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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33734
Title: | Educação ambiental e agroecologia: interligando os conhecimentos e construindo novos paradigmas com alunos do município de Sumé - PB. |
Other Titles: | Environmental education and agroecology: connecting knowledge and building new paradigms with students from the municipality of Sumé - PB. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Ariana da Mota. LOPES, Adriano Salviano. BRITO, Micilene Silva de. LOPES, Iracy Amélia Pereira. DORNELA, Carina Seixas Maia. |
Keywords: | Educação Ambiental e Agroecologia;Agroecologia e Educação Ambiental;Sumé - PB - Educação Ambiental;Percepção de alunos - problemas ambientais;Estudo de percepção;Extensão universitária;Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira - Sumé - PB;Environmental Education and Agroecology;Agroecology and Environmental Education;Sumé - PB - Environmental Education;Students' perception - environmental problems;Perception study;University Extension;Padre Paulo Roberto de Oliveira School - Sumé - PB |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Ariana da Mota; LOPES, Adriano Salviano; BRITO, Micilene Silva de; LOPES, Iracy Amélia Pereira; DORNELA, Carina Seixas Maia. Educação ambiental e agroecologia: interligando os conhecimentos e construindo novos paradigmas com alunos do município de Sumé - PB. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33734 |
???metadata.dc.description.resumo???: | De acordo com Santos e Farias (2004), com o passar dos tempos a humanidade descobriu, conheceu, dominou e transformou a natureza aproveitando-a melhor e estabelecendo outras maneiras de vida, e consequentemente, novas necessidades surgiram e os homens criaram novas técnicas para atenderem suas necessidades, muitas decorrentes do consumo e produção. Devido a rápida transformação do ambiente, sendo ocasionada pelo homem que não obedecem às leis de conservação do meio ambiente dando prioridade as leis econômicas. Dessa forma busca-se modificar de maneira útil a matéria prima oferecida pela natureza, para o bem-estar dos indivíduos, fortalecendo a interação entre homem/natureza, contudo esse processo estimula uma relação diferenciada, já que modificamos de maneira significativa o meio onde estamos inseridos (ARESI & MANICA, 2010). Segundo Lucena et al. (2012), a utilização de práticas metodológicas (reuniões, visitas, oficinas), fortalecem o envolvimento dos membros da comunidade possibilitando a troca e construção do conhecimento. Evidenciando a importância do apoio das universidades, instituições, associações nesse processo de conscientização. Nesse sentido há necessidade de criar espaços de diálogos para esta construção. A transição agroecológica pode ser uma das formas de buscar esta mudança. Para Adorno (2001), a educação deve priorizar a experiência crítico-formativa e desenvolver os seus elementos subjetivos e objetivos para desenvolver plenamente suas potencialidades humano- formativas (desenvolvimento pleno do indivíduo, para que possa exercer sua cidadania). Seu sentido deve estar voltado para a formação de sujeitos ativos na apropriação e na elaboração do conhecimento, para a compreensão de seu papel como agentes de mudanças na realidade em que vivem e na busca da transformação. Nesta concepção, torna-se obrigatório a introdução de práticas ambientais nas escolas e nas comunidades com o intuito de despertar atitudes nas pessoas para diminuir os impactos no meio ambiente, que associe a inclusão social e possibilite boas condições ambientais e econômicas. Dessa forma a educação ambiental é uma maneira onde os indivíduos e a comunidade toma consciência e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, determinação e experiência do meio ambiente, tornando-os assim a sociedade consciente para traçar estratégias para resolver ou minimizar os problemas ambientais (DIAS, 20014). Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo trabalhar a educação ambiental junto com a agroecologia de forma precisa, destacando os resíduos sólidos lançados no meio ambiente como um dos principais problemas ambientais da atualidade através da sensibilização dos educandos. |
Keywords: | Educação Ambiental e Agroecologia Agroecologia e Educação Ambiental Sumé - PB - Educação Ambiental Percepção de alunos - problemas ambientais Estudo de percepção Extensão universitária Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira - Sumé - PB Environmental Education and Agroecology Agroecology and Environmental Education Sumé - PB - Environmental Education Students' perception - environmental problems Perception study University Extension Padre Paulo Roberto de Oliveira School - Sumé - PB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ecologia. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33734 |
Appears in Collections: | 8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades |
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGROECOLOGIA - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdf | Educação ambiental e agroecologia: interligando os conhecimentos e construindo novos paradigmas com alunos do município de Sumé - PB. - 8º ISRMU Evento UFCG 2018 | 228.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
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