Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33634
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, V. L. O.pt_BR
dc.contributor.referee1IDLAYS OLIVEIRA DOS SANTOS, VANESSA.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3743479382957575pt_BR
dc.contributor.referee2CASADO, Wellison Gomes.-
dc.contributor.referee2IDCASADO, W. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5918770916990317pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos algumas atividades desenvolvidas para o estágio curricular supervisionado III, do curso de licenciatura em matemática, da UFCG campus de Cuité-PB. Este estágio ocorreu durante o período de 11 de julho a 19 de agosto de 2022, foi realizado numa escola de ensino médio integral e EJA, localizada na cidade de Baraúna-PB. O estágio é uma etapa que visa preparar o estagiário para a docência. Logo é necessário que este profissional esteja inserido no ambiente escolar, para que possa compreender o seu funcionamento e entender os desafios que enfrentará. A matemática é uma das disciplinas com um estigma difícil e muitas vezes temida pelos alunos. O desafio para os futuros professores é buscar maneiras de acabar com esse estereótipo. Uma das alternativas é inovar no uso das metodologias de ensino, tentar produzir aulas mais atrativas, que consiga despertar o interesse dos alunos e, além disso, dar significado para o que eles estão aprendendo. É importante mostrar para os alunos a presença e a importância da matemática no cotidiano deles. Pensando nisso, no referido estágio fizemos o uso da metodologia de lesson study aliada à resolução de problemas e jogos, visto que são metodologias com resultados positivos comprovados. O relato ainda apresenta uma análise de uma aula onde abordamos o conteúdo de análise combinatória através da aplicação de um jogo, denominado jogo senha, onde buscamos trabalhar com o raciocínio lógico dos alunos. Ainda destaco pontos positivos, negativos e adaptações que podem contribuir em futuras aplicações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleDescrição e análise de uma aula com a utilização de jogos: uma experiência com a metodologia Lesson Study.pt_BR
dc.date.issued2023-10-31-
dc.description.abstractIn this work, we present some activities developed for supervised curricular internship III, part of the mathematics teaching degree at UFCG Cuité-PB campus. This internship took place from July 11 to August 19, 2022, at a comprehensive high school and adult education (EJA) institution in Baraúna-PB. The internship is a stage that aims to prepare the intern for teaching. Therefore, it is essential for this professional to be immersed in the school environment to understand its functioning and comprehend the challenges ahead. Mathematics is a subject with a challenging stigma, often feared by students. The challenge for future teachers is to find ways to break this stereotype. One alternative is to innovate in teaching methodologies, attempting to create more engaging lessons that capture the students' interest and provide meaning to what they are learning. It is important to demonstrate to students the presence and importance of mathematics in their daily lives. With this in mind, during the internship, we used the lesson study methodology combined with problem solving and games, as these methodologies have proven positive results. The report also presents an analysis of a class where we addressed combinatorial analysis through the application of a game called code game, aiming to work on the students' logical reasoning. Positive and negative aspects, as well as adaptations that can contribute to future applications, are highlighted.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33634-
dc.date.accessioned2023-12-15T13:45:02Z-
dc.date.available2023-12-15-
dc.date.available2023-12-15T13:45:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - aula - jogospt_BR
dc.subjectLesson Studypt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics - class - gamespt_BR
dc.subjectEnseñanza de las matemáticaspt_BR
dc.subjectMatemáticas - clase - juegospt_BR
dc.subjectEstudio de la lecciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Francisco de Assis.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDescription and analysis of a class using games: a experience with the Lesson Study methodology.pt_BR
dc.title.alternativeDescripción y análisis de una clase mediante juegos: a Experiencia con la metodología Lesson Study.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Francisco de Assis. Descrição e análise de uma aula com a utilização de jogos: uma experiência com a metodologia Lesson Study. 2023. 17 fl. (Trabalho de Concluso de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenEn este trabajo presentamos algunas actividades desarrolladas para la pasantía curricular. supervisado III, de la carrera de licenciatura en matemáticas, en el campus de la UFCG en Cuité-PB. Esta pasantía se llevó a cabo durante el período del 11 de julio al 19 de agosto de 2022, se llevó a cabo en una escuela secundaria de tiempo completo y EJA, ubicada en la ciudad de Baraúna-PB. La pasantía Es una etapa que tiene como objetivo preparar al pasante para la docencia. Por lo tanto, es necesario que este profesional se inserta en el ambiente escolar, de modo que pueda comprender su operación y comprender los desafíos que enfrentará. Las matemáticas son una de las materias. con un estigma difícil y muchas veces temido por los estudiantes. El desafío para el futuro Los profesores deben buscar formas de acabar con este estereotipo. Una de las alternativas es innovar. en el uso de metodologías de enseñanza, intentar producir clases más atractivas, que puedan despertar el interés de los estudiantes y, además, dar sentido a lo que están aprendiendo. Y Es importante mostrar a los estudiantes la presencia e importancia de las matemáticas en la vida cotidiana. de ellos. Con esto en mente, en esa pasantía utilizamos la metodología de estudio de lecciones. combinado con resolución de problemas y juegos, ya que son metodologías con resultados positivos probado. El informe también presenta un análisis de una clase donde cubrimos el contenido. de análisis combinatorio mediante la aplicación de un juego, llamado juego de contraseñas, donde Buscamos trabajar con el razonamiento lógico de los estudiantes. Todavía destaco los puntos positivos, aspectos negativos y adaptaciones que pueden contribuir a futuras aplicaciones.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO DE ASSIS GOMES - TCC RELATÓRIO DE ESTÁGIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfFrancisco de Assis Gomes - TCC Relatório de Estágio Licenciatura em Matemática CES 2023 295.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.