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dc.description.resumo | A grande mudança que vem ocorrendo no cenário atual mundial causa transtornos que vão além das mudanças climáticas e de paisagens nos ecossistemas. Segundo Brown (2003), a população perde também com a exaustão das terras agrícolas férteis, o desaparecimento de florestas repletas de matéria prima, o desaparecimento de animais no meio aquático pela dispersão de resíduos poluentes que contaminam os rios, além das catástrofes naturais como enchentes, secas, terremotos e incêndios florestai, gerando uma verdadeira crise social e ambiental. Para Trajber e Sorrentino (2007), essa crise ambiental nunca vista na história se deve à enormidade de nossos poderes humanos, pois tudo o que fazemos tem efeitos colaterais, que tornam inadequadas as ferramentas éticas que herdamos do passado diante dos poderes que possuímos atualmente. A educação ambiental assume assim a sua parte no enfrentamento dessa crise radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto à totalidade dos habitantes de cada base territorial, de forma permanente, continuada e para todos. Assim, um dos grandes desafios está em traçar uma educação que possibilite o fortalecimento de atividades que estejam dentro da ética sustentável, ou seja, ecologicamente corretas, economicamente viável e socialmente justas, respeitando as diversidades biológicas, cultural e ética, como também fortalecendo atividades que gerem o mínimo de impacto ao meio ambiente. Com isso, a educação ambiental surge como estratégia para enfrentar esse desafio. Segundo Marcatto (2002), é através da extensão ambiental, segmento da Educação Ambiental que atua no sentido de difundir informações sobre preservação e recuperação do meio ambiente e na adaptação de técnicas, leis e normas de controle de atividades potencialmente poluidoras, que é possível estruturarem e poder efetivamente contribuir no processo de gerenciamento, controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras do meio ambiente em nível local. Portanto, esse trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de alunos do 8º e 9º ano de uma escola pública a respeito do tema sustentabilidade, como também promover através de aulas dinâmicas uma compreensão crítica e complexa da realidade socioambiental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ecologia. | pt_BR |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental: abordando o tema sustentabilidade com alunos de uma escola pública. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33732 | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T12:45:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20 | - |
dc.date.available | 2023-12-20T12:45:26Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Escola pública - Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal Gonçala Rodrigues de Freitas - Sumé - PB | pt_BR |
dc.subject | Extensão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Estudo de percepção | pt_BR |
dc.subject | Percepção de alunos - sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.subject | Public school - Environmental Education | pt_BR |
dc.subject | Gonçala Rodrigues de Freitas Municipal School - Sumé - PB | pt_BR |
dc.subject | Environmental extension | pt_BR |
dc.subject | Perception study | pt_BR |
dc.subject | Student perception - sustainability | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Ariana da Mota. | - |
dc.creator | LOPES, Adriano Salviano. | - |
dc.creator | DORNELA, Carina Seixas Maia. | - |
dc.creator | LOPES, Iracy Amélia Pereira. | - |
dc.creator | LACERDA, Alecksandra Vieira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental education: addressing the topic of sustainability with students from a public school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ariana da Mota; LOPES, Adriano Salviano; DORNELA, Carina Seixas Maia; LOPES, Iracy Amélia Pereira; LACERDA, Alecksandra Vieira. Educação ambiental: abordando o tema sustentabilidade com alunos de uma escola pública. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33732 | pt_BR |
Appears in Collections: | 8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades |
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ABORDANDO O TEMA SUSTENTABILIDADE - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdf | Educação ambiental: abordando o tema sustentabilidade com alunos de uma escola pública. - 8º ISRMU Evento UFCG 2018 | 293.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
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