Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33756
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROCHA, M. F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0368845753507861pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418494748398866pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, José Luiz.-
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTE, J. L.pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTE, N. I. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve por objetivo geral analisar as atividades propostas por professoras(es) de Matemática em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola do campo do Semiárido paraibano, na perspectiva de estabelecer relações com o contexto sociopolítico dos estudantes. A EJA tem por objetivo garantir o direito de pessoas que não tiveram acesso à escola durante a infância e adolescência. Para tanto, faz-se necessário desenvolver atividades matemáticas contextualizadas às experiências e modo de vida dos jovens, adultos e idosos estudantes. O estudo foi desenvolvido a partir das seguintes perguntas centrais: que atividades são propostas por professoras(es) que ensinam Matemática em turmas da EJA em uma escola do campo do Semiárido? Que relações são estabelecidas entre as atividades matemáticas e o contexto sociopolítico dos estudantes da EJA Campo? Neste sentido, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, em uma escola do campo do município de Monteiro – PB, que oferta turmas da EJA Campo. Para tanto, utilizamos a entrevista semiestruturada e a análise documental como instrumentos de produção de dados. O estudo aponta que o professor, participante da pesquisa, apresenta desafios quanto à contextualização do ensino de matemática na perspectiva da convivência com o Semiárido. Contudo, as atividades analisadas abrem possibilidades para estabelecer relação com o contexto sociopolítico dos estudantes, como por exemplo, estudar a função afim associada às unidades de medida agrária usadas comumente pelos agricultores na plantação de milho dos territórios semiáridos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Natureza e Matemática.pt_BR
dc.titleAtividades propostas por professoras(es) de matemática de uma turma de Educação de Jovens e Adultos do Campo no Semiárido Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2023-12-11-
dc.description.abstractThe general objective of the research was to analyze the activities proposed by Mathematics teachers in a Youth and Adult Education (EJA) class at a rural school in the Semiarid region of Paraíba, with a view to establishing relationships with the socio-political context of the students. EJA aims to guarantee the rights of people who did not have access to school during childhood and adolescence. To this end, it is necessary to develop mathematical activities contextualized to the experiences and way of life of young, adult and elderly students. The study was developed based on the following central questions: what activities are proposed by teachers who teach Mathematics in EJA classes in a school in the Semiarid countryside? What relationships are established between mathematical activities and the sociopolitical context of EJA Campo students? In this sense, we developed qualitative research in a rural school in the municipality of Monteiro – PB, which offers EJA Campo classes. To this end, we used semi-structured interviews and document analysis as data production instruments. The study points out that the teacher, a research participant, presents challenges regarding the contextualization of mathematics teaching from the perspective of coexistence with the Semiarid region. However, the activities analyzed open possibilities to establish a relationship with the students' sociopolitical context, such as studying the related function associated with agrarian measurement units commonly used by farmers when planting corn in semi-arid territories.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33756-
dc.date.accessioned2023-12-20T19:57:44Z-
dc.date.available2023-12-20-
dc.date.available2023-12-20T19:57:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectcampopt_BR
dc.subjectSemiárido Paraibano – ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática e Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectTeaching mathematics.pt_BR
dc.subjectRural Education.pt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - field.pt_BR
dc.subjectSemiarid Paraibano – teaching mathematics.pt_BR
dc.subjectMathematics education.pt_BR
dc.subjectMathematics and Education for Young People and Adultspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROCHA, Mariana Ferreira de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeActivities proposed by mathematics teachers from a Rural Youth and Adult Education class in the Semiarid region of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Mariana Ferreira de Souza. Atividades propostas por professoras(es) de matemática de uma turma de Educação de Jovens e Adultos do Campo no Semiárido Paraibano. 2023. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33756pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA FERREIRA DE SOUZA ROCHA - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA CDSA 2023.pdfMariana Ferreira de Souza Rocha. - TCC ESP. ENS. Ciências da Natureza e Matemática CDSA 20231.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.