Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33673
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARQUES, S. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5835824045827186pt_BR
dc.contributor.advisor1DINIZ, Paulo Cesar Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDDINIZ, P. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7819000664910614pt_BR
dc.contributor.referee1BRITO, Rosildo Raimundo de.-
dc.contributor.referee1IDBRITO, R. R.pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.description.resumoNa década de 50 e 60 do século XX, abrolhou no Brasil movimentos prioritariamente dedicados a educação de base e cultura popular, afunilando essa conjuntura o olhar se volta para Região Nordeste e Centro-Oeste do país, historicamente marcados pelas desigualdades sociais, campo esquecido principalmente com o caminhar desenvolvimentista dos governos em vigência. As transformações sociais advêm com os projetos de alfabetização mesmo que de atitude tímida. Na região que hoje conhecemos por Nordeste, alguns programas se fizeram presente, contudo, um destaca-se pelo seu caráter social, político, cultural e na maioria das vezes religiosas: As Escolas Radiofônicas e o Movimento de Educação de Base. No Sertão do Pajeú Pernambucano, foco deste trabalho essa vivência transformou sociologicamente as Comunidades Rurais, levando conhecimento não apenas das letras, números, mas de educação de base: política, social e cultural. Através deste levante que a região passa a organizar-se em: Associações, Cooperativas e Sindicatos, todos ligados inicialmente à Igreja Católica Apostólica com sede em Roma. Nosso objetivo geral foi identificar a contribuição das escolas radiofônicas na região do Pajeú para o ensino de Sociologia no âmbito do movimento de educação de base através das memórias dos sujeitos que vivenciaram este processo. Nossos objetivos específicos são pautados em: 1. Compreender o contexto histórico-político, social e econômico no qual as Escolas Radiofônicas e o Movimento de Educação de Base emergiram na Região do Pajeú Pernambucano; 2. Aprender as concepções de educação, sociologia e transformação social presente no Movimento de Educação de Base, 3. Mapeamento das Escolas Radiofônicas na Região do Sertão do Pajeú Pernambucano, 4. Compreender a importância do conceito de memória no campo da sociologia. Todos esses norteadores são as bases que fizeram o Pajeú ser reconhecido como a região mais politizada de Pernambuco. No desenrolar desta dissertação aqueles que realizarão a leitura compreenderão a razão. Mas, principalmente, conhecerão que as transformações sociais só foram possíveis através da educação de base. Parafraseando Paulo Freire: A educação mudou os sujeitos do Pajeú e os sujeitos do Pajeú transformam sua realidade social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleAs escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE.pt_BR
dc.date.issued2023-10-17-
dc.description.abstractIn the 50s and 60s of the 20th century, movements primarily dedicated to basic education and popular culture broke out in Brazil, narrowing this conjuncture the gaze turns to the Northeast and Center-West regions of the country, historically marked by social inequalities, a forgotten field mainly with the developmental path of the current governments. Social transformations come with literacy projects, even with a timid attitude. In the region we know today as the Northeast, some programs were present, however, one stands out for its social, political, cultural and most often religious character: The Radio Schools and the Basic Education Movement. In the Sertão do Pajeú Pernambucano, the focus of this work, this experience sociologically trans-formed the Rural Communities, bringing knowledge not only of letters and numbers, but of basic education: political, social and cultural. Through this uprising, the region began to organ-ize itself into: Associations, Cooperatives and Unions, all initially linked to the Catholic Apos-tolic Church based in Rome. Our general objective was to identify the contribution of radio schools in Afogados de Ingazeira - PE for the teaching of Sociology in the context of the basic education movement through the memories of the subjects who experienced the movement in the Region of Pajeú Pernambucano. Our specific objectives are based on: 1. Understanding the historical-political, social and economic context in which the Escolas Radiofônicas and the Basic Education Movement emerged in the Region of Pajeú Pernambucano; 2. Learn the con-cepts of education, sociology and social transformation present in the Basic Education Move-ment, 3. Mapping of Radiophonic Schools in the Region of Sertão do Pajeú Pernambucano, 4. Understand the importance of the concept of memory in the field of sociology. All these guide-lines are the bases that made Pajeú be recognized as the most politicized region of Pernambuco. In the course of this dissertation those who will carry out the reading will understand the reason. But, above all, they will know that social transformations were only possible through basic education. Paraphrasing Paulo Freire: Education changed the subjects of Pajeú and the subjects of Pajeú transform their social reality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33673-
dc.date.accessioned2023-12-18T19:14:22Z-
dc.date.available2023-12-18-
dc.date.available2023-12-18T19:14:22Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEscolas radiofônicaspt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectMovimento de Educação de Basept_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectSertão do Pajeú-PEpt_BR
dc.subjectComunidades rurais – Pajeú-PEpt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectRádio e Educaçãopt_BR
dc.subjectRadio schoolspt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectBasic Education Movementpt_BR
dc.subjectMemoriespt_BR
dc.subjectRural communities – Pajeú-PEpt_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectRadio and Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARQUES, Silmara Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe radio schools of the Basic Education Movement and the social transformations of rural populations in the Pajeú-PE Region.pt_BR
dc.identifier.citationMARQUES, Silmara Ferreira. As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE. 2023. 182f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33673pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILMARA FERREIRA MARQUES - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2023.pdfSilmara Ferreira Marques - Dissertação ProfSócio CDSA 20232.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.