Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAs questões ambientais vêm adquirindo uma grande importância na sociedade. Estudos acerca dos problemas ambientais surgem a partir de novos paradigmas que visam uma direção mais sistêmica e complexa da sociedade. Nesse contexto a escola emergiu suas discussões sobre a Educação Ambiental (EA), com um processo de reconhecimento de valores, em que as novas práticas pedagógicas devem ser responsáveis na formação dos sujeitos de ação e de cidadãos conscientes de seu papel no mundo. Cunha (2017) define a Educação Ambiental como uma ação educativa que transforma valores e comportamentos da sociedade, educando a mente para formar cidadãos conscientes sobre a conservação do meio ambiente e da relação do ser humano com o mundo. A escola é um espaço onde a EA se torna fundamental, devido à sua capacidade de formar cidadãos críticos. Portanto, é necessário que esse tema seja abordado na teoria e pratica de forma interdisciplinar (LEITE & DOURADO, 2016) Segundo Nascimento (2016), a EA só contribui para a formação dos alunos se for explanada como uma pratica diária, e para isso é necessário ser iniciada na sala de aula, através dos professores e estudantes, pois desta forma promoverá ao educando a ampliação da sua visão de mundo. Sendo assim, é importante que sejam apresentadas praticas ecologicamente corretas para incutir uma conscientização acerca do meio ambiente desde cedo, e a escola tem a responsabilidade de dar suporte para o desenvolvimento de uma educação ambiental de qualidade, estabelecendo o meio ambiente como patrimônio de todos, desenvolvendo atividades artísticas, experiências práticas, atividades fora de sala de aula, projetos, etc., conduzindo os alunos a serem agentes ativos e não passivos e meros espectadores. Diante disto, o objetivo do presente trabalho é sensibilizar alunos de uma escola de educação básica sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser humano, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente de forma a oferecer aos alunos, ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEcologia. Educação.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleEducação ambiental e sustentabilidade no ensino básico.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738-
dc.date.accessioned2023-12-20T18:01:53Z-
dc.date.available2023-12-20-
dc.date.available2023-12-20T18:01:53Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidade e Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino básico - Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectEducandário Padre Célio - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSustainability and Educationpt_BR
dc.subjectBasic education - Environmental Educationpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectPadre Célio School - Campina Grande - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice.-
dc.creatorLUIZ, Márcia Ramo.-
dc.creatorSANTOS, Izabella Vieira.-
dc.creatorAMORIM, Alzinete da Conceição Sousa.-
dc.creatorOLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and sustainability in basic education.pt_BR
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice; LUIZ, Márcia Ramos; SANTOS, Izabella Vieira; AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa; OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de. Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738pt_BR
Appears in Collections:8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO BÁSICO - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdfEducação ambiental e sustentabilidade no ensino básico. - 8º ISRMU Evento UFCG 2018216.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.