Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33733
Title: Educação ambiental: produção de sabão ecológico como ferramenta de tecnologia social.
Other Titles: Environmental education: ecological soap production as a social technology tool.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Ariana da Mota.
CAVALCANTE, Francisco Laíres.
OLIVEIRA, Ilka Lissandra Sousa.
SANTOS, Osmar Freitas dos.
COELHO, Glauciane Danusa.
Keywords: Educação Ambiental.;Sabão ecológico;Tecnologia social - sabão ecológico;Óleo residual - aproveitamento;Sabão - obtenção com óleo residual;Óleo de cozinha - produção de sabão;Sítio Pitombeira - sumé - PB;Extensão rural;Dia de Campo - CDSA - Sítio Pitombeira - Sumé - PB;Reciclagem do óleo de cozinha;Associação dos Produtores Familiares Agroecológicos de Sumé;Extensão universitária;Environmental education.;Ecological soap;Social technology - ecological soap;Waste oil - utilization;Soap - obtaining with residual oil;Cooking oil - soap production;Sítio Pitombeira - sumé - PB;Rural extension;Field Day - CDSA - Sítio Pitombeira - Sumé - PB;Cooking oil recycling;Association of Agroecological Family Producers of Sumé;University Extension
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Ariana da Mota; CAVALCANTE, Francisco Laíres; OLIVEIRA, Ilka Lissandra Sousa; SANTOS, Osmar Freitas dos; COELHO, Glauciane Danusa. Educação ambiental: produção de sabão ecológico como ferramenta de tecnologia social. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33733
???metadata.dc.description.resumo???: Segundo Albercini e Pontes (2004), um litro de óleo é capaz de esgotar o oxigênio de até 20 mil litros de água, formando, em poucos dias, uma fina camada sobre uma superfície de 100 m², que bloqueia a passagem de ar e luz, impedindo a respiração e a fotossíntese, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática - fitoplâncton. No solo, o descarte do óleo causa a impermeabilização da camada superficial, deixando o solo poluído e impróprio para uso (PARAÍSO, 2008). Segundo declarações da ONU (2017) uma grande proporção de águas residuais ainda é liberada para o Meio Ambiente sem ser coletada ou tratada. Isto é particularmente verdadeiro nos países de baixa renda, que em média tratam apenas 8% das águas residuais domésticas e industriais, em comparação com 70% nos países de alta renda. Como resultado, em muitas regiões do mundo, a água contaminada e descarregada em rios e lagos terminam nos oceanos, com consequências negativas para o meio ambiente e a Saúde Pública. A contaminação da água enfraquece ou destrói os ecossistemas naturais que sustentam a saúde humana, a produção alimentar e a biodiversidade. Portanto, há uma necessidade urgente para a comunidade global unir-se para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade da água. Diante dessa realidade, torna-se necessária a necessidade da reciclagem do óleo como uma forma de mitigar os impactos ambientais e sociais causado por esse produto, e também como uma alternativa de geração de renda as famílias que desejam fabricar esse produto e comercializá-lo na comunidade. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (2016), a educação ambiental no contexto da gestão ambiental pública caracteriza-se por processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Dessa forma, a educação ambiental deve estar inserida em todas as áreas e grupos sociais, como escolas, empresas, associações, cooperativas de forma a garantir que os indivíduos tenham conhecimento sobre conservações do meio ambiente e sustentabilidade no seu dia-a-dia. Portanto, esse trabalho tem como objetivo apresentar aos agricultores que fazem parte da Associação dos Produtores Familiares Agroecológicos de Sumé o processo de produção do sabão ecológico a partir do óleo de cozinha usado (óleo residual), como também discutir a importância da reciclagem do óleo para o meio ambiente e atividade de produção do sabão ecológico como uma tecnologia social geradora de trabalho e renda.
Keywords: Educação Ambiental.
Sabão ecológico
Tecnologia social - sabão ecológico
Óleo residual - aproveitamento
Sabão - obtenção com óleo residual
Óleo de cozinha - produção de sabão
Sítio Pitombeira - sumé - PB
Extensão rural
Dia de Campo - CDSA - Sítio Pitombeira - Sumé - PB
Reciclagem do óleo de cozinha
Associação dos Produtores Familiares Agroecológicos de Sumé
Extensão universitária
Environmental education.
Ecological soap
Social technology - ecological soap
Waste oil - utilization
Soap - obtaining with residual oil
Cooking oil - soap production
Sítio Pitombeira - sumé - PB
Rural extension
Field Day - CDSA - Sítio Pitombeira - Sumé - PB
Cooking oil recycling
Association of Agroecological Family Producers of Sumé
University Extension
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ecologia. Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33733
Appears in Collections:8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdfEducação ambiental: produção de sabão ecológico como ferramenta de tecnologia social. - 8º ISRMU Evento UFCG 2018272.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.