Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33648
Title: Sociologia para o ensino médio: conteúdos e metodologias.
Other Titles: Sociology for high school: contents and methodologies.
???metadata.dc.creator???: RAMALHO, José Rodorval.
SOUSA, Rozenval de Almeida e.
LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
LIMA, Rômulo de Araújo.
AMARAL, Daaieia Nogueira.
LOURENÇO, Luiz Cláudio.
MONTEIRO, José Marciano.
ARAÚJO, Simone.
ARAÚJO, Fernanda Oliveira de.
COSTA, Patrícia Rosalba Salvador Moura.
BITENCOURT, Silvana Maria.
LIMA, Vilma Soares de.
GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
Keywords: Ensino de Sociologia;Sociologia no ensino médio;Ensino médio e Sociologia;Metodologias - ensino de Sociologia;Sociologia - estudo e ensino;Indivíduo e modernidade;Controle social;Sociologia e escola;Cartas - reflexão sociológica;Indústria cultural;Gênero - questões;Ideologia;Participação política;Cidadania e direitos humanos;Direitos humanos e cidadania;Teaching Sociology;Sociology in high school;High school and Sociology;Methodologies - Sociology teaching;Sociology - study and teaching;Individual and modernity;Social control;Sociology and school;Letters - sociological reflection;Cultural industry;Gender - issues;Ideology;Political participation;Citizenship and human rights;Human rights and citizenship
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAMALHO, José Rodorval; SOUSA, Rozenval de Almeida e (organizadores). Sociologia para o ensino médio: conteúdos e metodologias. Campina Grande-PB: Editora da UFCG, 2012. ISBN: 978-85-8001-053-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33648
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de escolarização da Sociologia no Ensino Médio tem exigido várias iniciativas da comunidade de sociólogos no que se refere ao sucesso da metodologia de ensino desta disciplina. Seminários, cursos, palestras, material didático, programas e muitos outros elementos fazem parte desse esforço de oferecer uma disciplina que contribua para a formação intelectual dos estudantes secundaristas brasileiros. Este livro foi organizado com o objetivo de auxiliar, sobretudo, os professores de Sociologia do Ensino Médio em sua lida na escola. A ideia, portanto, é propor alternativas didáticas para trabalhar os conteúdos de Sociologia na sala de aula, apresentando textos que analisam os mais variados fenômenos sociais seja adotando abordagens mais usuais, seja a partir de linguagens como cinema, fotografia e literatura, entre outras.
Keywords: Ensino de Sociologia
Sociologia no ensino médio
Ensino médio e Sociologia
Metodologias - ensino de Sociologia
Sociologia - estudo e ensino
Indivíduo e modernidade
Controle social
Sociologia e escola
Cartas - reflexão sociológica
Indústria cultural
Gênero - questões
Ideologia
Participação política
Cidadania e direitos humanos
Direitos humanos e cidadania
Teaching Sociology
Sociology in high school
High school and Sociology
Methodologies - Sociology teaching
Sociology - study and teaching
Individual and modernity
Social control
Sociology and school
Letters - sociological reflection
Cultural industry
Gender - issues
Ideology
Political participation
Citizenship and human rights
Human rights and citizenship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33648
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO - E-BOOK EDUFCG 2012..pdfSociologia para o ensino médio: conteúdos e metodologias. - E-boook Edufcg 201230.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.