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dc.creator.IDSILVA, E. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1785824780998675pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDALENCAR, A. C. M.pt_BR
dc.contributor.referee2TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee2IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.description.resumoEm setembro de 2009, foram iniciadas as atividades acadêmicas da primeira turma da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante esse tempo, vários profissionais já se formaram, com isso surgiu uma inquietação a respeito do destino desses educadores, uma vez que o curso possibilita que o educador desenvolva sua profissão em vários espaços. Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo geral traçar um panorama do “Educador do Campo”, profissional formado na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, destacando os seguintes aspectos: o sexo predominante entre os egressos; como se deu sua trajetória ao longo do curso; a área de atuação dos mesmos, escolhida após a formatura e qual a área de trabalho exercida pelos egressos atualmente, além disso discutimos os principais desafios enfrentados por esses profissionais no mercado de trabalho. O percurso metodológico escolhido para melhor atender a necessidade da presente pesquisa foi a pesquisa qualitativa com a utilização de um questionário online construído através do google forms. O mesmo foi aplicado a 34 egressos. A pesquisa revelou que, embora uma boa parte dos egressos seguiu a carreira que o curso propusera, outra parte bem significativa não foi por esse caminho, em virtude das oportunidades que lhes foram atribuídas ao longo do caminho. Foi identificado no decorrer do estudo que os egressos são pessoas distintas com perspectivas totalmente diferentes, vindas também de realidades e contextos que não são iguais, embora todos em sua grande maioria residem no campo. A Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo faz parte de uma trajetória histórica, de lutas coletivas por direitos básicos para os povos do campo, porém essa trajetória poderia ser mais evidenciada nas disciplinas introdutórias do curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleOs egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.pt_BR
dc.date.issued2023-11-07-
dc.description.abstractIn September 2009, the academic activities of the first class of the Interdisciplinary Degree in Rural Education at the Center for Sustainable Development of the Semi-Arid (CDSA) at the Federal University of Campina Grande (UFCG) began. During this time, several professionals have already graduated, resulting in concerns about the fate of these educators, since the course allows educators to develop their profession in various spaces. Thus, the general objective of this research was to provide an overview of the “Countryside Educator”, a professional trained in the Interdisciplinary Degree in Countryside Education, highlighting the following aspects: the predominant gender among graduates; how your trajectory occurred throughout the course; their area of activity, chosen after graduation and what area of work the graduates currently do, we also discuss the main challenges faced by these professionals in the job market. The methodological route chosen to better meet the needs of this research was qualitative research using an online questionnaire constructed using Google Forms. The same was applied to 34 graduates. The research revealed that, although a good part of the graduates followed the career that the course proposed, another very significant part did not follow that path, due to the opportunities that were given to them along the way. It was identified during the study that the graduates are different people with totally different perspectives, also coming from realities and contexts that are not the same, although the vast majority of them all live in the countryside. The Interdisciplinary Degree in Rural Education is part of a historical trajectory, of collective struggles for basic rights for rural people, however this trajectory could be more evident in the introductory subjects of the course.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784-
dc.date.accessioned2023-12-21T19:41:51Z-
dc.date.available2023-12-21-
dc.date.available2023-12-21T19:41:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Educação do Campo CDSApt_BR
dc.subjectEgressos Educação do Campo CDSApt_BR
dc.subjectPerfil profissional egressos em Educação do Campopt_BR
dc.subject.Atuação profissional egressos em Educação do Campopt_BR
dc.subjectFormação de professores Educação do Campopt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectDegree Course in Rural Education CDSApt_BR
dc.subjectGraduates Education of Campo CDSApt_BR
dc.subjectProfessional profile of graduates in Rural Educationpt_BR
dc.subjectProfessional performance graduates from Rural Educationpt_BR
dc.subjectTraining Rural Education teacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Ednalva Ferreira da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGraduates of the Interdisciplinary Degree in Rural Education: profile, training and professional performance.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ednalva Ferreira da Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. 2023. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784pt_BR
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