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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | Segundo Albercini e Pontes (2004), um litro de óleo é capaz de esgotar o oxigênio de até 20 mil litros de água, formando, em poucos dias, uma fina camada sobre uma superfície de 100 m², que bloqueia a passagem de ar e luz, impedindo a respiração e a fotossíntese, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática - fitoplâncton. No solo, o descarte do óleo causa a impermeabilização da camada superficial, deixando o solo poluído e impróprio para uso (PARAÍSO, 2008). Segundo declarações da ONU (2017) uma grande proporção de águas residuais ainda é liberada para o Meio Ambiente sem ser coletada ou tratada. Isto é particularmente verdadeiro nos países de baixa renda, que em média tratam apenas 8% das águas residuais domésticas e industriais, em comparação com 70% nos países de alta renda. Como resultado, em muitas regiões do mundo, a água contaminada e descarregada em rios e lagos terminam nos oceanos, com consequências negativas para o meio ambiente e a Saúde Pública. A contaminação da água enfraquece ou destrói os ecossistemas naturais que sustentam a saúde humana, a produção alimentar e a biodiversidade. Portanto, há uma necessidade urgente para a comunidade global unir-se para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade da água. Diante dessa realidade, torna-se necessária a necessidade da reciclagem do óleo como uma forma de mitigar os impactos ambientais e sociais causado por esse produto, e também como uma alternativa de geração de renda as famílias que desejam fabricar esse produto e comercializá-lo na comunidade. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (2016), a educação ambiental no contexto da gestão ambiental pública caracteriza-se por processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Dessa forma, a educação ambiental deve estar inserida em todas as áreas e grupos sociais, como escolas, empresas, associações, cooperativas de forma a garantir que os indivíduos tenham conhecimento sobre conservações do meio ambiente e sustentabilidade no seu dia-a-dia. Portanto, esse trabalho tem como objetivo apresentar aos agricultores que fazem parte da Associação dos Produtores Familiares Agroecológicos de Sumé o processo de produção do sabão ecológico a partir do óleo de cozinha usado (óleo residual), como também discutir a importância da reciclagem do óleo para o meio ambiente e atividade de produção do sabão ecológico como uma tecnologia social geradora de trabalho e renda. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ecologia. Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental: produção de sabão ecológico como ferramenta de tecnologia social. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33733 | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T13:16:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20 | - |
dc.date.available | 2023-12-20T13:16:31Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental. | pt_BR |
dc.subject | Sabão ecológico | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia social - sabão ecológico | pt_BR |
dc.subject | Óleo residual - aproveitamento | pt_BR |
dc.subject | Sabão - obtenção com óleo residual | pt_BR |
dc.subject | Óleo de cozinha - produção de sabão | pt_BR |
dc.subject | Sítio Pitombeira - sumé - PB | pt_BR |
dc.subject | Extensão rural | pt_BR |
dc.subject | Dia de Campo - CDSA - Sítio Pitombeira - Sumé - PB | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem do óleo de cozinha | pt_BR |
dc.subject | Associação dos Produtores Familiares Agroecológicos de Sumé | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Environmental education. | pt_BR |
dc.subject | Ecological soap | pt_BR |
dc.subject | Social technology - ecological soap | pt_BR |
dc.subject | Waste oil - utilization | pt_BR |
dc.subject | Soap - obtaining with residual oil | pt_BR |
dc.subject | Cooking oil - soap production | pt_BR |
dc.subject | Sítio Pitombeira - sumé - PB | pt_BR |
dc.subject | Rural extension | pt_BR |
dc.subject | Field Day - CDSA - Sítio Pitombeira - Sumé - PB | pt_BR |
dc.subject | Cooking oil recycling | pt_BR |
dc.subject | Association of Agroecological Family Producers of Sumé | pt_BR |
dc.subject | University Extension | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Ariana da Mota. | - |
dc.creator | CAVALCANTE, Francisco Laíres. | - |
dc.creator | OLIVEIRA, Ilka Lissandra Sousa. | - |
dc.creator | SANTOS, Osmar Freitas dos. | - |
dc.creator | COELHO, Glauciane Danusa. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental education: ecological soap production as a social technology tool. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ariana da Mota; CAVALCANTE, Francisco Laíres; OLIVEIRA, Ilka Lissandra Sousa; SANTOS, Osmar Freitas dos; COELHO, Glauciane Danusa. Educação ambiental: produção de sabão ecológico como ferramenta de tecnologia social. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33733 | pt_BR |
Appears in Collections: | 8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades |
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdf | Educação ambiental: produção de sabão ecológico como ferramenta de tecnologia social. - 8º ISRMU Evento UFCG 2018 | 272.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
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