Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | As questões ambientais vêm adquirindo uma grande importância na sociedade. Estudos acerca dos problemas ambientais surgem a partir de novos paradigmas que visam uma direção mais sistêmica e complexa da sociedade. Nesse contexto a escola emergiu suas discussões sobre a Educação Ambiental (EA), com um processo de reconhecimento de valores, em que as novas práticas pedagógicas devem ser responsáveis na formação dos sujeitos de ação e de cidadãos conscientes de seu papel no mundo. Cunha (2017) define a Educação Ambiental como uma ação educativa que transforma valores e comportamentos da sociedade, educando a mente para formar cidadãos conscientes sobre a conservação do meio ambiente e da relação do ser humano com o mundo. A escola é um espaço onde a EA se torna fundamental, devido à sua capacidade de formar cidadãos críticos. Portanto, é necessário que esse tema seja abordado na teoria e pratica de forma interdisciplinar (LEITE & DOURADO, 2016) Segundo Nascimento (2016), a EA só contribui para a formação dos alunos se for explanada como uma pratica diária, e para isso é necessário ser iniciada na sala de aula, através dos professores e estudantes, pois desta forma promoverá ao educando a ampliação da sua visão de mundo. Sendo assim, é importante que sejam apresentadas praticas ecologicamente corretas para incutir uma conscientização acerca do meio ambiente desde cedo, e a escola tem a responsabilidade de dar suporte para o desenvolvimento de uma educação ambiental de qualidade, estabelecendo o meio ambiente como patrimônio de todos, desenvolvendo atividades artísticas, experiências práticas, atividades fora de sala de aula, projetos, etc., conduzindo os alunos a serem agentes ativos e não passivos e meros espectadores. Diante disto, o objetivo do presente trabalho é sensibilizar alunos de uma escola de educação básica sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser humano, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente de forma a oferecer aos alunos, ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ecologia. Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738 | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T18:01:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20 | - |
dc.date.available | 2023-12-20T18:01:53Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade e Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico - Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Educandário Padre Célio - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Sustainability and Education | pt_BR |
dc.subject | Basic education - Environmental Education | pt_BR |
dc.subject | Case study | pt_BR |
dc.subject | Padre Célio School - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | VASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice. | - |
dc.creator | LUIZ, Márcia Ramo. | - |
dc.creator | SANTOS, Izabella Vieira. | - |
dc.creator | AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa. | - |
dc.creator | OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental education and sustainability in basic education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice; LUIZ, Márcia Ramos; SANTOS, Izabella Vieira; AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa; OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de. Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738 | pt_BR |
Appears in Collections: | 8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO BÁSICO - 8º ISRMU EVENTO UFCG 2018.pdf | Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico. - 8º ISRMU Evento UFCG 2018 | 216.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.