Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33703
Title: Desafios para a formação de professores: uma experiência com educação ambiental para a guarda responsável de cães e gatos.
Other Titles: Challenges for teacher training: an experience with environmental education for the responsible ownership of dogs and cats.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTI, Brunna Andrade Lima Pontes.
LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo.
GUIMARÃES-BASSOLI, Ariene Cristina Dias.
Keywords: Formação de professores;Educação ambiental - animais;Guarda responsável de cães e gatos;Cães e gatos - guarda;Inovação pedagógica;Formação continuada;Interdisciplinaridade;Teacher training;Environmental education - animals;Responsible dog and cat ownership;Dogs and cats - guard;Pedagogical innovation;Continuing training;Interdisciplinarity
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTI, Brunna Andrade Lima Pontes; LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo; GUIMARÃES-BASSOLI, Ariene Cristina Dias. Desafios para a formação de professores: uma experiência com educação ambiental para a guarda responsável de cães e gatos. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science. v.8, n.3, set.-dez. 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33703
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo traz o recorte de um projeto de formação de professores para a inclusão, em sala de aula, das temáticas de guarda responsável e superpopulação de cães e gatos. O objetivo da intervenção foi incentivar o desenvolvimento de atividades pelos próprios docentes, sem a necessidade de presença de extensionistas universitários. Foram realizados encontros de acompanhamento para incentivar e apoiar as ideias de cada um, mas, entre os sete participantes, apenas dois concluíram todas as etapas. Em entrevistas semiestruturadas concedida posteriormente, todos apresentaram os motivos para não terem realizado o que planejaram, entre os quais destacaram-se a insegurança em relação ao tema, a incerteza sobre a reação dos estudantes e as dificuldades docentes cotidianas, como indisciplina e conteúdos atrasados. Assim, destacamos a necessidade de elaborar material didático para os cursos de formação, contribuindo para a conquista gradual de segurança e autonomia para inovar em relação às temáticas e metodologias.
Keywords: Formação de professores
Educação ambiental - animais
Guarda responsável de cães e gatos
Cães e gatos - guarda
Inovação pedagógica
Formação continuada
Interdisciplinaridade
Teacher training
Environmental education - animals
Responsible dog and cat ownership
Dogs and cats - guard
Pedagogical innovation
Continuing training
Interdisciplinarity
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência Animal. Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33703
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ARTIGO CIENTÍFICO CDSA 2019.pdfDesafios para a formação de professores: uma experiência com educação ambiental para a guarda responsável de cães e gatos. - Artigo Científico CDSA 2019295.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.