Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33732
Title: | Educação ambiental: abordando o tema sustentabilidade com alunos de uma escola pública. |
Other Titles: | Environmental education: addressing the topic of sustainability with students from a public school. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Ariana da Mota. LOPES, Adriano Salviano. DORNELA, Carina Seixas Maia. LOPES, Iracy Amélia Pereira. LACERDA, Alecksandra Vieira. |
Keywords: | Educação Ambiental;Sustentabilidade;Escola pública - Educação Ambiental;Escola Municipal Gonçala Rodrigues de Freitas - Sumé - PB;Extensão ambiental;Estudo de percepção;Percepção de alunos - sustentabilidade;Environmental education;Sustainability;Public school - Environmental Education;Gonçala Rodrigues de Freitas Municipal School - Sumé - PB;Environmental extension;Perception study;Student perception - sustainability |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Ariana da Mota; LOPES, Adriano Salviano; DORNELA, Carina Seixas Maia; LOPES, Iracy Amélia Pereira; LACERDA, Alecksandra Vieira. Educação ambiental: abordando o tema sustentabilidade com alunos de uma escola pública. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33732 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A grande mudança que vem ocorrendo no cenário atual mundial causa transtornos que vão além das mudanças climáticas e de paisagens nos ecossistemas. Segundo Brown (2003), a população perde também com a exaustão das terras agrícolas férteis, o desaparecimento de florestas repletas de matéria prima, o desaparecimento de animais no meio aquático pela dispersão de resíduos poluentes que contaminam os rios, além das catástrofes naturais como enchentes, secas, terremotos e incêndios florestai, gerando uma verdadeira crise social e ambiental. Para Trajber e Sorrentino (2007), essa crise ambiental nunca vista na história se deve à enormidade de nossos poderes humanos, pois tudo o que fazemos tem efeitos colaterais, que tornam inadequadas as ferramentas éticas que herdamos do passado diante dos poderes que possuímos atualmente. A educação ambiental assume assim a sua parte no enfrentamento dessa crise radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto à totalidade dos habitantes de cada base territorial, de forma permanente, continuada e para todos. Assim, um dos grandes desafios está em traçar uma educação que possibilite o fortalecimento de atividades que estejam dentro da ética sustentável, ou seja, ecologicamente corretas, economicamente viável e socialmente justas, respeitando as diversidades biológicas, cultural e ética, como também fortalecendo atividades que gerem o mínimo de impacto ao meio ambiente. Com isso, a educação ambiental surge como estratégia para enfrentar esse desafio. Segundo Marcatto (2002), é através da extensão ambiental, segmento da Educação Ambiental que atua no sentido de difundir informações sobre preservação e recuperação do meio ambiente e na adaptação de técnicas, leis e normas de controle de atividades potencialmente poluidoras, que é possível estruturarem e poder efetivamente contribuir no processo de gerenciamento, controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras do meio ambiente em nível local. Portanto, esse trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de alunos do 8º e 9º ano de uma escola pública a respeito do tema sustentabilidade, como também promover através de aulas dinâmicas uma compreensão crítica e complexa da realidade socioambiental. |
Keywords: | Educação Ambiental Sustentabilidade Escola pública - Educação Ambiental Escola Municipal Gonçala Rodrigues de Freitas - Sumé - PB Extensão ambiental Estudo de percepção Percepção de alunos - sustentabilidade Environmental education Sustainability Public school - Environmental Education Gonçala Rodrigues de Freitas Municipal School - Sumé - PB Environmental extension Perception study Student perception - sustainability |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ecologia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33732 |
Appears in Collections: | 8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ABORDANDO O TEMA SUSTENTABILIDADE - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdf | Educação ambiental: abordando o tema sustentabilidade com alunos de uma escola pública. - 8º ISRMU Evento UFCG 2018 | 293.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.