Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33703
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo traz o recorte de um projeto de formação de professores para a inclusão, em sala de aula, das temáticas de guarda responsável e superpopulação de cães e gatos. O objetivo da intervenção foi incentivar o desenvolvimento de atividades pelos próprios docentes, sem a necessidade de presença de extensionistas universitários. Foram realizados encontros de acompanhamento para incentivar e apoiar as ideias de cada um, mas, entre os sete participantes, apenas dois concluíram todas as etapas. Em entrevistas semiestruturadas concedida posteriormente, todos apresentaram os motivos para não terem realizado o que planejaram, entre os quais destacaram-se a insegurança em relação ao tema, a incerteza sobre a reação dos estudantes e as dificuldades docentes cotidianas, como indisciplina e conteúdos atrasados. Assim, destacamos a necessidade de elaborar material didático para os cursos de formação, contribuindo para a conquista gradual de segurança e autonomia para inovar em relação às temáticas e metodologias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência Animal. Educação.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleDesafios para a formação de professores: uma experiência com educação ambiental para a guarda responsável de cães e gatos.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33703-
dc.date.accessioned2023-12-19T11:50:25Z-
dc.date.available2023-12-19-
dc.date.available2023-12-19T11:50:25Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação ambiental - animaispt_BR
dc.subjectGuarda responsável de cães e gatospt_BR
dc.subjectCães e gatos - guardapt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEnvironmental education - animalspt_BR
dc.subjectResponsible dog and cat ownershippt_BR
dc.subjectDogs and cats - guardpt_BR
dc.subjectPedagogical innovationpt_BR
dc.subjectContinuing trainingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTI, Brunna Andrade Lima Pontes.-
dc.creatorLIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo.-
dc.creatorGUIMARÃES-BASSOLI, Ariene Cristina Dias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges for teacher training: an experience with environmental education for the responsible ownership of dogs and cats.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Brunna Andrade Lima Pontes; LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo; GUIMARÃES-BASSOLI, Ariene Cristina Dias. Desafios para a formação de professores: uma experiência com educação ambiental para a guarda responsável de cães e gatos. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science. v.8, n.3, set.-dez. 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33703pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ARTIGO CIENTÍFICO CDSA 2019.pdfDesafios para a formação de professores: uma experiência com educação ambiental para a guarda responsável de cães e gatos. - Artigo Científico CDSA 2019295.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.