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Title: Atividades propostas por professoras(es) de matemática de uma turma de Educação de Jovens e Adultos do Campo no Semiárido Paraibano.
Other Titles: Activities proposed by mathematics teachers from a Rural Youth and Adult Education class in the Semiarid region of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: ROCHA, Mariana Ferreira de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Aldinete Silvino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTE, José Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Keywords: Ensino de matemática;Educação do Campo;Educação de Jovens e Adultos;campo;Semiárido Paraibano – ensino de matemática;Educação matemática;Matemática e Educação de Jovens e Adultos;Teaching mathematics.;Rural Education.;Youth and Adult Education - field.;Semiarid Paraibano – teaching mathematics.;Mathematics education.;Mathematics and Education for Young People and Adults
Issue Date: 11-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROCHA, Mariana Ferreira de Souza. Atividades propostas por professoras(es) de matemática de uma turma de Educação de Jovens e Adultos do Campo no Semiárido Paraibano. 2023. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33756
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa teve por objetivo geral analisar as atividades propostas por professoras(es) de Matemática em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola do campo do Semiárido paraibano, na perspectiva de estabelecer relações com o contexto sociopolítico dos estudantes. A EJA tem por objetivo garantir o direito de pessoas que não tiveram acesso à escola durante a infância e adolescência. Para tanto, faz-se necessário desenvolver atividades matemáticas contextualizadas às experiências e modo de vida dos jovens, adultos e idosos estudantes. O estudo foi desenvolvido a partir das seguintes perguntas centrais: que atividades são propostas por professoras(es) que ensinam Matemática em turmas da EJA em uma escola do campo do Semiárido? Que relações são estabelecidas entre as atividades matemáticas e o contexto sociopolítico dos estudantes da EJA Campo? Neste sentido, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, em uma escola do campo do município de Monteiro – PB, que oferta turmas da EJA Campo. Para tanto, utilizamos a entrevista semiestruturada e a análise documental como instrumentos de produção de dados. O estudo aponta que o professor, participante da pesquisa, apresenta desafios quanto à contextualização do ensino de matemática na perspectiva da convivência com o Semiárido. Contudo, as atividades analisadas abrem possibilidades para estabelecer relação com o contexto sociopolítico dos estudantes, como por exemplo, estudar a função afim associada às unidades de medida agrária usadas comumente pelos agricultores na plantação de milho dos territórios semiáridos.
Abstract: The general objective of the research was to analyze the activities proposed by Mathematics teachers in a Youth and Adult Education (EJA) class at a rural school in the Semiarid region of Paraíba, with a view to establishing relationships with the socio-political context of the students. EJA aims to guarantee the rights of people who did not have access to school during childhood and adolescence. To this end, it is necessary to develop mathematical activities contextualized to the experiences and way of life of young, adult and elderly students. The study was developed based on the following central questions: what activities are proposed by teachers who teach Mathematics in EJA classes in a school in the Semiarid countryside? What relationships are established between mathematical activities and the sociopolitical context of EJA Campo students? In this sense, we developed qualitative research in a rural school in the municipality of Monteiro – PB, which offers EJA Campo classes. To this end, we used semi-structured interviews and document analysis as data production instruments. The study points out that the teacher, a research participant, presents challenges regarding the contextualization of mathematics teaching from the perspective of coexistence with the Semiarid region. However, the activities analyzed open possibilities to establish a relationship with the students' sociopolitical context, such as studying the related function associated with agrarian measurement units commonly used by farmers when planting corn in semi-arid territories.
Keywords: Ensino de matemática
Educação do Campo
Educação de Jovens e Adultos
campo
Semiárido Paraibano – ensino de matemática
Educação matemática
Matemática e Educação de Jovens e Adultos
Teaching mathematics.
Rural Education.
Youth and Adult Education - field.
Semiarid Paraibano – teaching mathematics.
Mathematics education.
Mathematics and Education for Young People and Adults
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências da Natureza e Matemática.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33756
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

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MARIANA FERREIRA DE SOUZA ROCHA - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA CDSA 2023.pdfMariana Ferreira de Souza Rocha. - TCC ESP. ENS. Ciências da Natureza e Matemática CDSA 20231.51 MBAdobe PDFView/Open


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