Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, I. M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5323507253809488pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Almir Anacleto de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDGOMES, A. A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0067521643377632pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.referee2ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee2IDALENCAR, A. C. M.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo traz o enfoque de uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências Humanas e Sociais. Neste sentido, buscou compreender como se dá a oferta ante a Avaliação da Aprendizagem de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no Programa Educar e Ressignificar (EDUCARE) no Município de Sumé-PB. Tendo como referências e leituras fundantes, Caldeira (2000), Carvalho (2010) e Hoffmann (1991). Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, de modo que foi aplicado um questionário e uma entrevista semiestruturada, cujas análises dos dados foram realizadas a partir da análise interpretativa. Assim sendo, a pesquisa buscou a compreensão de como ocorre a avaliação desses estudantes, bem como, procurou entender quais os instrumentos/critérios de avaliação que são utilizados. A partir da experiência vivenciada e desenvolvida, fica evidente que uma formação continuada docente dentro dessa área da educação inclusiva, direcionada para a criança com autismo, só irá fortalecer cada vez mais o processo do desenvolvimento de ensino e aprendizagem desses estudantes, visto que irá favorecer os docentes que irão atuar diretamente com os referidos discentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2023-11-16-
dc.description.abstractThis study focuses on a research carried out as a conclusion work for the Degree in Field Education, in the area of Human and Social Sciences. This work sought to understand how the Learning Assessment of Students with Autism Spectrum Disorder (ASD) enrolled in the Educate and Resignify Program (Programa Educar e Ressignificar - EDUCARE) in Sumé, PB is carries out. Its foundational references and readings are Caldeira (2000), Carvalho (2010) and Hoffmann (1991). To this end, a research was carried out with a qualitative approach, applying a questionnaire and a semi-structured interview, in which, data analyzes were carried out based on interpretative analysis. Therefore, the research sought to understand how these students are evaluated, as well as understand which evaluation instruments/criteria have been used. The results show that continued teacher education within the area of inclusive education, aimed at children with Autism Spectrum Disorder, will only increasingly strengthen the process of teaching and learning development for those students, as will favor teachers who works directly with them.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786-
dc.date.accessioned2023-12-22T14:45:40Z-
dc.date.available2023-12-22-
dc.date.available2023-12-22T14:45:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAvaliação de estudantes autistaspt_BR
dc.subjectPrograma EDUCARE – Sumé-PBpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectAssessment of autistic studentspt_BR
dc.subjectEDUCARE Program – Sumé-PBpt_BR
dc.subjectContinuing trainingpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Ismara Milena Araújo de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of the learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD): a look at the EDUCARE program in the municipality of Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Ismara Milena Araújo de. A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISMARA MILENA ARAÚJO DE SOUSA - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO CDSA 2023.pdfIsmara Milena Araújo de Sousa - TCC Educação do Campo CDSA 2023.1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.