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dc.description.resumoDesde a segunda metade século XX, a presença de cães e gatos nos lares brasileiros vem aumentando, mas, paralelamente, também cresceu o número desses animais em situação de rua e os problemas decorrentes dessa superpopulação tornaram-se foco de preocupação. A educação ambiental voltada para a guarda responsável surge como instrumento fundamental para causar uma reflexão sobre as atitudes tomadas pelos seres humanos em relação a esses animais e gerar uma mudança no modo como os cães e gatos domiciliados (ou não) São tratados em nossa sociedade. Com o objetivo de habilitar professores da educação fundamental para realizar atividades de sensibilização sobre o tema com suas turmas, foi desenvolvida uma formação de professores e um acompanhamento das atividades geradas. Inicialmente, foram aplicados questionários e entrevistas de sondagem com dez professores do nível de ensino fundamental e, ao final da pesquisa, foram entrevistados sete educadores que participaram da formação. Durante os encontros, os professores se mostraram participativos e ativos nas discussões e todos desenvolveram planos de aula abordando conceitos relativos à guarda responsável e afirmaram compreenderam a importância do tema em sala de aula. Entretanto, apesar do engajamento na etapa de formação e planejamento, nem todos aplicaram as atividades propostas. Entre os motivos, foram citados o atraso nos conteúdos, ausência de vínculo afetivo com cães e gatos e falta de motivação para a inovação pedagógica, devido às dificuldades hoje associadas à profissão docente. A educação ambiental mostrou-se como um caminho propício para estimular o debate entre professores e estudantes, mas, para isso, deve ser continuada tanto nos ensinos fundamental e médio quanto na formação continuada de docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação. Ciência Animal.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleFormação de professores: sensibilização sobre a relação entre sociedade e animais de estimação.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractDesde la segunda mitad del siglo XX, la presencia de perros y gatos en los hogares brasileños ha ido en aumento, pero, al mismo tiempo, el número de estos animales sin hogar también ha crecido y los problemas derivados de esta superpoblación se han convertido en el foco de atención de preocupación. La educación ambiental enfocada en la vigilancia responsable surge como una herramienta fundamental para provocar una reflexión sobre las actitudes que el ser humano toma hacia estos animales y generar un cambio en la forma en que los perros y gatos domiciliados (o no) son tratados en nuestra sociedad. Con el fin de que los docentes de primaria puedan realizar actividades de sensibilización sobre el tema con sus clases, se desarrolló la formación docente y el seguimiento de las actividades generadas. Inicialmente, se aplicaron cuestionarios y entrevistas de encuestas a diez docentes del nivel de primaria, y al final de la investigación se entrevistó a siete educadores que participaron en la capacitación. Durante las reuniones, los maestros demostraron ser participativos y activos en las discusiones y todos desarrollaron planes de lecciones que abordan conceptos relacionados con la custodia responsable y dijeron que entendían la importancia del tema en el aula. Sin embargo, a pesar del compromiso en la etapa de capacitación y planificación, no todos aplicaron las actividades propuestas. Entre los motivos se citaron el retraso en los contenidos, la falta de vínculo afectivo con perros y gatos y la falta de motivación para la innovación pedagógica, debido a las dificultades asociadas actualmente a la profesión docente. La educación ambiental ha demostrado ser una vía propicia para estimular el debate entre docentes y alumnos, pero, para ello, debe continuarse tanto en la educación primaria y secundaria como en la formación continua de los docentes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33701-
dc.date.accessioned2023-12-19T11:43:15Z-
dc.date.available2023-12-19-
dc.date.available2023-12-19T11:43:15Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAnimais de estimaçãopt_BR
dc.subjectRelação homem-animalpt_BR
dc.subjectSociedade e animais de estimaçãopt_BR
dc.subjectDireitos animaispt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectMascotaspt_BR
dc.subjectRelación humano-animalpt_BR
dc.subjectSociedad y mascotaspt_BR
dc.subjectDerechos animalespt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTI, Brunna de Andrade Lima Pontes.-
dc.creatorGUIMARÃES-BASSOLI, Ariene Cristina Dias.-
dc.creatorLIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training: raising awareness about the relationship between society and pets.pt_BR
dc.title.alternativeFormación de profesores: Conciencia sobre la relación entre sociedad y mascotaspt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Brunna de Andrade Lima Pontes; GUIMARÃES-BASSOLI, Ariene Cristina Dias; LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo. Formação de professores: sensibilização sobre a relação entre sociedade e animais de estimação. Revista Latino-Americana de Direitos da Natureza e dos Animais, Salvador, v. 1, n. 1, p. 81-103, jan.-jun., 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33701pt_BR
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