Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33783
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, H. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Almir Anacleto de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDGOMES, A. A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0067521643377632pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418494748398866pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa versa sobre Educação do Campo, Educação Sexual e ensino de Ciências Naturais. Para compreender a temática, buscamos respostas à questão central: como a Educação Sexual é discutida nas aulas de Ciências em uma escola do campo? A investigação teve por objetivo geral compreender como a Educação Sexual é discutida nas aulas de Ciências Naturais em uma turma dos anos finais de uma escola do campo do Cariri paraibano, seguido dos objetivos específicos: (i) identificar como a Educação Sexual é discutida nas aulas de Ciências da turma participante; (ii) compreender o que os estudantes e o(a) professor(a) pensam sobre a Educação Sexual. O estudo foi realizado com a participação de 06 estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo e 01 professor da área de Ciências da Natureza que atua na turma participante. Os dados foram produzidos por meio de uma roda de conversa com os estudantes e professor e uma entrevista semiestruturada com o professor. Os resultados apontam que os estudantes temem estudar a Educação Sexual na escola, uma vez que sentem dificuldade de conversar com a família. O professor indica ter trabalhado com a temática e aponta a relevância para a formação dos estudantes. O estudo abre possibilidades para estudar a diversidade sexual e a luta contra a violência sexual nas escolas, bem como destaca a importância de trabalhar a especificidade da Educação do Campo em todas as temáticas e áreas do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo.pt_BR
dc.titleEducação sexual na perspectiva de estudantes e do professor de uma turma de ciências em uma escola do campo no Cariri Paraibanopt_BR
dc.date.issued2023-11-07-
dc.description.abstractThe research deals with Field Education, Sexual Education and Natural Sciences teaching. To understand the issue, answers to the central question were sought: how is Sexual Education discussed in Science classes in a Field Education School? The general objective of the investigation was to understand how Sexual Education is discussed in Natural Sciences classes in an elementary school class at a Field Education School in the Cariri region of Paraíba. The specific objectives were: (i) to identify how Sexual Education is discussed in the Science classes of the participating class; and (ii) to understand what students and teachers think about Sexual Education. This study was carried out with the participation of 06 students from the 8th year of Elementary School from a Field Education School and 01 teacher from the Natural Sciences area who works in the participating class. Data was produced through a “conversation round” with the students and teacher and a semi-structured interview with the teacher. Results indicate that students fear studying Sexual Education at school, as they find it difficult to talk about that to their families. The teacher indicates having worked with the issue and points out its relevance for the students’ education. This study opens up possibilities for studying sexual diversity and combating sexual violence in schools, as well as highlights the importance of working on the specificity of Field Education in all themes and areas of knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33783-
dc.date.accessioned2023-12-21T19:09:31Z-
dc.date.available2023-12-21-
dc.date.available2023-12-21T19:09:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRoda de conversapt_BR
dc.subjectSex education.pt_BR
dc.subjectCountry school.pt_BR
dc.subjectRural Education.pt_BR
dc.subjectScience teaching.pt_BR
dc.subjectConversation circlept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Hosana Torres de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSexual education from the perspective of students and the teacher of a science class at a rural school in Cariri Paraibanopt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Hosana Torres de. Educação sexual na perspectiva de estudantes e do professor de uma turma de ciências em uma escola do campo no Cariri Paraibano. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33783pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HOSANA TORRES DE ARAÚJO - TCC LECAMPO CDSA 2023 (1).pdfHosana Torres de Araújo. - TCC LECAMPO CDSA 2023975.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.