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dc.description.resumoA grande mudança que vem ocorrendo no cenário atual mundial causa transtornos que vão além das mudanças climáticas e de paisagens nos ecossistemas. Segundo Brown (2003), a população perde também com a exaustão das terras agrícolas férteis, o desaparecimento de florestas repletas de matéria prima, o desaparecimento de animais no meio aquático pela dispersão de resíduos poluentes que contaminam os rios, além das catástrofes naturais como enchentes, secas, terremotos e incêndios florestai, gerando uma verdadeira crise social e ambiental. Para Trajber e Sorrentino (2007), essa crise ambiental nunca vista na história se deve à enormidade de nossos poderes humanos, pois tudo o que fazemos tem efeitos colaterais, que tornam inadequadas as ferramentas éticas que herdamos do passado diante dos poderes que possuímos atualmente. A educação ambiental assume assim a sua parte no enfrentamento dessa crise radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto à totalidade dos habitantes de cada base territorial, de forma permanente, continuada e para todos. Assim, um dos grandes desafios está em traçar uma educação que possibilite o fortalecimento de atividades que estejam dentro da ética sustentável, ou seja, ecologicamente corretas, economicamente viável e socialmente justas, respeitando as diversidades biológicas, cultural e ética, como também fortalecendo atividades que gerem o mínimo de impacto ao meio ambiente. Com isso, a educação ambiental surge como estratégia para enfrentar esse desafio. Segundo Marcatto (2002), é através da extensão ambiental, segmento da Educação Ambiental que atua no sentido de difundir informações sobre preservação e recuperação do meio ambiente e na adaptação de técnicas, leis e normas de controle de atividades potencialmente poluidoras, que é possível estruturarem e poder efetivamente contribuir no processo de gerenciamento, controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras do meio ambiente em nível local. Portanto, esse trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de alunos do 8º e 9º ano de uma escola pública a respeito do tema sustentabilidade, como também promover através de aulas dinâmicas uma compreensão crítica e complexa da realidade socioambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEcologia.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleEducação ambiental: abordando o tema sustentabilidade com alunos de uma escola pública.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33732-
dc.date.accessioned2023-12-20T12:45:26Z-
dc.date.available2023-12-20-
dc.date.available2023-12-20T12:45:26Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEscola pública - Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectEscola Municipal Gonçala Rodrigues de Freitas - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectExtensão ambientalpt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectPercepção de alunos - sustentabilidadept_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectPublic school - Environmental Educationpt_BR
dc.subjectGonçala Rodrigues de Freitas Municipal School - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectEnvironmental extensionpt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectStudent perception - sustainabilitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Ariana da Mota.-
dc.creatorLOPES, Adriano Salviano.-
dc.creatorDORNELA, Carina Seixas Maia.-
dc.creatorLOPES, Iracy Amélia Pereira.-
dc.creatorLACERDA, Alecksandra Vieira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education: addressing the topic of sustainability with students from a public school.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ariana da Mota; LOPES, Adriano Salviano; DORNELA, Carina Seixas Maia; LOPES, Iracy Amélia Pereira; LACERDA, Alecksandra Vieira. Educação ambiental: abordando o tema sustentabilidade com alunos de uma escola pública. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33732pt_BR
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ABORDANDO O TEMA SUSTENTABILIDADE - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdfEducação ambiental: abordando o tema sustentabilidade com alunos de uma escola pública. - 8º ISRMU Evento UFCG 2018293.33 kBAdobe PDFView/Open


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