Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33787
Title: O ensino de Geografia em uma escola do campo multisseriada: relatos, vivências e desafios.
Other Titles: Geography teaching in a multigrade rural school: reports, experiences and challenges.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Carlos Henrique de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Walberto Barbosa da.
Keywords: Ensino de Geografia;Escolas do campo;Escola multisseriada do Campo;Educação do Campo;Educação geográfica;Teaching Geography;Rural school;Multigrade School in the Countryside;Education Field;Geographic education
Issue Date: 9-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Carlos Henrique de. O ensino de Geografia em uma escola do campo multisseriada: relatos, vivências e desafios. 2023. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33787
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Geografia em uma escola do campo multisseriada, como a EMEF Belino Alves Feitosa, impõe desafios específicos, mas também oportunidades inigualáveis tanto para os alunos quanto para o professor. No âmbito didático, a falta de recursos tecnológic os e materiais exige a adoção de estratégias pedagógicas alternativas e criativas, como a abordagem interdisciplinar e o uso de recursos locais. Este cenário proporciona um aprendizado mais significativo ao conectar os conteúdos diretamente com a vivência dos estudantes. A segunda dimensão analisada é o impacto da disciplina na formação cidadã dos alunos e sua integração com a comunidade. A proximidade do ambiente escolar rural e multisseriado permite um trabalho mais individualizado, o que favorece o desen volvimento de habilidades socioemocionais, estímulo ao pensamento crítico e formação de cidadãos conscientes. A Geografia torna se, assim, uma ferramenta não apenas para o entendimento do espaço físico, mas também para compreender as complexas relações soc iais, econômicas e políticas que permeiam o cotidiano dos alunos. Ser professor neste contexto requer uma abordagem holística da educação, onde o objetivo vai além da simples transmissão de conteúdos, englobando também a formação integral dos alunos como c idadãos engajados em suas comunidades. O estudo tem por objetivo geral relatar a experiência do fazer pedagógico no ensino de Geografia em uma escola multisseriada dos anos iniciais do ensino fundamental, compartilhando desafios e estratégias para promover o aprendizado geográfico dos alunos de diferentes séries. Os objetivos específicos são: realizar uma revisão bibliográfica em relação dos seguintes temas: Ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, Ensino de Geografia e Educação do Campo e o Ensino da Geografia em escolas do campo multisseriado; descrever de que forma a educação geográfica é desenvolvida na escola multisseriada do campo; discutir a importância da geografia nas salas de aulas multisseriadas; identificar os desafios do ensi no de Geografia nas salas de aulas multisseriadas; indicar estratégias para o ensino de Geografia nas escolas multisseriadas do campo. Trata se de uma pesquisa qualitativa como método de investigação. ser professor de Geografia em um ambiente tão específic o como uma escola do campo multisseriada exige uma abordagem holística da educação.
Abstract: Teaching Geography in a multigrade rural school, such as EMEF Belino Alves Feitosa , imposes specific challenges, but also unparalleled opportunities for both students and teachers. In the didactic scope, the lack of technological and material resources requires the adoption of alternative and creative pedagogical strategies, such as an interdisciplinary approach and the use of local resources. This scenario provides more meaningful learning by connecting the content directly with the students' experiences. The second dimension analyzed is the impact of the discipline on students' citizen ship formation and their integration with the community. The proximity of the rural and multi grade school environment allows for more individualized work, which favors the development of socio emotional skills, stimulation of critical thinking and the for mation of conscious citizens. Geography thus becomes a tool not only for understanding physical space, but also for understanding the complex social, economic and political relationships that permeate students' daily lives. Being a teacher in this context requires a holistic approach to education, where the objective goes beyond the simple transmission of content, also encompassing the integral formation of students as citizens engaged in their communities. The general objective of the study is to report th e experience of teaching Geography in a multigrade school in the early years of elementary school, sharing challenges and strategies to promote geographic learning for students in different grades. The specific objectives are: to carry out a bibliographica l review in relation to the following topics: Teaching Geography in the early years of elementary school, Teaching Geography and Rural Education and Teaching Geography in multigrade rural schools; describe how geographic education is developed in the rural multigrade school; discuss the importance of geography in multigrade classrooms; identify the challenges of teaching Geography in multigrade classrooms; indicate strategies for teaching Geography in multigrade schools in the countryside. This is qualitati ve research as an investigation method. Being a Geography teacher in an environment as specific as a multi grade rural school requires a holistic approach to education.
Keywords: Ensino de Geografia
Escolas do campo
Escola multisseriada do Campo
Educação do Campo
Educação geográfica
Teaching Geography
Rural school
Multigrade School in the Countryside
Education Field
Geographic education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33787
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLOS HENRIQUE DE ANDRADE - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO CDSA 2023.pdfCarlos Henrique de Andrade - TCC Educação do Campo CDSA 20231.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.