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dc.description.resumoNo ano de 2015 o Brasil gerou em torno de 79,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos, sendo coletados 90,8% desse total, enquanto na região nordeste esse índice cai para 78,6%, (ABRELPE, 2015), ou seja, são milhões de toneladas de resíduos sem coleta e sem disposição final correta. Lopes (2003) descreve gestão dos resíduos sólidos como normas e leis pertinentes e definem gerenciamento como ações de operações relacionadas aos resíduos, desde sua coleta até a disposição final. A Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos (PNRS) é uma lei recente e bastante avançada, que apresenta instrumentos importantes para o enfrentamento dos principais problemas socioambientais, decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos, dentre eles a pesquisa científica e tecnológica e a educação ambiental (BRASIL, 2010). A responsabilidade compartilhada está definida nessa lei como a ação de diversos atores sociais, diante do ciclo de vida dos produtos, com a finalidade de reduzir o volume minimizar os impactos à saúde e ao ambiente. A compostagem surge então como técnica de reaproveitamento de rejeitos e consequente redução do volume atendendo as exigências da lei. A educação ambiental é aqui entendida como uma prática pedagógica emancipatória e crítica, capaz de produzir valores sustentáveis, a partir do questionamento os padrões e comportamentos estabelecidos, construindo um novo repertório de modos de ser, compreender a e agir, favorecendo a construção de um sujeito ecológico (GUIMARÃES, 1995; LOUREIRO, 2006; CARVALHO, 2012). O reaproveitamento ou a reciclagem de resíduos são conceitos e práticas que devem ser incorporadas às atividades humanas. A compostagem é considerada como um procedimento onde restos orgânicos resultam em adubo. Ela pode acontecer através apenas dos microrganismos, ou em simbiose entre as minhocas e microrganismos, chamada de vermicompostagem (AQUINO et al., 1992; EDWADS et al., 1998; COUTO et al., 2008). Para Morales et al. (2017) a compostagem pode ser uma prática de valorização dos resíduos sólidos orgânicos sendo a essência da educação ambiental. As universidades, enquanto centro de produção de conhecimento tem se preocupado em gerir adequadamente seus resíduos, embora a gestão seja complexa, necessitando, segundo Conto (2012), de enorme gasto de energia e de ação interativa da comunidade universitária. A ambientalização curricular na educação superior é uma ideia nova e inovadora que tem como objetivo atrelar a sustentabilidade às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária (FIGUEREDO et al., 2017), cultivando valores ambientais e princípios éticos, tonando as universidades "espaços educadores sustentáveis" (TRAJBER & SATO, 2001 apud FIGUEREDO et al., 2017). O presente estudo tem o objetivo de descrever e analisar uma experiência na gestão de resíduos sólidos orgânicos entrelaçada com a educação ambiental, através da vermicompostagem, desenvolvida no (orto Florestal Olho D'Água da Bica (HFODB), Centro de Educação e Saúde (CES), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEcologia.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleCompostagem: gestão dos resíduos orgânicos e educação ambiental no CES/UFCG.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33727-
dc.date.accessioned2023-12-20T12:29:24Z-
dc.date.available2023-12-20-
dc.date.available2023-12-20T12:29:24Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCompostagem - CES UFCGpt_BR
dc.subjectGestão de resíduos orgânicos - CES UFCGpt_BR
dc.subjectCentro de Educação e Saúde - UFCG - compostagempt_BR
dc.subjectProjeto de extensãopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos de podas de plantaspt_BR
dc.subjectPoda de plantas - resíduospt_BR
dc.subjectHorto Florestal Olho D’Água da Bica - CES UFCGpt_BR
dc.subjectComposting - CES UFCGpt_BR
dc.subjectOrganic waste management - CES UFCGpt_BR
dc.subjectEducation and Health Center - UFCG - compostingpt_BR
dc.subjectExtension projectpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectPlant pruning residuespt_BR
dc.subjectPlant pruning - wastept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Alderisvânia Santos.-
dc.creatorOLIVEIRA, Antônio Kydelmir Dantas de.-
dc.creatorSILVA, Ana Maria da.-
dc.creatorSILVA, Viviane Farias.-
dc.creatorLINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComposting: organic waste management and environmental education at CES/UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Alderisvânia Santos; OLIVEIRA, Antônio Kydelmir Dantas de; SILVA, Ana Maria da; SILVA, Viviane Farias; LINHEIRA, Caroline Zabendzala. Compostagem: gestão dos resíduos orgânicos e educação ambiental no CES/UFCG. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33727pt_BR
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COMPOSTAGEM - GESTÃO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS E EDUCAÇÃO- 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdfCompostagem: gestão dos resíduos orgânicos e educação ambiental no CES/UFCG. - 8º ISRMU Evento UFCG 2018237.58 kBAdobe PDFView/Open


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