Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33745
Title: Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB.
Other Titles: Gender Relations in the Academic Space: a study based on the narratives experienced by students of postgraduate courses in Social Sciences, Civil and Environmental Engineering at the Federal University of Campina Grande/PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Elaine Cristina dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAGÃO, Patrícia Cristina de.
Keywords: Relações de gênero;Ensino superior;Representações de masculinidade e feminilidade;Discriminação de gênero;Assédio moral;Sexismo;Violência contra a mulher;Gender relations;University education;Representations of masculinity and femininity;Gender discrimination;Moral harassment;Sexism;Violence against women
Issue Date: 30-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Elaine Cristina dos Santos. Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Tanto a masculinidade, quanto a feminilidade, são construções sociais. Referentes ao sexo biológico são criadas demandas culturais que definimos papéis que relativos ao gênero masculino e a gênero feminino, bem como as relações de poder entre eles. Neste trabalho temos como objetivo estudar as relações de gênero na universidade, a partir da análise de narrativas de alunas dos cursos de pós-graduação em Ciências Sociais e em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande. A perspectiva teórica adotada é uma confluência dos estudos das relações de gênero, representações de masculinidade e feminilidade no ensino superior, destacando-se as contribuições de Foucault, Scott, Butler e Bourdieu. A pesquisa teve um caráter qualitativo, com uma metodologia que consistiu da realização de entrevistas semiestruturadas com uma amostra intencional composta por 18 mulheres estudantes dos cursos de pós-graduação supracitados, selecionadas pela disponibilidade para participar da pesquisa. Dentre as principais conclusões a que chegamos, destacamos as seguintes: (1) o espaço acadêmico dos cursos analisados é atravessado por relações assimétricas de gênero e pela dominação masculina; (2) as manifestações de misoginia, machismo e discriminação de mulheres nos cursos focalizados acontece em termos de verticalidade, de professores para alunas; e também em termos de horizontalidade, na interações entre as estudante e os estudantes, em como entre as estudantes, que por vezes reproduzem a cultura e as práticas machistas/sexistas; e (3) as narrativas das entrevistadas, bem como de alunas da UFCG que fizeram denúncias relativas à discriminação de gênero apontam para um ambiente institucional de modo geral complacente com os eventos de assédio moral, de sexismo e de violência contra mulheres.
Abstract: Both masculinity and femininity are social constructions. Regarding the biological sex, cultural demands are created that define roles related to the male and female gender, as well as the power relations between them. In this work, we aim to study gender relations at the university, based on the analysis of narratives by students of postgraduate courses in Social Sciences and Civil Engineering at the Federal University of Campina Grande. The theoretical perspective adopted is a confluence of studies on gender relations, representations of masculinity and femininity in higher education, highlighting the contributions of Foucault, Scott, Butler and Bourdieu. The research had a qualitative character, with a methodology that consisted of carrying out semi-structured interviews with an intentional sample composed of eight female students of the aforementioned postgraduate courses, selected by their availability to participate in the research. Among the main conclusions reached, we highlight the following: (1) the academic space of the analyzed courses is crossed by asymmetric gender relations and male domination; (2) the manifestations of misogyny, machismo and discrimination against women in the focused courses happen in terms of verticality, from teachers to students; and also in terms of horizontality, in the interactions between the student and the students, and between the students, who sometimes reproduce the culture and sexist/sexist practices; and (3) the narratives of the interviewees, as well as of UFCG students who made complaints about gender discrimination, point to an institutional environment that is generally complacent with events of moral harassment, sexism and gender violence.
Keywords: Relações de gênero
Ensino superior
Representações de masculinidade e feminilidade
Discriminação de gênero
Assédio moral
Sexismo
Violência contra a mulher
Gender relations
University education
Representations of masculinity and femininity
Gender discrimination
Moral harassment
Sexism
Violence against women
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33745
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE CRISTINA DOS SANTOS SILVA - DISSERTAÇÃO (PPGCS) 2023.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.