Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33633
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MEDEIROS, B. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9841689104392147 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PINHEIRO-MARIZ, Josilene. | - |
dc.contributor.advisor1ID | PINHEIRO-MARIZ | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SYLVESTRE, Fernanda Aquino. | - |
dc.contributor.referee2 | OLIVEIRA, Maria Angélica de. | - |
dc.description.resumo | Entendendo a literatura como um espaço também de resistências, propomo-nos a pensar essa arte pelo viés sociológico, buscando compreender como ela pode ecoar pensamentos e difundir ideias. Assim, esta dissertação de mestrado resulta dos estudos a respeito da literatura como forma de ampliar conhecimentos e quebrar paradigmas e estereótipos em torno da representação da personagem bruxa. O corpus deste trabalho é constituído pelo romance histórico Eu, Tituba, bruxa negra de Salem, da autora guadalupense Maryse Condé e os contos: A cartomante e Quem me deu foi a manhã, dos brasileiros Machado de Assis e Marina Colasanti, respectivamente; também, passeamos pelo conto de fadas João e Maria, dos Irmãos Grimm. A escolha de diferentes autores se deu pela necessidade de identificarmos como essas personagens são descritas em literaturas diversas, tanto em época, quanto em estilo, ressaltando-se o olhar da autora em relação ao autor. Neste trabalho acadêmico, intentamos responder à seguinte questão de pesquisa: Como a personagem bruxa foi construída historicamente nas literaturas de culturas distintas e qual o seu reflexo na esfera social? Desse modo, esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se contribuir com a formação de leitores críticos e reflexivos, bem como colaborar com a constatação e a relevância de se estudar a construção da mulher bruxa na literatura de diferentes períodos. Nosso objetivo geral é, portanto, refletir sobre a construção social da personagem bruxa na literatura de períodos e culturas distintas; e, os específicos são: 1) Repensar caminhos que possam contribuir futuramente nas aulas de Literatura no ensino básico para a quebra dos estereótipos da figura feminina da bruxa; 2) Identificar qual é a representação da bruxa na Literatura, com o olhar voltado para os elementos históricos e sociais, analisando como essa personagem é caracterizada no romance Eu, Tituba: Bruxa negra de Salem, bem como nos contos A cartomante , Quem me deu foi a manhã e em João e Maria; e por último, 3) Discutir acerca dos aspectos socioculturais que norteiam a história das mulheres. Nossas discussões são ancoradas em Cosson e Paulino (2009), que abordam o letramento literário, bem como a importância de buscá-lo na prática pedagógica, Lajolo (2018) e Colomer (2003), que nos trazem pontos relevantes sobre para a formação do leitor literário. Trazemos aspectos históricos a respeito da caça às bruxas e sobre a história da trajetória feminina ao longo dos anos, para isso tomamos como base as reflexões de Russel e Alexander (2019), Federici (2017) e Perrot (2017). Analisamos as personagens bruxas a partir de teorias feministas e, nesse sentido, nos baseamos na teoria crítica do feminismo decolonial e nas discussões propostas por Vergès (2020), Davis (2013), Ribeiro (2018), hooks (2020), dentre outras fontes. Ainda nos ancoramos nos fundamentamos de Candido (1985), que nos apresenta contribuições pertinentes e precisas a respeito da relação entre a literatura e a sociedade. Os aspectos metodológicos deste trabalho inserem-se no paradigma de pesquisa qualitativa, com caráter interpretativista e documental, de acordo com Sousa Santos (2009). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
dc.title | Desfazendo o estereótipo de bruxa e rompendo o silêncio feminino através do texto literário. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33633 | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T13:33:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-15 | - |
dc.date.available | 2023-12-15T13:33:58Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Bruxa | pt_BR |
dc.subject | Feminismo decolonial | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | História das mulheres | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Sorcière | pt_BR |
dc.subject | Féminisme décolonial | pt_BR |
dc.subject | Formation des lecteurs | pt_BR |
dc.subject | Histoire des femmes | pt_BR |
dc.subject | Littérature | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MEDEIROS, Beatriz Moreira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Undoing the witch stereotype and breaking the feminine silence through the literary text. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Beatriz Moreira. Desfazendo o estereótipo de bruxa e rompendo o silêncio feminino através do texto literário. 2023. 143 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Doutorado em Linguagem e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BEATRIZ MOREIRA MEDEIROS – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2023 (2).pdf | 893.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.