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dc.description.resumo | A educação ambiental representa uma importante ferramenta para despertar nossa percepção como integrantes e responsáveis pelo bem-estar ambiental. Neste sentido, esta é considerada como um importante agente de transformação para o desenvolvimento sustentável, sendo capaz de tornar, os seres humanos, indivíduos atuantes na conservação dos recursos naturais (UNESCO, 2005). Assim, surge a necessidade de aplicações de técnicas agrícolas que tenham como objetivo promover a sustentabilidade, por isso que a agroecologia é conceituada como uma ciência que tenta estudar, analisar e desenhar agroecossistemas sustentáveis, e para que isso aconteça, é necessário buscar uma interação entre as diferentes áreas e formas de conhecimento. A escola corresponde o melhor ambiente para programar a consciência de que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Para isso, é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, habilidades e procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. Comportamentos "ambientalmente corretos" serão aprendidos na prática do dia-a-dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene dos diversos ambientes, conforme os preceitos do MEC (2000). O desenvolvimento da agroecologia no Brasil como ciência, prática e movimento tem gerado impactos em diferentes dimensões, como no estabelecimento de sistemas produtivos conservadores dos recursos naturais, no abastecimento da população com alimentos saudáveis e de qualidade entre outras, mas especialmente uma contribuição significativa para a reprodução socioeconômica da agricultura familiar camponesa e de comunidades tradicionais. Nesse sentido, trabalhos que busquem difundir e gerar práticas agroecológicas através de espaços de intervivência promove quebras de paradigmas, permitindo que haja sustentabilidade dos recursos naturais. De acordo com Reis (2004), a escola deve refletir o meio na qual está inserida, levando em consideração as experiências do povo que está a sua volta, a sua cultura, suas tradições. Também deve explorar as possibilidades de extrapolar ou redimensionar os conhecimentos, buscando formar pessoas preocupadas com o desenvolvimento das comunidades. Assim, o presente trabalho objetiva trabalhar com a sensibilização de jovens enfatizando as práticas agroecológicas, qualificar e acompanhar jovens estudantes do ensino fundamental, para que possam atuar como membros de redes de construção do conhecimento agroecológico, na região do cariri paraibano, como também Promover o desenvolvimento social-sustentável de jovens estudantes do ensino fundamental na região do cariri paraibano, sendo assim visando a concepção dos estudantes em questão do lixo, e reutilização de materiais alternativos, como um dos principais fatores para reverter impactos ambientais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Agroecologia. Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33696 | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T11:27:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-19 | - |
dc.date.available | 2023-12-19T11:27:51Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Materiais alternativos - reutilização | pt_BR |
dc.subject | Práticas sustentáveis | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject | Sumé - PB - Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Alternative materials - reuse | pt_BR |
dc.subject | Sustainable practices | pt_BR |
dc.subject | Agroecology | pt_BR |
dc.subject | Sumé - PB - Environmental education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ABREU, Khyson Gomes. | - |
dc.creator | SOUSA, Zilane Roberta Araujo. | - |
dc.creator | LOPES, Iracy Amélia Pereira. | - |
dc.creator | DORNELAS, Carina Seixas Maia. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental education and the reuse of alternative materials: sharing sustainable practices and disseminating agroecology in a school in the municipality of Sumé - PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ABREU, Khyson Gomes; SOUSA, Zilane Roberta Araujo; LOPES, Iracy Amélia Pereira; DORNELAS, Carina Seixas Maia. Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33696 | pt_BR |
Appears in Collections: | 8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades |
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A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdf | Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. - 8º ISRMU Evento UFCG 2018 | 227.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
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