Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784
Title: Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.
Other Titles: Graduates of the Interdisciplinary Degree in Rural Education: profile, training and professional performance.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Ednalva Ferreira da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TORRES, Denise Xavier.
Keywords: Educação do Campo;Curso de Licenciatura em Educação do Campo CDSA;Egressos Educação do Campo CDSA;Perfil profissional egressos em Educação do Campo;.Atuação profissional egressos em Educação do Campo;Formação de professores Educação do Campo;Rural Education;Degree Course in Rural Education CDSA;Graduates Education of Campo CDSA;Professional profile of graduates in Rural Education;Professional performance graduates from Rural Education;Training Rural Education teachers
Issue Date: 7-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Ednalva Ferreira da Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. 2023. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784
???metadata.dc.description.resumo???: Em setembro de 2009, foram iniciadas as atividades acadêmicas da primeira turma da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante esse tempo, vários profissionais já se formaram, com isso surgiu uma inquietação a respeito do destino desses educadores, uma vez que o curso possibilita que o educador desenvolva sua profissão em vários espaços. Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo geral traçar um panorama do “Educador do Campo”, profissional formado na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, destacando os seguintes aspectos: o sexo predominante entre os egressos; como se deu sua trajetória ao longo do curso; a área de atuação dos mesmos, escolhida após a formatura e qual a área de trabalho exercida pelos egressos atualmente, além disso discutimos os principais desafios enfrentados por esses profissionais no mercado de trabalho. O percurso metodológico escolhido para melhor atender a necessidade da presente pesquisa foi a pesquisa qualitativa com a utilização de um questionário online construído através do google forms. O mesmo foi aplicado a 34 egressos. A pesquisa revelou que, embora uma boa parte dos egressos seguiu a carreira que o curso propusera, outra parte bem significativa não foi por esse caminho, em virtude das oportunidades que lhes foram atribuídas ao longo do caminho. Foi identificado no decorrer do estudo que os egressos são pessoas distintas com perspectivas totalmente diferentes, vindas também de realidades e contextos que não são iguais, embora todos em sua grande maioria residem no campo. A Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo faz parte de uma trajetória histórica, de lutas coletivas por direitos básicos para os povos do campo, porém essa trajetória poderia ser mais evidenciada nas disciplinas introdutórias do curso.
Abstract: In September 2009, the academic activities of the first class of the Interdisciplinary Degree in Rural Education at the Center for Sustainable Development of the Semi-Arid (CDSA) at the Federal University of Campina Grande (UFCG) began. During this time, several professionals have already graduated, resulting in concerns about the fate of these educators, since the course allows educators to develop their profession in various spaces. Thus, the general objective of this research was to provide an overview of the “Countryside Educator”, a professional trained in the Interdisciplinary Degree in Countryside Education, highlighting the following aspects: the predominant gender among graduates; how your trajectory occurred throughout the course; their area of activity, chosen after graduation and what area of work the graduates currently do, we also discuss the main challenges faced by these professionals in the job market. The methodological route chosen to better meet the needs of this research was qualitative research using an online questionnaire constructed using Google Forms. The same was applied to 34 graduates. The research revealed that, although a good part of the graduates followed the career that the course proposed, another very significant part did not follow that path, due to the opportunities that were given to them along the way. It was identified during the study that the graduates are different people with totally different perspectives, also coming from realities and contexts that are not the same, although the vast majority of them all live in the countryside. The Interdisciplinary Degree in Rural Education is part of a historical trajectory, of collective struggles for basic rights for rural people, however this trajectory could be more evident in the introductory subjects of the course.
Keywords: Educação do Campo
Curso de Licenciatura em Educação do Campo CDSA
Egressos Educação do Campo CDSA
Perfil profissional egressos em Educação do Campo
.Atuação profissional egressos em Educação do Campo
Formação de professores Educação do Campo
Rural Education
Degree Course in Rural Education CDSA
Graduates Education of Campo CDSA
Professional profile of graduates in Rural Education
Professional performance graduates from Rural Education
Training Rural Education teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDNALVA FERREIRA DA SILVA - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO CDSA 2023.pdfEdnalva Ferreira da Silva - TCC Educação do Campo CDSA 20231.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.