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Title: Educação ambiental em séries iniciais: uma experiência com alunos de uma escola pública de Itupiranga-PA.
Other Titles: Environmental education in early grades: an experience with students from a public school in Itupiranga-PA.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Dhaniella Cristhina de Brito.
GUERRA, Luely Oliveira.
Keywords: Educação Ambiental;Ensino fundamental - Educação Ambiental;Itupiranga - PA - Educação Ambiental;Extensão universitária - Educação Ambiental;Teatro de bonecos e Educação Ambiental;Educação lúdica - teatro de bonecos;Fantoches - Educação Ambiental;Teatro de fantoches - Educação Ambiental
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Dhaniella Cristhina de Brito; GUERRA, Luely Oliveira. Educação ambiental em séries iniciais: uma experiência com alunos de uma escola pública de Itupiranga-PA. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33737
???metadata.dc.description.resumo???: A natureza segue um harmonioso ciclo de vida, porém este está sendo desequilibrado devido a ação do homem. Este ser racional é responsável por grandes mudanças no meio ambiente. De acordo com a Constituição Federal de 1999, art. 225 "Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". Um dos maiores problemas ambientais discutidos na atualidade é a crescente produção de lixo, anualmente são produzidos milhões de toneladas, dados do Projeto Reciclar (2012) mostram que do total de lixo produzido somente 3% são reciclados. Esse percentual se dar grandemente pela ação dos catadores de resíduos recicláveis, que muitas vezes o fazem por questões econômicas, não ambientais, mais ainda assim desempenham grandioso papel. Romansini (2005, p.17) diz que os catadores de resíduos recicláveis são de vital importância para o funcionamento da sociedade. As consequências dos atos humanos em relação ao meio ambiente podem ser percebidas no crescente e oscilante aumento de temperatura. Segundo dados da Universidade de São Paulo (2006) a temperatura do planeta nestes últimos 140 anos aumentou em média 0,76ºC e nas avaliações do IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change) o aumento de temperatura para o final do século XXI pode ser em média de 1,8 a 4,0ºC. Muito já se debateu sobre efeito estufa, porém a algum tempo o assunto parece ter sido esquecido, este que é o fenômeno natural que ajuda a manter a Terra aquecida, devido a intervenção do homem sobre a natureza está aquecendo ainda mais o planeta, causando desequilíbrios ambientais. Mudanças de hábitos podem fazer com que a problemática seja amenizada, possibilitando esta mudança deve haver um pesado investimento na educação ambiental nas séries iniciais, por ser este ensino a base da aprendizagem, para buscarmos com isso ter cidadãos conscientes de suas ações quanto a utilização de recursos naturais, tais como a preservação do meio ambiente. A educação ambiental é um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, habilidades, experiências, valores e determinação que os tornam capazes de agir individual ou coletivamente, na busca de soluções para os problemas ambientais, presentes e futuros. (UNESCO, 2007) Sendo assim, este trabalho visou promover ação de extensão voltada para a educação ambiental, identificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito da educação ambiental e propor atividades de ensino para crianças, sendo elaborado uma atividade durante a ação de extensão que foi realizada na cidade de Itupiranga-PA, utilizando como método da ação aplicações de atividades de ensino de teatro de fantoches. O teatro de bonecos nasceu no oriente médio, principalmente na China e Indonésia. Onde por muito tempo foram tratados com reverência por serem considerados deuses que possuíam recursos únicos e fantásticos. No Brasil os fantoches eram utilizados como instrumento de doutrinação religiosa, tendo seus fundamentos no país na região nordeste, principalmente em Pernambuco (SILVA, 2011). Considerado uma arte, o teatro de fantoches é uma importante ferramenta de transferência de valores e quando utilizado no ensino instiga o interesse pela aprendizagem, senso crítico, fomenta ideias e eleva a importância do aprendizado para o aluno. Além de muitos outros benefícios tais como o aperfeiçoamento e concentração, despertar da criatividade e ampliação da imaginação.
Keywords: Educação Ambiental
Ensino fundamental - Educação Ambiental
Itupiranga - PA - Educação Ambiental
Extensão universitária - Educação Ambiental
Teatro de bonecos e Educação Ambiental
Educação lúdica - teatro de bonecos
Fantoches - Educação Ambiental
Teatro de fantoches - Educação Ambiental
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ecologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33737
Appears in Collections:8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades

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