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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | O modelo de desenvolvimento econômico atual aliado com a utilização excessiva dos recursos naturais e o crescimento populacional vêm causando inúmeros impactos ambientais resultados da crescente produção de resíduos sólidos, em sua maioria sem destino adequado que comprometem a qualidade de vida humana (TEOBALDO NETO & COLESSANTI, 2005; ANTONI & FOFONKA, 2013). Ao passo em que a população brasileira aumenta demograficamente, a geração de resíduos sólidos cresce no mesmo ritmo. Em 2015, o estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), constatou que o Nordeste é região brasileira que possui a maior quantidade de resíduos sólidos descartados inadequadamente, destinando diariamente 64,3% do lixo recolhido para lixões ou aterros controlados (em termos ambientais, pouco se diferem dos lixões). O estado da Paraíba gerou no referido ano 3.551 toneladas de resíduos sólidos por dia; deste total, 3.042 t/dia são coletadas, sendo 31% destinada para aterros sanitários, 36,6% para aterros controlados e 32,4% para lixões (ABRELPE, 2015; BARBOSA, 2013). O impacto do lixo sobre a natureza colocou em debate uma discussão com foco ambiental, baseada na afirmação de que somente uma mudança brusca no sistema de desenvolvimento e nos hábitos e comportamentos da população seriam capazes de frear a degradação objetivando o reestabelecimento do equilíbrio ambiental (TEOBALDO NETO & COLESSANTI, 2005). Ante o exposto é fundamental a abordagem desses temas nas escolas visto que esta influencia diretamente na formação de indivíduos perante questões socioambientais (ARESI & MANICA, 2010). Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deve se propor a desenvolver ações educativas para a aprendizagem efetiva de ações que preservem o meio ambiente, bem como proporcionar situações para que os discentes possam pôr em prática o que aprenderam em prol de uma convivência amigável com o meio ambiente (BRASIL, 2001). Este novo conceito busca instigar um processo de reflexão e amadurecimento da consciência acerca de temas que englobem questões ambientais emergentes, visando uma maior compreensão crítica por professores e alunos e o desenvolvimento de ações para a utilização e conservação dos recursos naturais, conduzindo seus alunos para uma convivência mais harmoniosa com o meio ambiente, fazendo com eles assimilem as causas que afetam negativamente o planeta Terra e entendam que a natureza não é um bem inesgotável e que deve ser protegida. (PARANÁ, 2008; EFFTING, 2007). Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção dos alunos sobre o gerenciamento de resíduos sólidos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ecologia. | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental na escola: percepções dos discentes sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33740 | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T18:08:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20 | - |
dc.date.available | 2023-12-20T18:08:41Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Percepção de alunos - resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Estudos e percepção | pt_BR |
dc.subject | Areia - PB - Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Students' perception - solid waste | pt_BR |
dc.subject | Solid waste | pt_BR |
dc.subject | Studies and perception | pt_BR |
dc.subject | Sand - PB - Environmental Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Laila dos Santos. | - |
dc.creator | FÉLIX, Maysa Dayane Genuíno. | - |
dc.creator | RAMOS, Claudia Lucas. | - |
dc.creator | MONTEIRO, Gabryella Freire. | - |
dc.creator | SANTOS, Maria Betânia Hermenegildo dos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental education at school: students’ perceptions about solid waste management. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Laila dos Santos; FÉLIX, Maysa Dayane Genuino; RAMOS, Claudia Lucas; MONTEIRO, Gabryella Freire; SANTOS, Maria Betânia Hermenegildo dos. Educação ambiental na escola: percepções dos discentes sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33740 | pt_BR |
Appears in Collections: | 8º ISRMU - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades |
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