Quadrilhas juninas – performatividade;Passabilidade;Damas gs e damas trans;Quadrilhas juninas – montação;Cultura e identidade;Gender identity;June gangs – performativity;Passability;Checkers gs and checkers trans;June gangs – assembly;Culture and identity
Issue Date: 14-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEIRA, Vanessa Belmiro dos Santos. Transformando o São João: montação e passabilidade de gênero na quadrilha junina. 2023. 268 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa é analisar a construção da identidade de gênero feminina a partir da montação e da passabilidade utilizadas pelas Damas Gs e Damas Trans de uma quadrilha junina, protagonista das festas juninas de Campina Grande-PB. As quadrilhas juninas consideradas “estilizadas” propõem mudanças estruturais na dança, tanto nos aspectos materiais- trajes, cenários, músicas e coreografias- quanto nos aspectos ideológicos, abordando temas importantes para o debate social em suas apresentações. Como resultado desse processo cambiante tem-se observado a ampliação do protagonismo de pessoas LGBTs, como mulheres trans e artistas transformistas homossexuais que desempenham o papel de damas. No campo das Ciências Sociais, e, sobretudo na Teoria Queer, o debate sobre identidade e de papeis sociais tem sido conduzido a partir da compreensão da lógica performativa do sujeito para além da dicotomia homem/masculino x mulher/feminino. Sendo assim, o exercício proposto na produção deste trabalho baseou-se na compreensão dos mecanismos de construção da identidade feminina a partir da performance de Damas Gs e de Damas Trans durante sua participação na quadrilha. Na execução da nossa pesquisa utilizamos como técnicas de coleta de dados a entrevista, a observação participante, os registros audiovisuais e a análise documental. Previamente, verificamos que as quadrilhas juninas, enquanto espaço de sociabilidades e de representação simbólica, configura-se como (re) produtora de processos identitários, acompanhando as mudanças sociais. Para além do debate da manutenção (ou não) da matriz binária (homem = cavalheiro x mulher = dama) presente no ambiente quadrilheiro, o protagonismo das Damas Gs e das Damas Trans promove a ressignificação e reedição da dança na tradição junina. Contudo, ainda que algumas quadrilhas juninas sejam consideradas espaços de acolhimento e de respeito à diversidade sexual e de gênero, identificamos em nossa pesquisa que a inclusão da diversidade sexual não é ponto passivo dado que existem nas quadrilhas conflitos e disputas por espaço e representatividade.
Abstract: The objective of this research is to analyze the construction of female identity from the montage and passability used by Damas Gs and Damas Trans of a June gang in Campina Grande-PB. The “stylized” June gangs propose structural changes in dance, in material aspects: costumes, sets, music, and choreographies, as well as in ideological aspects, verified with their proposal to address important topics for social debat e in their presentations. As a result, there has been an increase in the protagonism of LGBT people, trans women and homosexual cross-dressing artists who play the role of ladies. In the field of Social Sciences, and especially in Queer Theory, the debate on identity and social roles has been conducted from the understanding of the performative logic of the subject beyond the dichotomy male x female. Thus, the exercise proposed in the production of this work was based on the understanding of the mechanisms of construction of female identity of the Gs Ladies and Trans Ladies / transvestites, and for this, we used as techniques for data collection, the interview, participant observation, audiovisual records and documentary analysis. Previously, we verified that the June gangs, as a space for sociability, are configured as producers of symbolic meaning and, therefore, constructors of identity processes, and the transformations that occur in their midst are a reflection of social changes. In addition to the debate on maintaining (or not) the binary matrix (man = gentleman x woman = lady) present in the square scene, the protagonism of Damas Gs and Damas Trans promotes the re-signification and re-edition of dance in the June tradition. And, finally, even though the June gangs are considered spaces of welcome and respect for sexual and gender diversity, it does not mean that there are no conflicts and disputes for space and representation.
Keywords: Identidade de gênero
Quadrilhas juninas – performatividade
Passabilidade
Damas gs e damas trans
Quadrilhas juninas – montação
Cultura e identidade
Gender identity
June gangs – performativity
Passability
Checkers gs and checkers trans
June gangs – assembly
Culture and identity
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33613
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

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